A Arte de Vive é Debater #10 - Plágio

10 de março de 2015

Oiiii povo! Tranquilos? Depois de algum tempo ausente, finalmente a coluna mais polêmica do blog (u.u) está de volta. Hoje irei debater com vocês sobre um tema muito delicado e que, infelizmente, reverbera ainda nos dias de hoje. O plágio!


Não se esqueça. Deixe sua opinião para debatermos!


De acordo com a lei Lei n° 9.610, sancionada dia 19 de Fevereiro de 1998 o plágio é considerado um crime que pode dar cadeia e multas altíssimas, mas, assim como tudo no Brasil, essa lei não está funcionando. Recentemente um episódio lamentável ocorreu. Um blog famoso e deverás conceituado (a qual não irei divulgar no meu espaço) foi pego e acabou-se descobrindo que 92% do conteúdo de seu site eram plagio, ou seja, trabalho dos outros. Isso, aliado a minha revolta, me fez abrir os olhos para o assunto e é por isso que quero debater isso com vocês hoje.
A falta de respeito que é o plágio:
Gasto cerca de 3 horas para preparar uma resenha e quase 4 horas para fazer um post desses que vocês estão lendo. Já pensou o quão ruim seria ver meu trabalho ser pego descaradamente por outra pessoa? E o pior, sem o menor crédito. Tenho dó de quem se submete a essa prática tão ridícula. O motivo? Isso só prova o quanto à pessoa é pobre intelectualmente, que nem capacidade para produzir seu próprio conteúdo possui. Aprendi com o tempo, que, por mais simples que seja o assunto que você fala, é importante manter a marca autoral. SEMPRE! Quer pegar uma ideia? Peça permissão ao criador da mesma e, por favor, caso autorizado, pegue apenas uma ideia, não vá copiar o conteúdo inteiro. 
Por que as pessoas fazem isso?
É complicado entender o que leva uma pessoa a copiar um conteúdo descaradamente, mas é possível formular e tentar desenvolver algumas teorias. Pra mim, o fator determinante que leva ao plágio é o fácil acesso a tudo hoje em dia. O quão fácil é eu pegar um documento de um site e reproduzi-lo no meu? Isso faz com que, na maioria das vezes, o plagiador ganhe acessos e, até mesmo, dinheiro, sem fazer nada. E, obviamente, o fator sem vergonhisse é responsável por quase 80% dos plágios. Tá com preguiça de produzir seu próprio conteúdo? Dica: desista dessa vida!
Como acabar com o plágio:
Por mais que as pessoas digam que não, é sim possível acabar com o plágio. Primeiramente, deveriam se tomar medidas mais drásticas a quem comete o crime e, é lógico, aumentar em massa a fiscalização por parte dos órgãos responsáveis. E você tem um papel muito importante. Fiscalize seu site ou seja lá que você produz. Fique atento e esteja sempre de olhos abertos. O criminoso não tem vergonha e pode agir a qualquer momento.
Dica:
Acesse o site Plagiarism Checker e nele cole um pedaço de seu texto (caso tenha blog). Instantaneamente saberá se o mesmo foi plagiado em algum momento. A ferramenta é excelente e funciona de verdade.
Foi isso.

Espero realmente que vocês tenham gostado. Beijo e Abraço!

5 comentários:

  1. Oi Mari, agr aqui haha seguindo. Então, concordo plenamente, é muita falta de respeito simplesmente copiar algo e dizer que é de sua autoria, coisa de gente sem a mínima noção :(
    Abraços
    http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cara, MUITO OBRIGADA pela ferramenta que você divulgou. Eu escrevo fanfics no site Nyah fanfiction e, através do seu post, eu descobri que uma das minhas histórias tinha sido plagiada em outro site, na íntegra. Fiquei tão, mas tão chateada que você não tem ideia. Tipo, eu levei quase dois anos escrevendo, sabe? E aí vem alguém, rouba a sua ideia, as suas palavras e todo o seu suor pra ganhar só os louros? Não, né. Plágio é um assunto delicado, mas que precisa ser debatido. Mas infelizmente eu não consigo ver a coisa mudar porque, simplesmente, acho que perdi a fé nas pessoas. A internet é terra de ninguém, então tudo bem eu copiar algo que não é meu. "Não dá anda" ou "ele não vai se importar" ou ainda "isso não é um trabalho de verdade, não pode ser levado a sério" devem ser frases recorrentes nas mentes desses delinquentes. Eu tenho um profundo desprezo por quem plagia. Não interessa o que essa pessoa acha, propriedade intelectual é algo que deveria ser, sim, respeitado. Não é porque eu não tenho um contrato que isso não deveria acontecer. O que eu vejo hoje em dia é que sobra opinião nas pessoas, mas falta senso. Tudo bem sair por aí reclamando do cenário político, mas deixa eu ir ali colocar a resenha ou texto daquele blog no meu porque ficou legal. O nome disso é hipocrisia.
    Enfim, desculpe o desabafo. Gosto muito do seu blog.
    Beeijo
    http://www.estoriasecafe.com/

    ResponderExcluir
  3. Já tive post plagiado e sei como é horrível se sentir impotente sem fazer nada, até por que, o blog que plagiou tinha mais conhecimento que o meu então ficou parecendo que eu quem tinha feito a merda. Mas enfim... faz tempo e já esqueci isso. Acho também que o fácil acesso é perfeito para o plágio, além da preguiça e incapacidade da pessoa fazer um bom trabalho.

    Ótimo post. Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel, tudo bem?
    Um duas palavras: POST SENSASIONAL!
    Eu concordo com extremamente tudo, não sou blogueiro há tanto tempo, mas 2 anos é uma certa moral para falar disso. Chega a ser vergonhoso você ver um post de uma pessoa, copiar e mudar algumas coisa e achar que se você fizer um parecido ninguém notará a diferente. Tanto para quem escreve quanto para quem lê, isso é humilhante para o próprio plageador.
    Exatamente isso, a pessoa simplesmente quer "blogar" e não está preparada para isso, o que a leva a copiar descaradamente. Af, tenho dó de pessoas assim.
    Não que alguém vá plagear meu blog, mas salvei o link do site aqui para caso precisar.
    Ótimo post, parabéns! Quero ver mais posts de debates assim.

    Abraço Gabriel,
    Até mais.

    Juliano,
    www.diariodeumledor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. No primeiro blog que tive, eu fui plagiada. Faz muito tempo mesmo, e só fui descobrir porque uma amiga minha disse que viu. Quando fui conferir, era um post idêntico, até as imagens, simplesmente copiada e colado. É ridículo que pessoas façam isso! E plágio, tem lá suas formas indiretas de acontecer. É muito comum, muito mesmo, de eu postar uma coisa hoje, e amanhã um blog ir lá e fazer um post do mesmo estilo, com seu jeito de escrever, suas imagens, mas ainda assim, com a mesma proposta. Ate tudo bem, mas aí você começa a perceber que o blog faz diariamente, e é muito chato, porque foi uma ideia sua, e o reconhecimento deveria ser seu. Infelizmente, na blogsfera isso ocorre com frequência e só posso dizer que é lamentável.
    Vou usar o site que você indicou, além de outras medidas, como tirar a opção de copiar conteúdo da página do blog, ainda não fiz isso no meu, só tinha no antigo, mas seu post e a situação que você citou, me fez repensar e vou fazer isso logo. Adorei o post, adorei a ideia, e parabéns pela inciativa de falar sobre. Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN