Retrospectiva Literária 2014

29 de dezembro de 2014

Iai pessoal, tudo bem? O ano praticamente acabou e com ele muitas memórias se vão. Foram muitas histórias boas e também algumas ruins, né? Agora é a hora de lembrar tudo de bom e ruim que eu e a Mari lemos, baseado em algumas categorias. Vamos lá:

Lado esquerdo - Gabriel


Lado direito - Mariana




Retrospectiva Literária 2014:

1 - O romance que me fez suspirar



Gabriel: O Lado Bom da Vida é um romance diferente de tudo que eu já tinha lido até o momento, mas foi o que mais me conquistou. O livro é lindo e o casal é sem dúvida o mais louco e irreverente do mundo da ficção.

MarianaNão consegui parar de suspirar com After porque a autora foi muito enigmática. Cada página lida era uma surpresa. Ela me surpreendia quando não achava que era possível. Impossível ficar calma nos momentos que ela criou.

2 - O livro que me fez refletir



Gabriel: Apesar de ser um pouco desafiador, a leitura de Como Dizer Adeus em Robô clareou a minha mente e me fez pensar em várias coisas. O livro tocou em minha alma. Li ele no momento certo.

Mariana: Depois de terminar The 100, fiquei horas e horas refletindo. Trata-se de vidas na terra e em naves. E as palavras que a autora escreveu foram magníficas. Depois de horas pensando, cheguei à conclusão de que não existe nada melhor do que viver fora de naves (por mais que isso seja estranho).

3 - O livro que me fez rir




Gabriel: Sophie Kinsella tem o dom de fazer qualquer pessoa rir e comigo não foi diferente. Lembro-me que fechei o livro com a barriga doendo e com aquela sensação gostosa de livro bom terminado. Entendem? Recomendo para qualquer pessoa que queira morrer de rir.

Mariana: Goonies é um clássico que fez todos rirem desde sempre. O livro foi baseado no filme (sim, isso mesmo) e o autor conseguiu deixar engraçada a essência dos personagens. É risada do começo ao fim.

4 - O livro que me fez chorar




Gabriel: Como não chorar com uma obra dessa magnitude? Todo Dia foi um dos livros mais marcantes que li e não tenho vergonha de dizer que chorei várias vezes durante a leitura. Só tenho a agradecer ao autor pelo prazer de ter me proporcionado a chance de ler essa obra!

Mariana: Extraordinário é um livro que faz até quem tem coração de pedra chorar. Acho que não preciso dizer mais nada, apenas leiam!
 
5 - O melhor livro de fantasia




Gabriel: Quando se fala de fantasia é claro que Harry Potter sempre está envolvido e nessa retrospectiva não poderia ser diferente. Comecei a ler HP esse ano (sim, me matem) e adorei todos os livros, mas O Prisioneiro de Azkaban foi o melhor deles. Marcante!

Mariana: O nome do vento é um livro excelente. Uma fantasia que te prende até o fim.


6 - O livro que me decepcionou




Gabriel: Desde 2013 eu comentava sobre O Clube do Biscoito com vocês e ele foi uma decepção tão grande. Fiquei bem chateado com o que encontrei ao ler o livro. Explico direito na resenha que está por vir.

Mariana: Amo o David Levithan, porem quero matá-lo. Invisível é uma obra que tinha tudo para ser perfeita, mas ai chegou o final e ele estragou tudo. Que final foi aquele? Horrível! Decepção total.

7 - O livro que me surpreendeu




Gabriel: Sangue Quente era o livro que eu menos esperava alguma coisa no mundo. Li até com certa ignorância, mas quebrei à cara. O livro é ótimo! Eu recomendo-o para todos que gostam de zumbis e romance.

Mariana: Mentirosos é o tipo de livro que começa complicado, tem o meio confuso, mas quando chega ao fim é simplesmente... SENSACIONAL!

8 - O autor(a) revelação




Gabriel: Apesar de ter lido apenas um livro da autora (Eleanor e Park) não poderia deixar Rainbow Rowell de fora dessa categoria. Os livros da autora são um fenômeno de vendas e ela já está sendo chamada de "John Green de saia". 

Mariana: Esse ano, o autor que eu mais gostei foi o David. Eu me identifiquei com a maioria das estórias que ele criou. São tão simples, mas passam cada mensagem linda.


9 - O melhor livro de 2014



Gabriel: Não tenho palavras para descrever o que senti ao ler Minha Metade Silenciosa. O livro é perfeito! Pensem em todos os adjetivos que caracterizam algo excelente e apliquem a esse livro. Não tenho nem o que falar. Apenas leia! (Resenha).

Mariana: Jogador N°1 é aquilo que todo Geek (eu) deseja. Músicas, filmes, atores e jogos dos anos 80, tudo isso misturado em um livro só. Detalhe: uma ficção que se passa nos anos de 2044. Melhor livro do ano!

10 - Li em 2014


Gabriel - 78 livros
Mariana - 54 livros

11 - Meta de 2015

Gabriel - 80 livros
Mariana - 50 livros

Essa foi a Retrospectiva Literária 2014. Espero que tenham gostado!

15 comentários:

  1. Oiee gente!

    Adorei a retrospectiva de vocês :3
    Mari, tô muito ansiosa pra ler After ~socorro~
    Gabriel, quando eu li Sangue Quente foi uma explosão de sentimentos, eu também adorei o livro. E to bem ansiosa pra ler também Minha Metade Silenciosa.

    Ótimas leituras pra vocês em 2015 \o/
    Beijos
    ~nathália
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi o filme "O lado bom da vida" e achei muito bom esmo, quero muito ler o livro pra ver se é tão bom quanto.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bieeeeeeel, você falando assim sobre "O lado bom da vida" dá até vontade de ler agora mesmo. Hahaha! Ganhei ele de presente de amigo secreto. (ganhei dois livros, êbaaa!) e não vejo a hora de ler. Ah, gostei da retrospectiva... Que venha 2015!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler Minha Metade Silenciosa e o David também foi um autor que me surpreendeu esse ano. Li Todo Dia e ele entrou na lista de melhores leituras do ano.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amei a retrospectiva. E Gabriel, você leu Harry Potter, e eu te amo por isso, haha. Não importa quando se começa a ler, Harry Potter é perfeito e todos deveriam ler.
    Mariana eu adorei todos os livros que você leu, eu li Extraordinário e simplesmente amei, e fiquei muito interessado no seu favorito de 2014, parece ótimo.
    Adorei a retrospectiva de vocês, beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii..
    Nossa, vocês leram bastante. Eu só li 40 livros.
    Estou louca para ler Extraordinário e me emocionar também.
    Também tenho muita vontade de ler The 100, deve ser o máximo.
    Adorei o post.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da retrospectiva meninos. Estou ansiosa para ler O Lado Bom da Vida e Extraordinário! Já li A Lua de Mel, Todo Dia, Invisível e Mentirosos e curti bastante. Abraços!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Amei a retrospectiva de vocês.
    Então.. eu li 100 livros esse ano (Meta concluída!!!) Minha meta para o ano que vem é 110 livros, mas como vou começar a faculdade talvez minha meta seja reduzida para 90.
    Adorei as escolhas, li alguns desses livros. Mas estou louca para ler Mentirosos.

    Beijos,
    http://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabriel e Mariana, tudo bem?
    Caracas quantos livros lindos citados aqui. Também amei Todo Dia e chorei muito com ele Gabriel, foi uma leitura fantástica. Estou com muita vontade de ler After, mas ainda não comprei o livro.
    E, para minha vergonha, ainda não li O Lado Bom da Vida :(
    Li 70 livros esse ano e estou um pouco decepcionada com isso, queria ter lido 72, mas faz parte! Espero que cumpram as metas de vocês.
    Beijos e feliz 2015!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Jogador número 1 é incrível e também entrou em um dos meus favoritos do ano, Extraordinário também me fez chorar e eu estou morta de vontade de ler Como Dizer Adeus em Robô. Adorei a retrospectiva.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Primeira vez que visito seu blog e gostei bastante, achei essa retrospectiva tão bacana, não li quase nenhum dos livros que vocês citaram, só alguns, como Extraordinário e Todo Dia, confesso que não chorei em Todo Dia e em Extraordinário chorei só um pouquinho, mas esses dois livros são simplesmente maravilhosos *o* Eu quero muito ler Invisível, espero que eu não me decepcione com o livro e também quero ler HP oo/ Enfim, adorei a tag e gostaria de perguntar se posso responder ela lá no meu blog? Vou dar os devidos créditos, claro.

    Beijos e desejo um ótimo final de ano para vocês :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a retrospectiva, estou louca pra ler Mentirosos. Eu li The 100 e achei bem chatinho, prefiro a série de tv.

    Feliz Ano Novo pra vocês, beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Oi gente, tudo bem? Adorei a Retrospectiva de vocês :)

    David Levithan é amor <3 adoro os livros dele, mas ainda faltam alguns... e nossa, que pena que você se decepcionou com "Invisível" Mariana... vejo ótimas resenhas dele, e quero conferir por mim mesma. Quero muito ler "Mentirosos" e espero não me decepcionar. Sophie Kinsella é mesmo maravilhosa, li "Fiquei com o seu número" e é simplesmente incrível. "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" é de longe o meu preferido da série, e não importa quando leu a série, o importante é ler.

    Feliz Ano Novo para vocês!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Olá, Gabriel!

    Fiz a Retrospectiva literária também e estou passeano nos outros blogs para saber suas leituras neste ano!

    Dos livros que vocês listaram, apenas li Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban! Mas J.K. é diva e não tenho do que reclamar!

    Dos livros que não li, acho que o que mais me interessou foi O Nome do Vento! Gosto da capa e da sinopse, é o tipo de literatura que me interessa!

    Achei interessante a relação lidos em 2014/meta 2015! O Gabriel quer aumentar a meta, mas a Mariana decidiu diminuir! Há alguma razão especial para isso?

    Um grande abraço e muitas leituras! Feliz 2015!

    Ana Carolina Nonato
    Blog Seis Milênios
    http://seismilenios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabriel/Mariana,
    Nossa to doida pra ler Afte agora...sahsuahus...Sangue Quente e Mentirosos, também estão na minha lista de livros a ler. Silenciosa até li a resenha de uma amiga que me indicou, agora já está super recomendado, vou ter que ler uma hora dessas. E Jogador N1 na época que foi lançado também me interessei, mas infelizmente ainda não tive oportunidade. Dicas anotadas.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN