A Arte de Viver é Debater #11 - Afinal, o que é literatura?

Heey pessoal! Tranquilos? Recentemente a declaração de uma escritora muito famosa chocou toda a comunidade literária. Ruth Rocha (Marcelo, martelo, marmelo) declarou que, para ela, Harry Potter não é literatura. E, pensando nisso, decidi debater com vocês o seguinte tema: o que é literatura?

Não se esqueçam de comentar! Vamos debater.


Declarar que algo não é de fato literatura, infelizmente, é muito comum nos dias atuais. Pessoas que se acham, por algum motivo, superiores e até "estudadas" sempre repetem esse discurso preconceituoso e altruísta. Mas será que é correto afirmar tal coisa? O que pode ser considerado literatura? Obras que buscam entreter não podem se enquadrar nessa denominação? Vamos debater!
O que é literatura?
De acordo com o dicionário, a literatura: "Remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta." Baseado nisso, penso que qualquer livro, independentemente de sua qualidade literária, pode sim ser considerado literatura. O motivo? SÃO CONJUNTO DE PALAVRAS! Não existe como dizer que QUALQUER livro não seja literatura, pois todas eles possuem uma história, um formato e, como o próprio conceito da palavra diz, um conjunto de palavras. O problema, é que a dualidade inexistente entre LITERATURA X QUALIDADE, acaba tomando forma na mente de pessoas que se dizem cultas, mas na verdade, são imperceptivelmente ignorantes.
Obras que buscam entreter são realmente de qualidade inferior?
Por que obras que buscam entreter, são erroneamente julgadas? Escritores como: Nicholas Sparks, J.K.Rowling, Dan Brown e tantos outros, que fazem um enorme sucesso, são julgados descaradamente. Obviamente, não se pode comparar um livro de Kiera Cass com um livro de Machado de Assis - até porque ambos são completamente diferentes -, mas por que dizer que os livros de Kiera possuem uma qualidade inferior? O que é bom pra mim, pode são ser bom para você e vice-versa. Dizer que uma obra é inferior sem ao menos lê-la, é uma generalização deselegante de gênero e mostra que a ignorância deturpa-se em meio a grande massificação de obras consumistas. Julgar é feio e deve ser evitado.
Por que Harry Potter, Querido John, A Culpa é Das Estrelas... é literatura?
Obras que incentivam o consumismo e que possuem estórias relativamente simplistas, podem e devem ser encaixadas  no conceito de literatura. Todo e qualquer tipo de livro - de Cinquenta Tons de Cinza a Divina Comédia - são merecedores de atenção e, podem sim, tocar as pessoas de diferentes formas. Como eu disse anteriormente, julgar é feio e preconceituoso, e toda obra que toque alguém de alguma forma é sim literatura. E afinal, que obra nunca tocou ninguém de uma maneira especial? Reflitam!
Leia o que quiser!
LEIAM GENTE! Apenas, leiam! Ler é excelente, ler é vida e, a partir do momento que alguém se sente coagido a ler qualquer coisa, devido a opiniões alheias preconceituosas, a verdadeira literatura perder sua essência. Então meus amigos, de fato, TUDO é literatura. E, com certeza, tudo o que você lê exerce algum tipo de influência em você, seja ela boa ou ruim; Leiam e sejam felizes!

Foi isso! Espero que tenham gostado do post e compartilhem sua opinião comigo nos comentários. Bye!

3 comentários:

  1. Que tapa na cara da sociedade, hein?!
    Concordo com você, sabe. Qualquer livro é literatura, porque mesmo os que têm o mero propósito de entreter ainda assim ensinam muita gente e não deixam de ser uma porta de entrada para as coisas mais "cultas" ou livros teóricos.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom?
    Odeio quando dizem que livros de literatura são os clássicos, tipo: machado de assis. Qualquer outro livro que estamos lendo como Percy Jackson: "ah, isso é modinha não é literatura".
    Tem gente que acha que literatura são livros com escrita rebuscada. Juro, isso me irrita demais!
    Um beeeijo, adorei o post.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  3. Na verdade eu acho que a galera adora criticar. Aqueles que falam: não leio esses livros modinha (se referindo ao Sparks, Collins, JK, Rick Riordan) são um bando de enrustidos. Na verdade eles morrem de vontade de ler e tem inveja de quem tem a coleção toda desses autores. Livro é livro. É cultura, distrai a mente. Tem gente que é bem mais bonito calado =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design