Resenha: Cure Meu Coração - Melissa Walker


Eae pessoal, beleza? Primeiramente peço desculpas a todos, pois o blog ficou “abandonado” esse final de semana, mas calma, tem uma explicação. Estou muito gripado (febre alta) e a Mari quebrou o braço (já está se recuperando) daí nenhum de nós estava em condições de revisar ou fazer posts para ir ao ar. Eu realmente espero que vocês entendam. Ok? Mas chega de ladainha, bora pra resenha!

Título: Cure Meu Coração
Título Original: Unbreak My Heart
Páginas: 272
Autor(a): Melissa Walker
Editora: Farol Literário
Gênero: YA
Ano de Publicação: 2015

Avaliação:

Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 2,5/5



Clem é uma adolescente de 16 anos que normalmente não estaria feliz em passar as férias de verão com a família a bordo de um veleiro. Mas, para se manter longe da confusão em que sua vida se transformou, ela prefere aceitar o fato de que, pelos próximos 3 meses, suas prováveis companhias serão apenas seus pais e sua irmã caçula. Em terra firme ela deixa Amanda, sua melhor amiga, de coração partido, rompendo um laço de amizade construído desde a infância. A bordo, tem de lidar com as consequências de suas escolhas e com o sentimento de culpa que a acompanha. Em crise consigo mesma, ela embarca a bordo do Tudo é possível sem saber que na verdade o que a espera é uma viagem de descobertas sobre a amizade, o amor e o perdão.







RESUMO
Clementina Willians é igual a qualquer adolescente de 16 anos da sua idade. Porém, a crise por qual está passando é grave e não tolera brincadeiras. Para fugir de sua turbulenta e triste situação ela decidi embarcar em uma viagem de 3 meses com seus pais e sua irmã caçula, Olive. As circunstâncias não estão a favor de Clementina e seus pais temem isso mais do que tudo, mas ela não fazia ideia da jornada que estava a sua espera.

Já a bordo do barco de sua família, ela conhece James, um garoto pelo qual ela se encanta. James é alegre e tem esperança na vida, tudo o que falta para Clem naquele momento, mas obviamente, ele começa a ensinar a chateada garota a dar a volta por cima.

Cure Meu Coração é um livro de descobertas, aprendizados e lições.
OPINIÃO
Assim que fiquei sabendo do lançamento de Cure Meu Coração, confesso que fiquei bastante animado. O livro possuía uma premissa singular e encantadora, porém, se mal construída, poderia acarretar em uma leva de clichês. O livro não é clichê, mas é bem menos inteligente e instigante quanto eu pensava. 


Clementina passa por uma situação bem complicada em sua vida e está a mercê da fragilidade que acomete os adolescentes nessa fase. Melissa Walker – a autora – tinha um tesouro na mão e poderia desvendá-lo de pouco a pouco, mas não foi o que aconteceu. Clementina se mostrou: chata, chorona, fresca e todos os adjetivos que a aproximam de Bella Swan (fãs de Crepúsculo, não me matem). Uma personagem que poderia ter sido construída aos poucos, acabou não amadurecendo e ganhando minha antipatia. E, quando eu não gosto do personagem principal, dificilmente o livro me agrada. 

"Depois de comer, vou para a minha cabine e volto a ser uma mal-humorada solitária. É difícil ser antissocial em um barco de 42 pés, mas estou me saindo muito bem até agora."

Um ponto positivo do livro é o ambiente em que ele se passa. Eu sou apaixonado por barcos e coisas que envolvem portos e a autora conseguiu me aproximar de uma maneira singela desse local. Melissa possui uma maneira muito gostosa de escrever e vai cativando o leitor aos poucos, porém o que a atrapalhou a cumprir seu trabalho foi à história morna que decidiu desenvolver.

Nada acontece em Cure Meu Coração! A narrativa dividiu-se entre o presente de Clementina e suas histórias do passado. Aos poucos, o leitor vai entendendo o que a levou aquela situação de desespero, e gente... É RIDÍCULO! Tive que ler umas três vezes um parágrafo X para acreditar no que a autora tinha feito. Ela reclamava da amiga incompreensível e infiel, mas não olhava para o próprio umbigo e não via como estava sendo – com o perdão da palavra – cachorra. Clementina é um saco, sem contar sua história monótona de adolescente "frufru".


"Mas, na verdade - digo, o pensamento se formando conforme falo - isto parece mais real para mim.- Isto o quê?- Estar aqui. - Olho para as ondas. - Na doca, sob o sol, com o som das águas...Faço uma pausa e posso senti-lo olhando para o meu perfil.- Passar o tempo com você - completo."

Bem, o romance... Eu gostei! Achei James um cara muito legal e ao contrário do que estava imaginando, a relação deles não foi melosa, porém fiquei chateado com o fato de Clem não ter amadurecido por sua influência. Além disso, o que é dito na sinopse – que Clem irá se juntar a diversas pessoas do porto e formar uma bela amizade – é mentira. Ela tem um contato ínfimo com eles e os mesmos são mau desenvolvidos.

Parabenizo a Farol Literário pela edição. Está linda! A capa é belíssima e dá um banho na internacional e a diagramação, juntamente com as folhas, está super caprichado. É bonito ver a dedicação de uma editora aos seus leitores. Parabéns!

"-Quer que eu te diga? - Olive se oferece.
(...)
- Você é a irmã mais velha que me faz tranças."

Cure Meu Coração tinha uma proposta legal, que foi ofuscada pela imaturidade e chatice da personagem. A narrativa suave da autora não se destacou como merecia em meio a personagens mal desenvolvidos e a uma trama singularmente fraca. Se eu recomendo? Não!

7 comentários:

  1. aaaaai gabriel ;-;
    eu também estava super ansiosa pra ler esse novo lançamento da Farol (estava, no passado mesmo) mas agora descobrindo que a Clementina é uma personagem bem mimizenta não dá pra deixar a vontade de ler viva ainda

    besos
    ~nathália
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel...
    Também me animei quando vi este livro.
    O que já anima é saber que não tem um romance muito meloso, porque ando meio enjoada de ler livros assim. O clichê, muitas vezes tem que aparecer pois as vezes não tem jeito. Mas igual você falou, o desenvolvimento irá dizer muito sobre o livro.

    http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Desde que saiu o lançamento não fiquei com muita vontade de ler porque o livro é meio chick lit e eu não gosto muito deste gênero porque as histórias são bem fracas, então agora depois da sua resenha acho que não lerei mesmo apesar de ficar curiosa com o seu ponto de vista rsrs Enfim deixa para um futuro distante.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Puxaaaaaa eu lembro que no dia que eu vi essa capa tão linda, eu fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Uma pena que você não gostou, mesmo assim, eu ainda daria uma chance para o livro.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,Gabriel!
    Não conhecia o livro - e agora não quero mesmo conhecê-lo. hah
    Na verdade, logo de cara, eu também achei a história bem interessante. E essa capa? é realmente legal (confesso que me entregaria a leitura sem medo de ser feliz só por ela).
    Mas depois de ler sua resenha fiquei decepcionado. A história que a princípio parecera boa parece-me se mostrar frustrante.
    Talvez eu ainda dê uma chance, mas sua opinião acabou com minhas expectativas.
    A resenha ficou muito boa, viu? Diferente do livro. rs

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,Gabriel!
    Não conhecia o livro - e agora não quero mesmo conhecê-lo. hah
    Na verdade, logo de cara, eu também achei a história bem interessante. E essa capa? é realmente legal (confesso que me entregaria a leitura sem medo de ser feliz só por ela).
    Mas depois de ler sua resenha fiquei decepcionado. A história que a princípio parecera boa parece-me se mostrar frustrante.
    Talvez eu ainda dê uma chance, mas sua opinião acabou com minhas expectativas.
    A resenha ficou muito boa, viu? Diferente do livro. rs

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu estou mega curiosa pra ler esse livro, a capa é linda, a história é exatamente o tipo de livro que costumo ler... Estou curiosa pra conhecer!
    Beijos.
    Memórias de Leiutura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design