Resenha: Selvagens - Don Winslow

11 de outubro de 2014

Iai pessoal, tranquilo? Finalmente é Sábado (e.ee). A resenha de hoje é sobre um livro que me surpreendeu tanto, que eu demorei a absorver tudo o que li. Vamos lá!

"Selvagens é o livro mais elegante de Don Winslow, sua obra mais atrevida e a que mais prende a atenção."
                                                          New York Times



Título: Selvagens
Título Original: Savages
Páginas: 288
Autor(a): Don Winslow
Editora: Intrínseca
Gênero: Thriller
Ano de Publicação: 2012

Avaliação:

Capa: 4/5
Diagramação: 4/5
Obra Completa: 4,5/5


COMPRE: Aqui!





Sinopse: Ambientalista e filantropo nas horas vagas, Ben comanda um negócio de venda de maconha em Laguna Beach. Ao lado de seu parceiro, o ex-mercenário Chon, ele fatura lucros consideráveis e mantém uma clientela fiel. No passado, quando seu território foi invadido, Chon tratou de eliminar a ameaça. Agora, porém, eles parecem estar diante de uma força da qual não podem dar conta: o Cartel de Baja, do México quer tomar a região e avisa que não irá aceitar uma negativa como resposta.

Quando os dois amigos se recusam a recuar, o cartel reforça a advertência sequestrando Ophelia, companheira e confidente dos rapazes. O sequestro deflagra uma gama alucinante de negociações habilidosas e reviravoltas inacreditáveis, que deixarão os leitores ansiosos para descobrir o custo da liberdade e o preço de um grande barato.

Resumo:

Ben e Chon são dois amigos inseparáveis. Os dois são ricos e vivem uma vida de luxo e conforto. O diferencial deles? Vendem uma das melhores ervas do mundo. Os dois possuem uma única amante (isso mesmo) a adorável e meiga, Ophelia, que para os íntimos é apenas O. Os dois estão colhendo o fruto do seu "trabalho" suado. Mas como sabemos o crime não compensa, e a punição chega rapidamente.

Um famoso Cartel, no qual é chefiado por uma mulher impiedosa e cruel, está querendo negociar com os dois. Elena quer dominar aquele território com o seu esquema ilegal e propõem uma parceria com Ben e Chon, eles não aceitam e o pior acontece. O é sequestrada!

O que eles farão para salvá-la? Como conseguirão fazer tudo isso em sigilo? 

Opinião:

Selvagens foi uma grata e emocionante surpresa em 2014. Comprei o livro por indicação de amigos, mas esperava odiar. O problema - ou não - é que gostei tanto do livro que já estou procurando outros do autor pra ler.

Don Winslow tem uma maneira peculiar e divertida de narrar sua história. Ele descreve seus personagens como a escória da espécie humana e, ao mesmo tempo, mostra ao leitor uma parte deles que é admirável. Puro neologismo, que dá certo! É realmente difícil escolher qual personagem é o melhor. Ben é calmo e sereno. Chon é agressivo e bruto. Ophelia é submissa e linda. Três opostos que dão incrivelmente certo juntos.

"O selvagem é o mundo da pura força bruta, da sobrevivência do mais apto, dos cartéis de drogas e esquadrões da morte, dos ditadores e homens fortes, dos ataques terroristas, das guerras de gangues, dos ódios tribais, dos assassinatos em massa, dos estupros coletivos.”

Nas primeiras cinquenta páginas o autor faz com que o leitor se acostume com aquele ambiente nada comum, para depois começar a acrescentar suas doses de loucuras na narrativa. Confesso pra vocês que fiquei com bastante medo dele perder a linha no meio do livro. O cara é tão sensacional que só foi melhorando cada vez mais. Aplausos!

O maior mérito de Selvagens é o estilo da narrativa, aliado aos personagens. Aqui, o enredo é totalmente dependente da desenvoltura dos personagens. Não é como aquelas histórias frias e chatas, que não se desenvolvem e ficam estagnadas. Selvagens é inovador e diferente. Seus personagens transbordam realidade e serão facilmente seus melhores amigos durante o tempo de leitura.

"Se deixar que as pessoas acreditem que você é fraco, mais cedo ou mais tarde você vai ter que matá-las."

Atenção amigos, vocês devem saber algo muito importante desse livro. Selvagens não é um livro bonitinho ou calmo. Aqui teremos elementos como: sexo, drogas, violência, sangue, em grande escala. Se você não curte esse tipo de coisa, é melhor nem pegar o livro para ler. Será perda de tempo. Agora, se você, assim como eu, acha fascinante. CORRE!

Achei sensacional o nível do humor negro usado por Don em todo o livro. Às vezes, esse humor é tão ácido, que a crítica encrustada nele fica visível a ponto do leitor fazer caras e bocas de surpresa. Realmente é perceptível o nível desse autor. 

"A droga teoricamente é ruim, mas em um mundo ruim é algo bom se você sacar a polaridade moral invertida disso. Chon se refere a drogas como uma "resposta racional à insanidade", e seu uso crônico do crônico é uma resposta crônica à insanidade crônica”.

Dessa vez a editora Intrínseca não caprichou tanto. O livro possui capítulos contraditórios, ou seja, alguns possuem poucas linhas, já outros seis páginas. Senti falta de uma diagramação que explorasse mais essa maneira de narrar tão fascinante criada pelo autor. A capa é a mesma do filme, particularmente adoro. Enfim... Uma edição que podia ter sido melhor, mas consegue se manter na média.

Selvagens é um livro rico em todas as suas camadas. Possui personagens e enredo envolvente, que não deixará o leitor desgrudar da leitura nem por um momento. Don Winslow cria uma atmosfera compactada que não dá liberdade para o leitor respirar e quando finalmente decidi acalmar as coisas... BOOM! A merda acontece de novo. Um livro que eu recomendo sem a menor dúvida. Sobre o final... FANTÁSTICO!

Até a próxima.

9 comentários:

  1. Oi Gabriel.
    Faz tempo que não encontro uma leitura capaz de me fazer correr atrás de mais obras do autor, e eu preciso urgentemente disso, preciso resgatar meu 'eu' leitora rsrs.
    Já li algumas resenhas desse livro, mas nenhuma com tanta empolgação como a sua, fiquei com a impressão que o autor criou uma narrativa inteligente.
    Vou me arriscar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Hey ^^
    Eu nunca li nada desse autor, na verdade não leio muitos livros escritos por homens - estranho, eu sei >.< - Enfim, pelo que falou o livro parece ser realmente bom!
    muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Nunca tinha ouvido falar no livro, mas achei bem interessante. kkkk Me identifiquei inclusive com o autor porque a maioria das minhas personagens são a escória e ao mesmo tempo tem algo de bom...bem humanas. Quero ler com a urgência de ontem. kkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. SELVAGENS, livro muito interessante,fala de drogas etc... Ben e Chon parceiros en um "negócio"um agressivo e bruto outro sereno entre eles esta Opheia confidente e companheira dos dois, q é sequestrada por Elena, má, q quer tomar conta do " gnegócio". Grabriel adorei tua resenha fiquei c/ muita vontada de ler SELVAGENS, MUUIITOO BOM, PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  5. LINDO DE MAIS GABRIEL, CONTINUE.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Gabriel, mas confesso que o livro não faz muito o meu estilo. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriel!
    Comprei esse livro super baratinho na Americanas - acho que foi dois reais e alguns centavos... O que mais me interessou na história foi saber que ela tem muita ação e acaba prendendo a atenção do leitor. Será uma das minhas próximas leituras, com certeza...

    Bjs,
    Daisy
    nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  8. Pois é, já vi várias pessoas super recomendando este livro e eu apesar de adorar thrillers, ainda não tve a oportunidade de ler...sniff.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabriel!
    Adorei a premissa do livro e sua ótima resenha conseguiu me deixar ansiosa para conhecer um pouco mais sobre a obra.
    É muito bom quando um livro nos agrada tanto que procurar outros livros do autor é inevitável. Espero ler esse livro em breve, para ver se posso concordar com você.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN