[Mês Top 5] #5 - Livros Brasileiros Famosos

Olá, tudo bem? Hoje vou fazer o top 5 de livros brasileiros famosos. Foi difícil escolher porque são MUITOS livros, autores e contos que agradam a todos e são famoso. Vamos lá:

PS: Os posts serão divididos entre mim e o Gabs. Fiquem de olho no final do post para ver o nome de quem escreveu. Let's go!


1: Dom Casmurro - Machado de Assis


Bom, Dom Casmurro é uma obra muito aclamada até nos dias de hoje. Escrito pelo grande autor: Machado de Assis. Conheço muita gente que leu por obrigação e mesmo assim amou. Trata de assuntos como adultério, criticas sobre traição e o posicionamento da mulher na sociedade, e principalmente, sobre a grande Burguesia. É um dos meus livros preferidos.

2: Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa


Grande Sertão foi escrito por um dos melhores autores do Brasil (em minha opinião) João Guimarães Rosa. O legal dessa obra é que o sertão é mostrado e visto de uma maneira subjetiva. A linguagem é o "artefato" de maior atenção, pois o autor usou o idioma próprio do sertão. E retrata vários sentimentos de uma vez: o amor, a morte, o sofrimento, a alegria, a tristeza e o ódio.

3: Macunaíma - Mário de Andrade


Eu escuto tanto sobre este livro que já estou até farta. Mario Andrade usou o que tem de melhor no Brasil: folclore, mitos e lendas. Macunaíma simboliza o 'povo' que ainda não descobriu sua identidade, é o herói sem caráter. A linguagem e narrativa moderna do autor deixou a obra sensacional. É um dos livros mais pedidos nas listas escolares.

4: Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu


Quem conhece o Caio Fernando Abreu sabe muito bem que ele agrada à todos com suas frases de motivação. Não é diferente com este livro. São vários contos que se entrelaçam como se fosse um romance, uma estória. O autor traz o amor, a dor, o fracasso e a esperança. É uma obra e tanto!

5: O Crime do Padre Amaro - Eça de Queirós


Eça de Queirós soube usar amor, sexo e adultério de uma forma magnifica. Ele usou um "padre" como uma base. O conhecimento que temos é que um padre, sendo um servo de Deus, não pode ter relacionamentos e nem filhos. Tem que se dedicar e fazer de tudo pela igreja. Custe o que custar. Entretanto, Eça nos traz o Amaro, um padre que comete um crime terrível, e então começa os julgamentos. Este livro é bom para abrirmos a mente, questionar e criticar assuntos religiosos e os direitos que devemos ter, mas não temos. 

E então, já leram algum desses livros? Se sim, o que acharam? Se não, leriam?

Beijos e abraços. 

6 comentários:

  1. Amei a lista. Quero ler todos esses livros em 2015, especialmente "Dom Casmurro" e "Macunaíma".
    Ainda não tinha ouvido falar de " Morangos Mofados" ):

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. De todos os autores só conheço (quero dizer, já li) apenas Machado (que aliás é meu autor preferido da vida) e João Guimarães Rosa. Mas, nossa literatura é recheada de ótimos livros e escritores.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista, principalmente, porque infelizmente, a maioria das pessoas não sabem reconhecer a importância de alguns desses autores. Pessoalmente, eu amo Dom Casmurro, e acho que se não fosse uma leitura obrigatória (malditos vestibulares), mais pessoas amariam. Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel!
    Adorei sua lista! Embora não seja muito fã de livros nacionais, ultimamente tenho lido alguns muito bons. Tenho muita vontade de ler alguns clássicos também.
    Quem sabe eles não entram para lista de leitura do ano que vem?

    Beijos,
    Fernanda.
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Gabriel!!! São livros incríveis!!! Bom, eu já li Dom Casmurro, Macunaíma e O Crime do Padre Amaro e amei! São obras escritas com maestria e revelam uma sociedade permeada pelos conflitos tantos sociais quanto psicológicos. Tenho muita vontade de ler Morangos Morfados! parece ser ótimo! Beijos!







    Meu Diário

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, tudo bem?

    Adoro Dom Casmurro!!!! Foi um livro que eu li no colégio e adorei. To até querendo reler.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design