Resenha: Diário de Um Banana: Maré de Azar - Jeff Kinney

20 de outubro de 2014

Olá pessoal, tudo bem? Depois de tantos pedidos e uma grande espera finalmente trago a resenha do 8° livro da série Diário de um Banana. Confira:

"A série Diário de um Banana já vendeu milhões de exemplares no mundo todo e também virou sucesso nos cinemas. Um dos maiores fenômenos da literatura infantojuvenil de todos os tempos."

                                                    Fonte: indeterminada.



Título: Diário de um Banana: Maré de Azar
Título Original: Diary of a Wimpky: Hard Luck
Páginas: 220
Autor (a): Jeff Kinney
Editora: V e R
Gênero: Infanto Juvenil
Ano de Publicação: 2014

Avaliação:

Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 4/5


Compre: Aqui!



Sinopse: Greg Hefley está chateado. Seu companheiro de todas as horas, Rowley, o abandonou, e encontrar novos amigos na escola acabou se revelando uma tarefa muito difícil. Para mudar de estratégia, Greg decide arriscar e tomar decisões de acordo com sua sorte. Será que um lance de dados pode mudar as coisas, ou a vida de Greg está destinada a ser uma maré de azar?

Resumo:

Greg e Rowley sempre foram amigos inseparáveis, é claro que de vez em quando rolavam umas desavenças, mas nada que uma bagunça não resolve-se. O problema é que dessa vez a coisa é séria.


Sem Rowley a situação está complicada. Greg agora tem que enfrentar o cachorro do vizinho sozinho e limpar o fogão com a sua mãe é seu maior passatempo. Tudo isso leva o garoto a pensar e a começar a se questionar. O quanto vale minha amizade?  

Opinião:


Sou suspeito para falar dessa série que tanto gosto. Diário de um Banana já é uma série que eu faço questão de acompanhar e, por mais que às vezes o autor se perca, eu nunca termino um livro sem dar aquele sorriso. Com Maré de Azar não foi diferente. O livro passa longe de ser o melhor da série, mas é o mais maduro entre eles.


Jeff Kinney já me chateou no início do livro. Greg e Rowley brigam e, acreditem ou não, eles ficam separados o livro todo. Sei que isso foi uma nova proposta do autor para tentar mudar um pouco seus personagens e também para abrir um terreno maior para Greg, mas isso não ficou bem conduzido e as coisas acabaram saindo um pouco da linha.


Enxergo os dois amigos: Greg e Rowley do mesmo jeito que enxergo Chaves e Quico. Não tem risada e dificilmente o espectador/leitor se surpreende com as situações sem que os dois estejam juntos. Senti que o personagem ficou perdido na história e o autor ainda mais. Em um determinado momento Jeff começou a voltar atrás e tentar mudar as coisas, mas já era tarde demais. Creio que esse lance da briga poderia ter sido mais bem aproveitado e também que não precisava ter sido desenvolvido o livro todo.


Senti que as coisas estão mudando. No  livro o autor já começou a inserir Greg de vez no mundo dos amores juvenis e agora não foi diferente. O personagem está se questionando ainda mais sobre as garotas e algumas cenas hilárias e até mais "fortes" foram acrescentadas. A série está amadurecendo e com ela os personagens estão deixando de ser criança.


Aí você me pergunta. E risadas, têm? LÓGICO! Comecei a ler o livro dentro do ônibus e isso não foi uma escolha muito inteligente. Perdi a conta de quantas risadas escandalosas eu dei dentro daquele ônibus e o olhar que as pessoas redirecionavam a mim estava ficando severo... FODA-SE! O livro divertiu bastante.


A edição continua esplêndida. Em minha opinião essa capa é uma das melhores de toda a série. Diagramação está incrível e os desenhos continuam hilários e bons condutores de informação. Parabéns a VeR!

Diário de Um Banana: Maré de Azar é o livro mais maduro de toda a série. O autor brinca com o leitor e até lança algumas piadinhas de gosto mais duvidoso... Huuuum! Continuo adorando a série e, sem dúvida, recomendo o livro. 

Até a próxima!

8 comentários:

  1. Gabriel nunca li estes livros, dizem q é uma série, mas ñ tinha me interessado, agora lendo tua resenha , fiquei com muita vontade de ler, pois fala sobre amizades , livro engraçado, amei tua resenha ,parabéns, fiquei mto curiosa p/ ler , este livro e os outros.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel, meu filho também está lendo essa série. Agora ele esta no faça você mesmo. Achei muito bacana, pois foi essa série que fez meu filho ter gosto pela leitura, ele começou com 6 anos e hoje com 7 adora. Fico feliz em ver que é um livro puro. Obrigada pela resenha.
    www.bookspelagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Já ouvi falar super bem desses livros mas me sinto um pouco velha para ler :) Que bom que gosta e tem acompanhado !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel!
    Eu morro de vontade de ler essa série, acho os filmessuper divertidos e se os livros seguem o mesmo padrão acredito que irei gostar muito de lê-los.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Meus primos novinhos adoram essa série :) Dizem que é superdivertida. Eu gosto muito do trabalho visual desses livros, acho as edições lindas.
    Bjs
    Iris - literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  6. Diário de um Banana é muito fera e eu gosto bastante, apesar de só ter lido o primeiro, então sou suspeita a falar :v Adorei sua resenha, Gabriel! Você é meu irmãozinho (também sou Ribeiro haha)
    Beijos e tudo de bom sempre! || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriel!
    Tenho uma amiga que adora a série, nunca li e nem vi os filmes, mas tenho vontade de um dia pelo menos assistir aos filmes. :)
    Adorei sua resenha :)

    Beijos,

    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sou doida pra ler esses livro, só vi o primeiro filme e achei mto divertido! Fico só na vontade, nunca encontro nenhum livro da série em promoção, aí fica ruim de comprar, 35 em cada um nao rola.. não agora pelo menos XD rs
    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN