A Arte de Viver é Debater #9 - Parceria Com Editoras

12 de janeiro de 2015

Heey, como vocês estão? Depois de um tempo sumida, finalmente A Arte de Viver é Debater está de volta. Hoje iremos abordar um assunto polêmico (como sempre). Parceria com editoras! Conto com a participação de vocês. Vamos debater!

Não se esqueça. Deixe sua opinião para debatermos!


Como as pessoas imaginam:

As editoras burras dão os livros de graça para os blogueiros para eles fazerem a simples tarefa de resenhar o livro. Isso não contribui em nada para a editora. Porém, o blogueiro recebe quantos livros quer de graça e sem fazer absolutamente nada de mais. E ainda tem coragem de criticarem as obras.

Como realmente é:

Nós, blogueiros, trabalhamos duro para manter o nosso maior amor (o blog). As editoras nada burrinhas e muito espertas abrem as parcerias. Nós nos escrevemos - alguns loucamente - e aguardamos a resposta da editora. Caso sejamos selecionados recebemos um email da editora falando as regras da parceria e como funciona. Geralmente, recebemos alguns livros para resenharmos. Depois de doarmos nosso tempo para o que o autor(a) quer dizer, finalmente escrevemos nossa tão aguardada - ou não - opinião no blog. Isso demanda: tempo, paciência, dedicação e esforço. O que as editoras ganham? Money! Só? Não, obviamente. Elas também ganham prestígio e divulgação quase de graça e isso meus amigos, é difícil de conseguir. Algumas pessoas acham que as editoras são alienadas e idiotas de "doarem" seus livros. Mas você acha mesmo que UM livro com um custo relativamente baixo de impressão irá dar prejuízo para eles? O retorno é 4, 5.6 e vai lá saber quantas vezes maior. O que nós ganhamos? Visualizações, carinho dos leitores e às vezes encheção de saco. Pois é, não é tarefa fácil.

O que está certo no processo de parceria:

Eu gosto bastante dos formulários de inscrição. Isso é uma maneira justa que as editoras encontraram para avaliar seu site e determinar se ele se encaixa ou não naquilo que é preciso. Assim que as editoras divulgam o resultado, chovem reclamações e lamúrias nos comentários, porém, as pessoas esquecem que é ÓBVIO que as editoras levam em conta os seguidores e as visualizações. Ou você acha que eles querem apenas te "doar" os livros?

O que não está certo:

Já vi tantos blogs ruins com parcerias cobiçadas. Não que eu seja alguém para determinar se o blog de tal pessoa é ruim ou excelente, mas já vi blogs que mal se dão o trabalho de postar e só porque possuem seus 3000 seguidores conseguem parcerias até de produtos da China. Sabe por que acho injusto? Eu não enxergo as parcerias como apenas uma aprovação da editora para te mandar os livros. Eu as enxergo como um selo de qualidade. É como se os meios mais influentes te falassem: isso ae, está no caminho certo. E a falta de cuidado para escolher parceiros certos acaba sendo injusta no final das contas.

Até onde as pessoas chegam para conseguir livros "de graça":

Fico tão entristecido quando vejo milhares de pessoas publicando nos grupos de blogueiros frases como: "galera, preciso que sigam o meu blog correndo pra mim conseguir 200 seguidores e me inscrever na  editora pra ganhar livros de graça". Na maioria das vezes, as pessoas não sabem como funcionam as parcerias e adquirem um pensamento ignorante e errado. Eu mantenho o meu blog, única e exclusivamente por amor. Não criei o blog para conseguir parcerias - atitude que enxergo como patética -, mas sim para compartilhar minha maior paixão com pessoas que, assim como eu, entendem ou querem entender mais do assunto. Então, por favor, se você está com o pensamento de criar blog para conseguir parcerias. Pare! Antes que seja tarde demais.

Minha visão geral sobre parcerias:

No final das contas as parcerias de editoras com blogs são uma espécie de aliança. Você - querendo ou não - usufrui de histórias gostosas e boas. Logo após divulga sua opinião sobre determinada história e arremata automaticamente compradores para tal obra. Isso é errado? Lógico que não! Contanto, é claro, que seja saudável. 

Inscrevo o blog somente em editoras que fazem o perfil do meu site e que eu enxergue que posso oferecer algo em troca da confiança que eles depositam em mim. Acho errado sair se inscrevendo em todas as editoras, sem pelo menos pensar se você terá tempo ou se gosta daquilo que a editora publica. Falta consciência por partes das pessoas e uma maior valorização dos blogueiros por parte das editoras. A coisa é sim boa, mas pode melhorar. E muito!

E você? Concorda comigo? Discorda? Dê sua opinião! Beijo e Abraço.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu concordo com tudo que você disse, porque realmente tem Blogs que fazem inscrições para todas as parcerias. Ano passado eu era assim, mas depois do meio do ano pra cá eu acabei que mudando isso e só comecei a me inscrever nas editoras que eu realmente gosto, principalmente para dar conta das leituras que tenho que fazer, até porque isso tudo primeiramente tem que ser um LAZER e não uma obrigação. Segundo eu acho que as vezes as editoras são realmente injustas em só selecionar blogs famosinhos e que tem uma quantidade grande de seguidores e visualizações, principalmente quando tem gente dentro da editora que conhece os blogueiros, porque isso ja é um ponto a mais para nào excuir da parceria. Eu já conheço um monte de gente que é amigo de gente de dentro da editora que nunca foi retirado. Sempre é renovado independente se o blog é atualizado ou não. Se o blog é grande ou não. Isso eu já acho uma sacanagem, porque apesar de tudo, você pode ver, tem muitos blogs competentes por ai. Tenho várias amigas minhas que tem blogs maravilhosos que perderam parceria com não sei quantas editoras e que fiquei assim abestada quando soube. Então tipo, eu comecei a pensar assim...Se eu não passar numa editora, eu vou começar a pensar mais no meu bem estar e nas minhas leituras para o meu blog, porque eu tenho que fazer disso algo prazeroso pra mim e não algo que vá me prejudicar passando stress atoa com coisa pequena.

    Eu comecei a pensar assim depois que conversei com a minha colunista e ela tem toda razão quando diz que são os mesmos blogs que passam e isso vai ser assim sempre. Isso não vai mudar. Mas acho que as Editoras deveriam dar uma chance para os BLOGS COMPETENTES que sempre estào atualizando, porque são muitos e eu conheço vários maravilhosos que nem parceria com editora tem. Enfim...

    Parabéns pela sua postagem. Adorei =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Mas olha, essa é minha opinião. Várias pessoas vão ter ponto de vista diferentes, então vamos aguardar hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Eu sou meio pé atrás com esse lance de parceria, apesar de me inscrever também em todas que ache ter o perfil do blog.
    Sabe o que acho engraçado? Em blogs como os de moda, por exemplo, o blogueiro além de receber o produto para avaliar, também recebe financeiramente por estar fazendo propaganda daquela marca. Conosco as editoras tem praticamente divulgação gratuita, e ainda assim é um processo complicado e que demanda sempre muitas inscrições e poucos selecionados, e quase sempre os mesmos. Quase uma corrida por ouro. rsrs
    Não vou dizer que acho certo a forna como as coisas são feitas. Existe um favoritismo muito grande em relação a alguns sites específicos, mas não tiro a razão total das editoras. Afinal, o que der dinheiro é sempre melhor, não é?
    Queria poder me manter no blog sem precisar de nenhuma delas, mas infelizmente não posso, e por isso abaixo minha orelha e sigo o curso de como as coisas são. Acho certo? Não, mas se é assim, então continuará.
    Adorei a postagem, seu lindo!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tô aplaudindo de pé aqui, Gabriel! kkkkk
    Você falou exatamente o que eu penso. Acredite se quiser quando comecei o blog nem sabia sobre parceria com editoras!kkk Faço isso por amor, simplesmente porque gosto de compartilhar minha leituras com todo mundo.
    Claro que me inscrevo para parcerias, mas acredito que vai demorar muito para que MLW tenha parceria com editoras grandes, mesmo, sabe? Porque realmente não procuro números, procuro leitores de verdade e enquanto as editoras só olharam pra números nada vai mudar. Claro, que também entendo o lado deles, quer dizer, se fosse eu do outro lado também ia querer lucrar, não é?
    O grande problema mesmo é que vejo blogs incríveis que mereciam essa parceria e não tem, enquanto outros que não merecem tem.
    Postagem show de bola! kkk
    Abraços,
    Duda - My Little Wonderland

    ResponderExcluir
  5. Você falou tudo o que eu penso! Alguns amigos meu me criticam por não tentar fechar parceria com todas as editoras que existem. A maioria me cobra isso por que quer que eu ganhe livros para dar a eles (o que acho um absurdo, já que eu que fico lendo até altas horas da madrugada para não atrasar uma resenha, ou tiro do meu bolso o dobro do valor de um livro que eu quero para ter um exemplar para sorteio). Também me chateia ver pessoas criando blogs na intenção de ganhar livros, acho isso ridículo. Nós, blogueiros, que estamos fazendo isso por amor, muitas vezes somos deixados de lado por editoras que são do nosso interesse só por que alguns (não digo todos) ficam mendigando seguidores nas redes sociais só para conseguir parcerias.
    Enfim, um pequeno desabafo, mas que eu já estava querendo colocar pra fora há um tempo. Infelizmente isso só tende a aumentar, e os que realmente se esforçam vão sendo deixados de lado por outros que sequer se dão ao trabalho de realmente avaliar uma obra de forma correta. Quando comecei meu blog não sabia que existiam parcerias com editoras e autores, fiquei surpresa quando um autor entrou em contato comigo pela primeira vez.
    Só acho que as editoras deveriam olhar além do números de seguidores e likes.
    Parabéns pela postagem!!
    Beijos,
    meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente. E também acho totalmente patético alguém criar um blog só para conseguir parcerias, pelo amor de Deus. Isso não é paixão pelos livros, e sim interesse, em uma coisa, que como você disse, a pessoa nem ao menos sabe direito como funciona.
    Também acho que as editoras já escolheram blogs só pelo número de seguidores. Pois eu mesmo, dificilmente consigo parcerias, com ''grandes'' editoras e vivia me perguntando o porque, se sempre estou presente no blog, enquanto outros mal postam como você falou.
    Falou tudo. A realidade é que ganhamos sim, com as leituras e tudo mais, mas eles ganham muuuito mais, como você disse. E como..haha Não é possível que alguém ache que eles é que são os idiotas..haha meu Deus.
    Adorei Gabriel...Em um post, disse tudo que eu penso.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Gabis!!!

    Eu nunca nem pensei em me inscrever para parcerias, eu sei que meu blog é pequeno e sinceramente quero que continue assim (estranho neh?!), eu nunca visei seguidores e comentários, sempre quis falar de coisas que eu gosto e que a maioria das pessoas do meu circulo não. Enfim, eu não me interesso por parcerias, compro ou ganho os meus livros e leio por paixão e nunca por obrigação,por isso tenho certeza que não daria certo. Fico chateada com blogs que mentem sobre certo livro só por que é de parceria e acredito que isso manche um pouco a imagem do blogueiro, hoje eu só leio resenhas de blogueiros que eu confio, por exemplo, eu sei que independente de ser de parceria ou não, você é sempre sincero e eu espero que você seja sempre assim doa a quem doer. A verdade é que vivemos em um mundo em que as empresas só visão os lucros e a qualidade do blog não importa muito se no fim a editora está ganhando muito com a "parceria". Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. Realmente é um assunto a ser debatido. Como escritora acho fundamentalíssimo a parceria com os blogueiros. Recentemente a pedido do meu agente e da editora Giz fechei com 100 blogueiros que me ajudarão a divulgar meu novo livro.
    Mas em relação a parceria com editoras, eu tinha apenas com a Novo Conceito, só lia e resenhava livros deles até mesmo para dar conta de tudo. Fato é que eu os idolatrava, devorava os livros da NC, até o dia em que os parceiros teriam que fazer o recadastramento para continuar a parceria. Eu fiz tudo direitinho e quando percebi que não estava mais recebendo livros fui ver o que estava acontecendo e eles me informaram que meus dados não constavam lá. Resultado: perdi minha parceria, perdi o gosto pelo blog e estou quase desistindo dele :( Ainda choro todas as vezes que vejo blogueiros postando fotos de caixas com os livros da NC que recebem.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Disse tudo, eu tava mesmo precisando ler um texto desse e ver que não penso assim sozinha. Não sei o que tem na cabeça das pessoas que acham que recebemos livro "de graça", aah, está longe de ser de graça. Como o próprio no diz, parceria é um ajudando o outro. Se tempo é dinheiro, apostamos bastante dinheiro em nossas parcerias. Pra quem quer simplesmente ter um blog pra ter livros, meu melhor conselho é: desista e vá comprar na livraria. Ótima matéria.

    http://www.tendadoslivros.com.br/
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Realmente. Ainda tem aqueles blogueiros que se gabam da quantidade de livros que recebem de parceria com determinadas editoraa.

    É aquela coisa, eu vejo parceria como algo que favoreça a mim, a editora e ao autor.

    Não tenho um Blog para ganhar livros de graça, tenho um Blog porque aprecio e amo a arte de escrever.

    Parabéns pelo post! Merece meu respeito!

    Abs,
    Jhonatan.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Adorei o post e na verdade vim dar meu relato de experiência própria, que quando o blog começou a 4 anos atrás praticamente eu nem sabia que existia este lance de parceria, mas quando fiquei sabendo fiquei maluca e queria arrumar parceria de qualquer jeito, fui me inscrevendo em tudo que aparecia e de fato consegui parcerias com algumas editoras, mas depois percebi que ser parceria de editora não é todo esse mar de rosas que falam, você precisa ler os livros no prazo, as vezes você compra um livro novo e deixa de ler ele para poder ler os livros de parceria que chego, enfim não vou dizer que é horrível mas se você não tiver tempo para ler os livros de parceria com certeza vai acabar se tornando obrigação e ai o que era lazer perde a graça, hoje eu prefiro ler os livros que tenho vontade e quando bater vontade de ler algum livro de parceria eu solicito e ai sim leio ele, mas com certeza os blogs de leitura deveriam ser melhor remunerado porque quando não estamos lendo, estamos fazendo post, e cuidando do blog, coisa que com outros blogs como de moda o retorno financeiro é muito mais alto e bem visto.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN