Resenha: Quando Tudo Volta - John Corey Whaley

Iai povo, tranquilo? Muitas pessoas pediram (14) para fazer a resenha de Quando Tudo Volta. Desde o dia que comentei sobre o livro nas minhas Leituras de Julho o pessoal ficou alvoraçado! Então chega de papo.

                                                 "Inesperado e provocador"

                                                             Kirkus Review


Título: Quando Tudo Volta
Título Original: Where Things Come Back
Páginas: 224
Autor(a): John Corey Whaley
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Ano de Publicação: 2014

Avaliação:

Capa: 5/5
Diagramação: 4,5/5
Obra Completa: 4,5/5

COMPRE O LIVRO: AQUI!




Sinopse: Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.



Resumo:

NÃO QUERO TE CONTAR NADA. SÓ LEIA A RESENHA E EMBARQUE NESSA AVENTURA!

Opinião:

Sabe por que não quero te contar nada da história? Esse livro é tão fantástico e desafiador, que acho uma injustiça fazer um resumo dele. Se quiser ler a sinopse para tirar sua curiosidade, ok. Mas, recomendo que não leia nada. Vá direto ao ponto!

Quando Tudo Volta foi um dos livros mais estranhos e complexos que já tive o prazer de ler. É complicado falar sobre ele, mas prometo que vou me esforçar. O livro, aparentemente, tem uma história boba e deverás sem graça, mas assim que se é iniciada a leitura, o leitor pode ver que não é nada disso.

Os capítulos são bem elaborados e divididos em esferas. Tem aquele capítulo mais triste, enigmático, alegre, confuso e também tem vários capítulos que apenas apresentam os personagens. Falando em personagens, é claro que não poderia deixar de falar sobre Gabriel (meu xará e também tem 15 anos). Ele some de uma hora pra outra, mas mesmo assim o autor dá a visão dele de alguns fatos e mais pra frente interliga sua visão com todas as outras. É INCRÍVEL!

"O cérebro tem um jeito de não permitir que você se esqueça de coisas das quais gostaria de se esquecer. Principalmente as pessoas."

Quando Tudo Volta é verdadeiramente um livro sem história. Sabe por quê? Nós somos a história dele. Tudo o que acontece no livro gira em torno de ações e conflitos em que nós, leitores, seres humanos passamos. O autor narra de uma maneira tão vívida, que por muitas vezes pensei estar participando da história.

Como sou chato e inconveniente (só um pouco) tirei 0,5 estrelas do livro por um único motivo. O autor não se aprofundou e mal descreveu seus personagens fisicamente. Gostaria de visualizar melhor a aparência de cada um e também tentar entender pelo menos um pouco a personalidade e os sentimentos de alguns deles. Tudo é tão misterioso e chocante, que por muitas vezes, pode parecer preguiça. Mas calma, não é!

"Tudo é uma droga. A escola é péssima. Você vai para a escola, trabalha por cinquenta anos e, então, morre."

A edição está incrível. Nunca vi uma capa que exprimisse tão bem a história de um livro quanto essa. A cor azul e o pássaro preto tem a tonalidade exata e dá valor a essa grande obra. Diagramação e espaçamento estão impecáveis. Tá confesso que a folha não é das melhores, mas vamos relevar, pois o livro é muito barato. O que senti falta? A revisão pecou bastante. Mas, ok! Deixa isso pra outra hora.

Termino essa resenha aqui (ficou um lixo, né?). Não irei dar conta de expressar o que senti com esse livro nem escrevendo o resto da vida. Em suma, eu posso dizer que ele é: bonito, triste, assustador, confuso, expressivo, metafórico, visual e etc. Um livro que vai te fazer pensar e, eu espero, irá te encantar. LEIAM, LEIAM, LEIAM!

10 comentários:

  1. Não ficou um lixo não rsrsrs
    Parabéns pela resenha, você conseguiu expressar as suas impressões sobre o livro, mas sem revelar muito da historia, gostei, o livro parece ser bem instigante.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você consegui despertar minha curiosidade!
    Já ouvi falar muito desse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha.
    Sua forma de nos apresentar a obra, foi muito boa.
    Já está indo pra minha lista de desejados.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Achei a sinopse um pouco confusa, mas gostei da sua resenha adoro livros que fazer refletir e que tenham passagem tristes kkkk quero ler um dia com certeza.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiiieee, tudo bem?
    Então, esse livro já gerou várias opiniões diferentes, ou amam ou odeiam. Sinceramente, é um livro que me chama a atenção, mas ainda não li. :( Espero que dê pra eu ler logo.

    Quanto aos capítulos bem ornamentados e a escrita, ok, é um ponto que você destacou que me faria comprá-lo agora. haha; Apesar dele não explorar a imagem física pra recriarmos os personagens em nossas mentes e assim fixarmos, mas ainda sim leria. A resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriel!
    Rsrs, não ficou um lixo não, muito pelo contrário. Gostei bastante de sua resenha.
    Eu recebi esse livro em parceria com a Novo Conceito, e enviei para o resenhista do blog, não tive muita vontade de ler, mas depois de ler algumas resenhas dele me arrependi, pois fiquei bem curiosa, rs.

    Beijos,
    Fernanda.
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Quero muito ler esse livro desde que vi uma blogueira americana comentando sobre ele, a história me deixou super intrigada e depois dessa sua resenha estou quase indo na livraria agora comprar!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriel !
    Eu já li esse livro, e como eu posso dizer, sabe, é um livro inteligente, mas quando terminei de lê-lo, eu simplesmente vi que não tinha entendido nada, foi confuso, o que eu acho realmente desse livro é que não é um livro pra mim.
    Um grande, Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei ainda mais ansioso para ter esse livro! Achei super engraçado vc ter contado o número de pessoas q encheram teu saco pedindo a resenha, kkkk (eu fui uma delas \o/).
    Vou comprar cm certeza!

    ResponderExcluir
  9. Amei esse lixo de resenha hehehe. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro tão linda como a sua. Não tinha me interessado por ele, mas agora quero pra ontem.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriel, tudo bem?
    Que resenha hein? Minha nossa! Estou fascinada com o que esse livro causou em você :o
    Já tinha visto essa obra, mas não tinha tido interesse em ler - como agora.
    Adorei o que você falou e não, não ficou um lixo, ao contrário rs.
    Beijos!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design