Pare pra pensar e avalie melhor suas leituras

19 de agosto de 2015


Já parou para pensar que em TODA nossa vida, provavelmente, não leremos nem 3000 livros? A cada ano são lançados mais de 10000 obras, ou seja, a quantidade que leremos de livros em nossa vida, comparada a quantidade de livros publicadas, é ridiculamente ínfima. MAS CALMA. Não se desespere! Acompanhe-me.



                                                              Escolha melhor a suas leituras:

Eu sempre gostei muito de livros com uma pegada mais dramática, mas só esse ano que fui assumir de vez que esse é o gênero que mais me atrai, o que anda me possibilitando um ritmo de leitura muito mais gostoso, pois na maioria das vezes, só leio aquilo que realmente gosto. Não há problema em se ler um livro diferente daquilo que você está acostumado – é até bom. O problema é quando as leituras não são bem escolhidas e o ato de ler começa a se tornar algo massante e cansativo, justamente por uma escolha não pensada. Ler exigi tempo, paciência e uma série de outros aspectos que demandam dedicação. Pra que gastar seu tempo com leituras que não serão válidas para o seu tipo de pessoa? Isto é, se tiver consciência de que o livro X realmente não irá te agradar.

Nós leitores, temos a feia mania de julgar um livro pela capa e, na maioria das vezes, nem procuramos ler a sinopse do livro antes de adquiri-lo. Gente, não faça isso! Na maioria das vezes é sinônimo de livro empacado na estante, o que não é nada produtivo, nem pra sua formação como leitor e nem para o seu dinheiro mal gasto. Concorda? Pois é, hihihi! Na hora de comprar: avalie, pense, reflita e, só aí, faça a compra. Pode parecer exagero da minha parte, mas um livro empacado na estante não é nada bonito.

                                                             O benefício de se ler melhor:

Mas eai, já parou pra pensar quais são os benefícios de se escolher melhor uma leitura? São inúmeros, isso eu posso te adiantar. Bom, primeiramente, foi aquilo que eu disse. Seu tempo será gasto com algo que você realmente se importa e tudo acabara valendo muito a pena. Além disso, com leituras mais pensadas, seu dinheiro não é desperdiçado e o seu nível de aproveitamento intelectual com aquela leitura, com certeza, será maior, já que você está lendo aquilo que tem prazer. E lógico, se divertirá muito!

                                              A importância de sair da zona de conforto:

Arriscar sempre dá medo, pois pisar em território desconhecido é algo que amedronta a qualquer pessoa, mas é necessário arriscar, para que haja uma alta descoberta satisfatória. Você nunca descobrirá se gosta de um alimento, se não experimentá-lo e com os livros é a mesma coisa. É necessário ler gêneros diferentes e tentar descobrir se possui afinidade com o mesmo. Isso te trará experiências diferenciadas em seu campo de leitura e acarretará em um amadurecimento bem maior de sua pessoa. São novas áreas, novos ares!

                                                                     Leia o que quiser!

Falei sobre escolher novas leituras e desbravar novos mundos, mas o importante de tudo está demasiado explícito para vocês. LER GENTE! O mais importante para se aproveitar uma leitura é ler o que gosta, por isso venho repetindo isso ao longo do post. Ler o que gosta = ler. Ler é ou não é maravilhoso? Pois então… LEIA!

Espero que tenham gostado do post e que consigam abstrair coisas úteis do mesmo. Até logo.

3 comentários:

  1. Amei o seu post e eu concordo com cada palavra que você escreveu aqui! *-----*
    Ler tem que ser algo prazeroso e não pode ser feito por obrigação ou simplesmente "ler por ler". Quando lemos um livro que gostamos muito a leitura passa tão rápido que a gente nem percebe. Eu por exemplo amo romances, então esses livros voam na minha mãe. Mas ao mesmo tempo, eu também procuro ler outros gêneros como: drama e fantasia. O que importa é ler aquilo que vai te fazer feliz, assim a leitura fica muito mais agradável. Ninguém deveria ser obrigada a ler o que não gosta.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. como vc mostrou logo no começo a vida é curta demais para não aproveitar lendo o máximo possível!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não vale a pena perder tempo com livros que não gostamos. Eu aproveito muito as muinhas leituras. Cara... Muitos livros publicados, ein!? Gostei MUITO do post. Bem completo.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN