Crítica: Difamação de Renée Knight

21 de setembro de 2015

Páginas: 240


Autor(a): Renée Knight


Editora: Suma de Letras


Ano de Publicação: 2015



Avaliação:


Capa - 3,5 estrelas


Diagramação - 4 estrelas


Obra Completa - 3 estrelas




Catherine Ravenscroft chegou à meia-idade levando uma vida perfeitamente normal: é casada, tem um filho, ama o emprego, gosta de ler nas horas vagas. Agora que o filho cresceu e seguiu seu próprio rumo, ela e o marido decidiram se mudar para uma casa menor. Em meio ao caos da mudança, Catherine encontra O completo estranho, um livro que não se lembra de ter comprado. 
Intrigada, ela inicia a leitura, mas logo se dá conta de algo terrível. O que está ali não é ficção. A narrativa traz, com riqueza de detalhes, o dia em que Catherine se tornou refém de um segredo sombrio. Até então, ela achava que ninguém mais sabia o que havia acontecido naquele verão, vinte anos antes. Pelo menos ninguém ainda vivo.

Difamação me deixou bastante curioso. O depoimento de um dos meios mais importantes de comunicação (The New York Times) em sua capa, me animou ao extremo. Esperava um livro que me tirasse o fôlego e me fizesse quebrar a cabeça para desvendar o mistério. Ok, eu confesso… Difamação até tem suas reviravoltas surpreendentes, mas nada é feito com naturalidade. A impressão que tive foi que a autora estava sem ideia e começou a desenvolver a história ao longo do tempo. Sem planejamento! Sem nada! O livro é uma sequência de controvérsias e acontecimentos que beiram o ridículo. 

                                                                          Resumo

Catherine tem uma vida invejável. É a típica “madame”. Tem tudo o que quer, na hora em que quer. Não é conhecida por ser uma pessoa simpática. O maior medo dessa mulher? Aparentemente, nenhum! Catherine é uma dama de ferro e não se deixa abalar por nada, nem ninguém. Isto é, até O Completo Estranho chegar em sua casa.

O Completo Estranho é um livro que Catherine nunca antes ouvira falar. O livro é intrigante, pois narra em detalhes fragmentos da vida de Catherine. Como alguém pode ter presenciado todos os momentos da vida da mesma? Todos os pecados e erros de Catherine são duramente expostos no livro e o que era desesperador, se torna horripilante. O marido de Catherine também recebe o livro!

O que de tão misterioso esconde o livro? Catherine tem medo que seu marido tenha acesso ao seu passado. Mas por quê?

                                                                          Opinião

Não sou um leitor aficionado por "thrillers". Vez ou outra dou uma chance a algum livro do estilo, e sempre espero ser surpreendido pela obra. Eu até fui pego de surpresa por Difamação, mas não da maneira como esperava.

O livro começa muito bem. A autora se preocupa em dar atmosfera ao livro e apresenta ao leitor alguns personagens que serão chaves para a trama. Tudo é feito aos poucos e delicadamente. Tive uma boa impressão com esses elementos empregados pela autora. Geralmente, um livro que começa tão bem, não desanda tao facilmente. Mas só foi chegar na página 100...



Renée começa a revelar os tão temidos segredos que contornam a vida de Catherine. O problema é que todos eles são revelados atráves de lembranças da personagem e de narrações de outra pessoa (a qual não revelarei o nome). É muito confuso! Várias versões do mesmo fato são diversas vezes contadas. Não sabia em que acreditar e muito menos se tudo aquilo era verdade. Hora nenhuma é possível sentir empatia por Catherine ou por algum outro personagem. Não me preocupei em saber o segredo tão obscuro da protagonista. Minha maior preocupação era terminar logo o livro. Tem coisa mais ruim que isso?

A curiosidade é o fator determinante para um livro de mistério dar certo. O leitor PRECISA sentir-se curioso com a trama, ou nada feito. Houve sim momentos em que ficava me fazendo perguntas internas, do tipo: quem foi? quem fez? por quê? Mas apenas no ápice da história isso foi possível. Momentos como o desenvolvimento de personagens secundários, soaram genérico e excessivo. Tudo é pouco articulado, pensado e efetuado. Mais parece um projeto de peça de teatro do que uma cena de "descoberta" em si. Artificialidade! Essa é a palavra que resume os momentos chaves de Difamação. 


A dualidade que Renée coloca em sua protagonista é interessante e objetifica um tipo de pessoa que não é muito comum nos livros do gênero. Catherine é traiçoeira. Não sabia se confiava, ou não, na protagonista. MUITO BOM! Adorei o modo como ela foi desenvolvida, pois apesar de fatos subsequentes revelados desleixadamente, a figura por trás do ego de Catherine é enigmática e dá certo. Ela me lembrou muito personagens dissimuladas, como as tantas desenvolvidas por VonTrier, por exemplo.

Gostei bastante da edição. As folhas são amareladas (com um tom um pouco menos neutro do que o normal) e a diagramação é bem estruturada, apesar da fonte não ter me agradado tanto. Frescuras! O livro está muito bem revisado e planejado. Gostei da capa. Ela combina com a história. Não é algo espetacular, mas o livro é caprichado.


Difamação tem um início completo e bem arquitetado, mas começa a se perder apesar da página 100. O fator mais imporante para um "thriller" dar certo é deixado de lado e o amadorismo da autora é colocado a mostra. Esperava mais de um livro elogiado pela autora de Garota Exemplar. Um livro oscilante, mas que merece ser lido pela fantástica personalidade da protagonista - a qual foi muito inspirada em Amy, de Flynn. 

8 comentários:

  1. Ei, Gabriel.
    Esse livro tem me chamado bastante atenção, fico triste em saber que você não gostou.
    Abraços, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bom! Mesmo pelos pontos negativos que você citou, eu leria! rsrsrs Mas enfim... Parabéns pela resenha ficou super boa! o///

    http://www.decidindose.com/

    ResponderExcluir
  3. Precisei procurar uma crítica pra não me sentir tão errada, sua crítica é exatamente o que penso, livro se perdeu e em nada lembra Garota Exemplar, é confuso, não prende e meu único desejo nesse momento é que termine logo, esperava mais do livro, esperava alguma coisa, e me decepcionei.

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN