Resenha: A Extraordinária Garota Chamada Estrela - Jerry Spinelli

23 de janeiro de 2015

Heey peoples, beleza? Depois de adiar e pensar bastante, finalmente eu resolvi postar a resenha desse livro que eu tanto adorei e que tanto me marcou. Não foi fácil pra mim falar sobre ele, mas eu espero que vocês curtam e também que leiam essa incrível obra.

"Spinelli tece uma história mordaz e agridoce, que captura a essência do inconformismo e a cultura adolescente. Vai soar verdadeira tanto para leitores novos quanto para os mais velhos, que irão lembrar como é ser jovem."

                                                                     Book Report




Título: A Extraordinária Garota Chamada Estrela
Título Original: Stargirl
Páginas: 192
Autor(a): Jerry Spinelli
Editora: Gutenberg
Gênero: Infanto Juvenil
Ano de Publicação: 2014

Avaliação:

Capa: 5 estrelas
Diagramação: 5 estrelas
Obra Completa: 5 estrelas (favorito)


COMPRE: Aqui!
 


Sinopse: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.


Resumo:

Leo é um estudante normal de uma escola normal. Ele não é popular, mas também não é desconhecido. "Trabalha" em um programa de entrevista para a escola, que é super disputado pelos populares das turmas escolares. Um dia uma aluna nova entra na escola. Até aquele momento tudo estava normal, mas ao descobrirem que ela se autodenomina "estrela" as coisas começaram a mudar.

Estrela é diferente. Ela canta parabéns para você no refeitório no dia do seu aniversário (sim, ela sabe o dia certo). Ela torce pelo o time de futebol adversário e por aí vai. Estrela é complexa e justamente por essas peculiaridades acabou se tornando a garota mais popular da escola. Mas, como as pessoas não souberam apreciar sua luz, estrela acabou sendo odiada algum tempo depois. Quem disse que ela se importou?

Leo não esperava, mas se aproximou de estrela de uma maneira que nunca imaginaria que iria acontecer. Os dois agora só andam juntos. Todos evitam Leo, pois ele (agora) anda com a menina mais estranha do colégio. A dúvida começa a consumi-lo. Será que deve continuar andando com estrela? Afinal, quem é ela? Por que ela é tão feliz e excitada com a vida? 


Opinião:

Às vezes não estamos preparados para determinadas leituras. De vez em quando lemos um livro bom em um momento errado e outras vezes lemos um livro ruim em um momento certo. A Extraordinária Garota Chamada Estrela foi o livro perfeito para um excelente momento. Divertiu-me, ensinou-me, encantou-me. Sem dúvida, um dos melhores livros que li na vida!

Estrela é uma personagem adorável. O autor a construiu magistralmente. Ela nos soa tão familiar e tão extrovertida que é impossível não amá-la logo de cara. Estrela é luz! Estrela é peculiar e integra. Para ela o que importa é a felicidade e nada mais. Um personagem desse tipo faz com que qualquer livro se torne maravilhoso. E é o que esse livro é. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Nunca tinha lido um personagem com tanta força e tão real. Estou encantado até agora.

"Ninguém tem as horas, ela disse. O tempo não pode ser possuído. O tempo é livre para todos."

Jerry ambientou o livro de maneira perfeita. Grande parte dele se passa na escola que, assim como estrela, tem suas pitadas de peculiaridade. O nosso narrador - o chatíssimo Leo - sonda todos os personagens e os nivela da mesma forma. Todos são normais e seguem um mesmo propósito. NADA! Isso mostra o quanto o autor preparou o terreno para a chegada de estrela. Ela é a metáfora perfeita para a pessoa que transforma e revira qualquer ambiente com a sua luz. Luz essa, que incomoda diversas pessoas.

Achei genial a tática usada pelo autor perto do meio da história. Todos ficam maravilhados com estrela ao conhecê-la, mas depois de um tempo todos começam a odiá-la. Isso mostra o quanto o diferente é desconhecido. O diferente encanta no início, mas depois gera desprezo. Ninguém está acostumado com o diferente. Como viver bem sem conviver com as diferenças? 

"Ela era fugaz. Ela era hoje. Ela era amanhã. Ela era o aroma mais suave da flor de um cacto, a sombra fugídia de uma coruja marrom. Nos não sabíamos o que fazer com ela. Em nossa mentem, tentávamos fixá-la em um quadro de cortiça como uma borboleta, mas o alfinete simplesmente se soltava e ela voava para longe."

Você deve saber que esse livro não possui grandes acontecimentos. Ele todo gira em torno de estrela e suas ações. Mas, para mim, o livro foi perfeito. Estrela é tão magnífica que eu não consegui desgrudar do livro enquanto não o terminei. Não para descobrir o que iria acontecer, mas sim para absorver mais um pouco da genialidade de estrela. Uma personagem tão pura que comove e surpreende.

A única coisa que me decepcionou um pouco foi Leo. Não conseguir gostar dele. Por mais que suas dúvidas fossem completamente aceitáveis para uma narrativa de livro infanto-juvenil, sua personalidade sem graça me causou antipatia. Entendo o papel dele no livro - de suma importância - mas ficaria um pouco mais feliz com sua evolução ao longo do tempo. O que não ocorreu. Mas tudo bem. Paciência!

Gutenberg caprichou na edição. A capa demonstra a sutileza do livro. Diagramação e folhas estão em perfeito estado. Tudo é harmônico, nada é exagerado. A revisão pecou um pouco em alguns momentos, mas nada escandaloso. Fiquei contente com a edição preparada pela editora. Parabéns!

"Seu cabelo loiro claro estava arrumado para trás em duas tranças, cada uma delas amarrada com uma fita vermelha cintilante. Havia blush colorindo cada bochecha, o que suavizava algumas das grandes sardas do rosto. Ela parecia uma caipira. Ou a Betty, a pastora de ovelhas do Toy Story."

Sinto que posso ficar falando aqui toda a vida, que mesmo assim não conseguirei expressar a grandiosidade dessa obra. Um livro singelo e delicioso. Estrela com certeza estará na minha vida para sempre. Agradeço muito ao autor por me dar a oportunidade de conhecer essa personagem tão incrível. E parabenizo-o pelo final emocionante e espetacular. LEIA, LEIA, LEIA E LEIA!

16 comentários:

  1. muitas e muitas vezes ja li resenhas sobre esse livro e ate hoje não tive coragem de ler o livro em questão.
    kkkkk
    ja estou seguindo ^^
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, boa tarde ^^
    Parabéns pela resenha!
    Esse livro parece ser fofo. Fiquei com vontade de ler. Vai pra lista de futuras leituras, com certeza :D
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, fiquei bem admirada com a resenha, eu não conhecia o livro, mas fiquei muuuito curiosa a respeito!
    Com certeza vou ler, até porque nada melhor que histórias simples, mas que não deixam de ser encantadoras!
    Ótima resenha.
    Beijos, Lerissa K. xD
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel,
    antes de tudo, quero agradecer seu comentário em minha resenha de Proibido <3 me deixou muito feliz!!!
    Agora sobre sua resenha, confesso fiquei abismada, e extremamente curiosa, juro que não dava nem 0,01 centavos pelo livro e vc favoritou :O
    Tipo necessito ler!!!!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriel, tudo bem? Esse livro já está na minha lista para 2015 e agora que li sua resenha fiquei mais curiosa ainda, pelo visto Estrela é mesmo uma garota incrível e extraordinária, só pela sua resenha já me apaixonei pela personagem.
    Beijão :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É verdade..depende do momento o livro é bom ou ruim.
    Este livro tem recebido muitos elogios, e pretendo ler, mas confesso que não é prioridade.
    Diante dos elogios não tem como não querer ler este livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Eu amei esse livro. Me encantou de uma tal forma que me lembro da Estrela com muito carinho até hoje. Adoro livros com personagens marcantes e ela é uma delas. O final foi fantástico.
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu realmente não tenho vontade de ler esse livro, acho que é porque tudo dele visualmente parece com ACÉDE e isso me incomoda, quase como se quisesse vender em cima dele. Mas todos elogiam muito.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabriel,
    poxa, eu super amei essa sua resenha! Já tinha ouvido falar do livro, mas não pensei que fosse tão bom pra você recomendar com tanto êxito! Graças a você minha lista de leituras está aumentando, rsrs
    Que quotes mais lindas, muito bem selecionadas, acredito que é um livro muito bem escrito.
    Abraços, já estou seguindo seu blog, que por sinal é lindo! Convido você a conhecer o meu cantinho.
    Taynara Freitas
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabriel,
    Confesso que até ler sua resenha não estava muito animado em conhecer esse livro. Puro preconceito (com o nome e capa), rs. Li algumas resenhas positivas que não me convenceram, mas depois desses comentários e desses quotes... estou mudando de ideia.

    Ps: Parabéns pelo blog!!

    Até mais.
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Já vi várias resenhas positivas sobre este livro e agora com a sua fiquei mais curiosa ainda, vou querer ler um dia com certeza.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Grande amigo... Eu sabia que você ia AMAR este livro. Lembra que eu te falei isto várias vezes seguidas? Pois é! Fico feliz de o livro ter passado uma mensagem positiva para você, e ter sido tão bom quanto foi pra mim.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Se tem um livro que eu não estava pronta pra ler era esse. eu esperava, um romance de colegial mas encontrei muito, MUITO, MUITO mais!
    Você escreve muito bem e o design do blog e´lindo parabéns!
    bookstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Se tem um livro que eu não estava pronta pra ler era esse. eu esperava, um romance de colegial mas encontrei muito, MUITO, MUITO mais!
    Você escreve muito bem e o design do blog e´lindo parabéns!
    bookstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Resenha muito boa e criativa. Oiço muito falar desse livro mas ainda não pude ler. Tenho somente o segundo volume da série no formato PDF, mas queria começar por ler o primeiro. Se tiver em formato digital peço que me envie, por favor. apolojossias@gmail.com
    Abraços!

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN