A Arte de Viver é Debater #8 - Julgar Livros Pela Capa

24 de novembro de 2014

Olá pessoal, tudo beleza? Mais um início de semana está conosco (férias chegando). Como de costume, sempre gosto de debater assuntos variados com vocês na Segunda. Hoje, não é diferente. Vamos falar de livros e capas!


Nesta coluna darei minha opinião sobre diversos assuntos. Chamarei amigos blogueiros e amigos anônimos para expressar sua opinião e, é claro, conto com a participação dos leitores.



Quem ai não gosta de uma capa linda? Hoje, em um mercado tão competitivo e carente de novidades impactantes as tão valorizadas capas estão dominando. Já tem modelo: aveludado, emborrachado, moldável, amassável (kkkk). Tem de tudo! Mas e aí, as capas são importantes? 

Sempre que um livro é lançado (geralmente) a primeira coisa que o leitor repara é a capa. Na maioria das vezes, quando a capa é bonita a sinopse também passa a ser (hehehe). Se você se depara com uma capa feia, obviamente, vai perder um pouco do interesse por aquela obra. Mas calma, não se sinta fútil! Isso é coisa do nosso cérebro. Você sabia que nossos estímulos dão mais importância para o lado "colorido"? Pois é... Isso nasce com a gente.

O maior problema de se olhar apenas a capa é o fato de perder grandes histórias. Conheço pessoas que só leram o livro "Laranja Mecânica" por causa da linda edição comemorativa. Se elas gostaram? Adoraram o livro, mas iriam perder essa história se não tivesse uma capa que faz jus a grandiosidade da obra. É complicado...

Confesso que estou na linha dos leitores que julgam um livro pela capa. Geralmente, se um livro possui capa muito feia e eu estou muito interessado nele, não compro. Pois é... Eu só alugo na biblioteca. O motivo? Não gosto de manter capas feias na minha estante e sei que isso é um hábito feio!


Sabendo disso, vou deixar fotos de alguns livros com conteúdo bonito, mas capa feia.



Convidei a resenhista do blog (Mari Gnocchi) pra dar sua opinião a respeito desse assunto polêmico. Confira o que ela disse:

Mariana Gnocchi:

A grande dúvida dos leitores continua sendo: julgar um livro pela capa é errado? Apesar de interferir na compra do livro, é errado deixar de ler por conta de a capa ser feia. Óbvio que quanto mais bonita e trabalhada for, mais atenção irá chamar, porém nem sempre a estória será boa. Geralmente quando vou à livraria e vejo uma capa muito linda, vou correndo pegá-la, mas antes leio a sinopse. Quando eu vejo uma capa "feia" faço a mesma coisa, ou seja, no meu ponto de vista ela não interfere na estória. Apesar de que, quando a capa é "perfeita", a vontade de ler aumenta. As editoras deveriam aderir capas que tem ligação com a estória, exemplificando: Se a estória trata de vampiros, a capa do livro teria vampiros e não letras ou outros desenhos apenas para chamar atenção. Com isso, as pessoas não julgariam a estória pela capa e sim a capa pela estória.

E você? Julga um livro pela capa? Acha isso feio? Deixe seu comentário abaixo!

7 comentários:

  1. a capa é o carro chefe para chamar atenção de um leitor, se a capa for feia a pessoa não vai se interessar. o ser humano gosta daquilo que é agradável aos olhos e sim sou dessas que compra um livro pela capa, as vezes a história nem ´legal, mas só tenho por causa da capa e adoro colecionar capas bonitas haha.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    A capa sempre vai chamar a atenção mas agora com tantos blog literários que a noticia do livro bom se propaga rapidamente acho dificil deixarem de comprar um livro só porque a capa é feia rsr eu não ligo para a capa se a sinopse me atrai compro e leio de boa.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cara eu até que acho a capa de "O motivo" bem bonita mas a do "Não conte a ninguém"...
    Entretanto oque vale é o conteúdo

    ResponderExcluir
  4. Realmente entendo como você se sente, eu sempre julgo o livro pela capa ''feia'' ou ''bonita''....virou um hábito já hehe

    Mas sempre procuro saber mais sobre aquele determinado livro, não quero perder uma grande história :D

    ResponderExcluir
  5. Quem não julga o livro pela capa que atire a primeira pedra, haha. Eu julgo bastante. Mas também vou por indicação, um exemplo é o Não conte a ninguém do Harlan Coben, estou lendo ele por indicação e realmente acho a capa estranha.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É claro que julgo um livro pela capa. E essa edição de o morro dos ventos uivante é horrível! kkkkk As vezes tem se livros ótimos com capas muito feias e estamos pagando por elas, logo eu quero capas bonitas!
    Maurício Dias
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. eu gosto de ler a resenha p/ comprar o livro, ñ olho muito a capa.

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN