Resenha: Névoa - Kathryn James

Oi pessoal, como estão? Hoje trago a resenha de um livro que adorei! Se você quer drama, suspense e um pouco de romance, Névoa é o que você deve ler. Confira a resenha:

Título: Névoa
Título Original: 
Mist
Páginas: 334
Autor(a): Kathryn James
Editora: Farol literário 
Ano de Publicação: 2013

Avaliação:

Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 5/5 (FAVORITO)


Essas criaturas conhecidas como Elfos são belas, ferozes, frias e elas querem o seu mundo de volta. Uma batalha tem sido travada há séculos. A avó de Nell faz parte do grupo de Observadores e foi uma das responsáveis por prender os Elfos em campos de ferro isolados na Sibéria. Somente Evan, seu fanático irmão Fen e algumas crianças Elfas ainda continuam livres. Os Elfos querem vingança e agora mantém Gwen aprisionada em uma fortaleza protegida pela névoa. O preço para o seu retorno seguro? A libertação de todos os Elfos, mas os Observadores nunca irão concordar com isso.







RESUMO
Gwen quer fazer sua festa de aniversário no meio da mata, em um bosque. Nell, sua irmã, sabe muito bem os perigos existentes ali. Como Gwen é super teimosa e não obedece nem a mãe, ela começa a festa. No meio disso, é levada pela névoa. Nell sabe que quem está por trás do sequestro de sua irmã é o garoto que ela imaginava ser seu amigo, Evan River.

Nell percebe que Evan não é um garoto comum, descobre que ele é um Elfo. Com isso, todas as estórias que sua avó contou quando era pequena, vem à mente. E como Nell sabe, os Elfos não são nada amigáveis. Em meio disso, começa uma busca por Gwen. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar. Elfos e humanos, humanos e elfos.
OPINIÃO
Nunca li um livro de fantasia que abordava Elfos, foi à primeira vez que li algo do tipo e estou completamente apaixonada e pedindo mais. Kathryn conseguiu surpreender-me! Este é um estilo de livro que você começa a ler e quando menos espera já está na última página.

Não conhecia a autora, mas depois de Névoa, quero todos os livros dela. A forma como ela abordou sobre Mitologia Nórdica, foi sensacional. Uma coisa que era totalmente desconhecia, ganhou um espaço na minha mente. Mexer com contos sofre Elfos e lobos na mesma estória não á fácil, mas Kathryn conseguiu. Uma grande característica dela: ela fez a própria versão da estória, mas sem mexer com o conto original. 

"Cuidado com os Elfos, minhas crianças. Não sejam iludidos por eles. São belos como a luz das estrelas, ferozes como lobos e frios como gelo."

Ela construiu os personagens muito bem, houve apenas um único defeito: a irmã de Nell, por ser a personagem secundária, não teve tanto destaque na estória. O foco do enredo era Nell, mas a vítima era Gwen. Com a falta de informação, não tinha como saber detalhes sobre ela e ir mais afundo com a personagem. Os Elfos tiveram uma característica muito forte, que é a: VINGANÇA! Eles são as criaturas mais puras, mas ao mesmo tempo são mentirosos. Isso que eu amei na estória, esse toque de enigma. Eu não sabia se os Elfos estavam falando a verdade, ou era apenas ilusão. Nell lembrou-me os irmãos Winchester (da série Supernatural); ela faz de tudo pela família e coloca sua vida na frente de outras. Ótima personagem!

"Quando se vive uma vida secreta como esta, aprende-se a não pensar em seus próprios sentimentos."

Evan, que é o menino misterioso, passava-nos uma grande duvida: ele é o mocinho bom, ou o mocinho ruim? Por mais que suas atitudes mostrassem o bem, não da para confiar. Como eu disse, os Elfos são duvidosos! O amadurecimento das personagens foi uma grande passagem para o livro 2. Nell começou sendo aquela menina ingênua, antissocial, que odeia o mundo e que todo mundo chama de 'estranha' e acabou se tornando a personagem mais forte do enredo. Então o que era água, virou vinho.

"Como você se sentiria se alguém viesse e levasse os seus pais, sem nem sabe onde estão sendo mantidos, sem poder pedir ajuda a ninguém? Então você se tornaria um combatente da liberdade, não é?"

O que eu mais admirei no enredo foi à mensagem que a autora quis passar sobre nós. Os humanos expulsaram os Elfos do mundo e não contentes quiseram acabar com o Novo Mundo deles. Chegamos à conclusão de que somos cruéis. E os Elfos, mesmo sendo do 'maus', não chegam os nossos pés.

"- Nunca se perguntou por que os contos de fada são tão sangrentos? - ele questionou. - Porque são o registro de uma batalha. Acontece a séculos. Elfos contra humanos, humanos contra Elfos."

Kathryn tem a escrita muito simples, nada detalhista, porém é bem explicativa. Em um parágrafo, ela consegue explicar o que levaria um capítulo. Os cenários são tão bem descritos que chega uma hora que você precisa olhar em volta para perceber que não está neles. Ela conseguiu passar todos os sentimentos das personagens com apenas palavras. E sabe muuuuuito bem o significado da palavra AÇÃO!

A edição está impecável. Capa metalizada e bem desenhada. Papel palma bem grosso e contém orelha. Fora isso, a letra está com tamanho razoável e a fonte diminui quando aparece algum conto sobre os Elfos. A Farol – como sempre -  caprichou.

Eu recomendo a leitura e se você gosta de contos nórdicos, vai amar. Garanto que no final vai se perguntar: "O mundo já foi dominado por Elfos?"

Beijos <3

5 comentários:

  1. Hum...parece ser bem legal esse livro. Nunca li nada relacionado ao mundo dos elfos também, mas quero muito. A capa está lindona!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Oi...

    Não conhecia nada do livro ou da autora, parece ser muito bom mesmo. Dá pra notar sua empolgação na resenha. Fiquei curiosa, quero ler!

    Beijos

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana..
    Adoro Elfos, mas não lembro de ter lido um livro com eles alguma vez.
    Gosto da sinopse deste livro e até tenho vontade de ler, mas me dá preguiça. É tanto livro que colocamos na frente..rs
    Mas gostei da resenha, você gostou bastante do livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou doida pra ler esse livro. Elfos são um dos meus seres favoritos. Porém, considero o livro meio caro, e fora os outros milhões que eu tenho pra ler aqui ):

    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Ja li esse livro e gostei bastante mas o segundo volume me decepcionou muito achei muito cansativo e chato rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design