Resenha: Sobre a Escrita - Stephen King

1 de maio de 2015

Oi gente! Hoje irei resenhar mais um livro do mestre do terror, mas dessa vez a temática do livro é diferente. Vou falar sobre: Sobre a Escrita. Confira:

Título: Sobre a escrita
Título Original: On Writing
Páginas: 255
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva
Gênero: Biografia
Ano de Publicação: 2015

Avaliação:


Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 5/5







O livro é considerado por muitos uma autobiografia do King e os leitores terão a oportunidade de mergulhar um pouco na vida pessoal dele (como, por exemplo, o acidente que quase o matou em 1999) e conhecer também como funciona seu processo de escrita.










RESUMO

Sobre a escrita traz uma visão prática da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir. O resultado é uma aula singular sobre o ato de escrever. Um dos maiores autores de nosso tempo nos ensina como construir personagens e desenvolver tramas.

Para aqueles que estão pensando em escrever seu primeiro livro, Sobre a escrita é uma ótima ajuda. Os fãs de King podem esperar mais do que só conselhos sobre a escrita, pois o livro traz relatos sobre sua vida pessoal e seu acidente em 99 – que quase o matou -.

OPINÃO

Sou suspeita para falar sobre qualquer livro do King porque sou uma grande fã, mas, nesta resenha, trago minha mais sincera opinião. Nunca aprendi tanto sobre a escrita quanto neste livro. King traz ferramentas de como escrever melhor e tornar-se um grande escritor. Claro que, ele não faz, e sim “forma”. Porque como ele diz: “Para ser escritor, a pessoa tem que vir com algumas peças de fabricação.”

“Acredito que muitas pessoas têm pelo menos algum talento para escrever ou contar histórias, e esse talento pode ser fortalecido e afiado. Se eu não acreditasse nisso, escrever um livro como este seria perda de tempo.”

Logo de inicio deparei-me com relatos sobre sua infância, isso foi uma grande entrada para prender-me ao enredo. Ao narrar suas memórias, mostrou seu talento e coragem que vem desde pequeno. Isso encoraja o leitor a seguir em frente.

Stephen trouxe uma escrita totalmente detalhada, breve e compreensível com uma imaginação poderosa. Ele sabe muito bem como despertar empatia nos leitores. Os conselhos que dá aos escritores – que querem ser – são realista, práticos e intensos.
O que mais gostei foi o fato de Stephen conversar com o leitor por meio da escrita. É como se ele fosse a voz que você deve seguir para desenvolver algo novo e bom.

“Se Você quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de todas as outras: ler muito escrever muito. Que eu saiba, não há como fugir dessas duas coisas, não há atalho.”

Além disto, ele traz relatos sobre sua vida pessoal, tais como: a história sobre seu pai ter fugido por causa de dividas, doenças que sofrera durante a infância. Fala sobre as editoras que recusaram seus textos – e induz o futuro escritor a lidar com isso -. E o mais importante: Conta como foi o acidente que sofrera em 1999 – que quase o matou – e mostra como a escrita foi importante para sua recuperação.

“A escrita não é para fazer dinheiro, ficar famoso, transar, ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que lêem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida. A escrita é para despertar, melhorar e superar.”

Sobre a escrita é envolvente e prazeroso. Uma aula bem apaixonante sobre a escrita e ensinamentos sobre relacionar-se com o mundo da literatura. O livro é bem trabalhado e possui uma narrativa super carismática. SUPER RECOMENDO!

A edição está maravilhosa. Capa preta com um pequeno tom verde e ilustrada com o King escrevendo. Ficou bem “sombria”. A diagramação e fonte estão na medida certa e os rodapés são bem interessantes. Suma caprichou, novamente!

Beijos e até a próxima <3

Um comentário:

  1. Oi Mariana! O King é incrível mesmo, as histórias dele fazem a gente pensar,nossa, como ele consegue escrever tao bem e pensar em cada detalhe? Quero ler esse livro par tentar entender um pouco mais sobre ele e sua forma de escrever, gostei muito da sua resenha.
    Abraço!
    http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN