[SEMANA STAR WARS] #1 – Star Wars: Você sabia?

14 de dezembro de 2015


Vocês sabem que eu sou super fã de Star Wars; e como o novo filme de uma das franquias mais amada do mundo está a dias para ser lançado; eu, com a ajuda do Gabs, decidi fazer a semana “Star Wars”. Ou seja, do dia 14 (hoje) ao dia 18 (sexta-feira) o blog será dominado pela força. Todos os dias postarei algo sobre: curiosidades, critica, top 6 e muito mais.

Depois de muitos anos, a saga criada pelo homem que merece todos os abraços desse mundo (George Lucas), ainda conquista o coração de muitas pessoas. Seja pelos filmes, brinquedos, livros, HQ’S e até roupas. A geração Star Wars não tem uma faixa etária correta. Crianças, adolescentes, adultos e idosos a contemplam. Há os fãs antigos e os fãs novos. E claro, os fãs que virão no futuro. São 37 anos de uma galáxia muito, muito, distante.

Além do mais, no dia 4 de maio é celebrado o “Star Wars Day”. Quando pronunciado em inglês “May the Force be with you” – Que a força esteja com você” soa muito parecido com “May the Fouth” ou seja, quatro de maio. Há outra data que lembramos a importância da franquia: 25 de maio. O dia 25 de maio é comemorado o dia do “Orgulho Nerd” e neste mesmo dia, o filme: “Star Wars Episódio IV – Uma nova esperança” chegava aos cinemas, exibido a primeira vez em 1977. Porém, não podemos esquecer que no dia 25 além de comemorarmos primaveras de Star Wars, também comemoramos o “Dia da Toalha”; uma homenagem ao escrito Douglas Adams e ao livro O Guia do mochileiro das galaxias.

Hoje, trago a vocês algumas curiosidades sobre todos os filmes da saga. Claro, de 1977 ate 2015 foram muitos os acontecimentos. Algumas curiosidades serão obvias para uns, extraordinárias para outros e etc.  

Você sabia?

-   A lista de atores cotados para viver Han Solo era grande. Astros como: Kurt Russell, Nick Nolte, Christopher Walken, Jack Nicholson, Al Pacino, Chevy Chase, Steve Martin, Bill Murray e Perry King recusaram o convite de George Lucas antes de finalmente Harrison Ford aceitá-lo.


      -  Para criar expressões e palavras que marcaram a série, George Lucas também buscou inspiração em outros idiomas. Por exemplo, a palavra "Jedi" vem de "jidaigeki", que em japonês significa "drama de época", algo como uma história ambientada no tempo dos samurais. "Yoda" é derivado de "Yodeah", que significa "guerreiro" na língua indiana sânscrito, e "Vader", de Darth Vader, é "pai" em holandês.

     -  Ao contrário do que muita gente imagina, a saudação Jedi não é a expressão mais falada em Star Wars e sim a frase "I have a bad feeling about this" (Tenho um mau pressentimento sobre isso), que é dita pelo menos uma vez em todos os filmes. O "bordão" aparece inclusive em outros projetos que envolvem George Lucas, como o último filme de Indiana Jones e os jogos da LucasArts.

   Duas semanas antes da estreia de Guerra nas Estrelas, Mark Hamill sofreu um grave acidente de carro que desfigurou seu rosto. Ele conseguiu se recuperar, mas as cicatrizes ainda eram visíveis quando começaram as filmagens de "O Império Contra-Ataca". Foi aí que George Lucas pensou em como justificar as mudanças no rosto do personagem e incluiu uma cena no episódio V em que Luke é atacado por um monstro Wampa no planeta Hoth.


 
   Mace Windu, vivido pelo ator Samuel L. Jackson, é o único Jedi nos filmes a ter um sabre de luz roxo.

    Cada sabre de luz um tem um significado específico e é designado para uma função diferente. Os da cor azul caracterizam os Jedi Guardiões, que lutam contra as forças do mal e o lado sombrio, enquanto os da cor verde pertencem aos Jedi Consular, que buscam trazer equilíbrio ao universo. Já os vermelhos e pretos se referem ao Lado Negro, e os roxos e amarelos para identificar os Jedi Sentinela, que revelam trapaças e injustiças trazendo-as para a luz. Há ainda os sabres brancos (aparecem nos quadrinhos de Star Wars) que, assim como os roxos, buscam equilíbrio entre disciplinas mentais e físicas.

    Darth Vader é considerado o terceiro vilão mais terrível do cinema, segundo o ranking do American Film Institute. Em primeiro lugar está Norman Bates, de "Psicose" (1960) e Hannibal Lecter, de "O Silêncio dos Inocentes" (1991).


 
    -  Outro dado do American Film Institute é que a expressão "Que a força esteja com você" é a 8ª mais famosa da história do cinema. A frase no topo do ranking ainda é "Francamente, querida, eu não ligo a mínima", de "E o Vento Levou" (1939).

    O som emitido por Chewbacca é a combinação de vários outros sons emitidos por animais como urso, camelo, leão e morsa.

    - Alec Guiness, o ator que viveu Obi-Wan, pensava nos filmes da série como um conto de fadas de má qualidade. Mesmo assim, ele acabou assinando um contrato para receber 2% da receita de todos os filmes nos quais ele aparece, o que o fez ganhar mais de US$ 95 milhões; 

     -  Cada um dos filmes foi lançado uma semana depois do aniversário de George Lucas, no dia 14 de maio;

   -  A espécie do Yoda nunca foi mencionada na franquia.


-  Yoda, originalmente, seria interpretado por um macaco segurando uma bengala e uma máscara.

     -  Anakin Skywalker/Darth Vader é interpretado por 6 diferentes atores: David Prowse, James Earl Jones, Bob Anderson, Sebastian Shaw, Jake Lloyd, e Hayden Christensen.

    -  O visual peludo do personagem Chewbacca veio do cachorro de George Lucas chamado Indiana, que mais tarde serviu de inspiração para nomear o famoso arqueólogo Indiana Jones.


    -  Na cena dos asteroides em "O Império Contra-Ataca", a equipe de produção utilizou materiais bem inusitados nas filmagens. Um dos asteroides é na verdade um sapato, enquanto outro é uma batata com casca colocados em um fundo azul.

   -  A última cena de "A Vingança dos Sith" foi a primeira a ser filmada.

    -  Harrison Ford implorou a George Lucas que o personagem Han Solo fosse morto depois do primeiro filme, mas o diretor não concordou e prometeu transformá-lo em herói até o episódio VI.

   R2-D2 ganhou esse nome porque George Lucas gostou da som da pronúncia. A abreviação significa "Reel 2, Dialog 2" (Rolo 2 do Segundo Diálogo) e chamou atenção do diretor durante a pós-produção do filme "Loucura de Verão" (1973). Já os ruídos eletrônicos que o robô diz são sons emitidos por bebês - os barulhos foram manipulados digitalmente.


Então é isso! Que a força esteja com vocês. Beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN