Resenha: Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington

Olá leitores, como vão? Atendendo a inúmeros pedidos de vocês hoje trago a resenha de um livro que me decepcionou bastante. Bora!

"Uma personagem introspectiva cuja voz, intercalada a cartas e definições de palavras, absorve completamente os leitores."
                                                            - School Library Journal



Título: Claros Sinais de Loucura
Título Original: Sure Signs of Crazy
Páginas: 256
Autor(a): Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Gênero: Young Adult
Ano de Publicação: 2014

Avaliação:

Capa: 4/5
Diagramação: 4/5
Obra Completa: 2,5/5

COMPRE: SARAIVA



Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. 

O pai, professor, tornou-se alcoólatra. Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.

 Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.

Opinião:


Seria hipocrisia minha dizer que eu esperava uma leitura padrão com esse livro, mas também mentiria se dissesse que não estava com altas expectativas. Decepcionei-me profundamente e tentarei contar para vocês o motivo dessa decepção.

O que mais me chamou a atenção no livro foi o título. Pensei em várias teorias malucas que poderiam explica-lo e assim que comecei a ler alimentei esperanças que algumas poderiam estar certas... Dancei!

A protagonista é louca, o que faz sentido por causa do título, mas a loucura dela me soou bastante forçada. Sarah oscila sua personalidade entra a normalidade e a maluquice. Em determinado momento do livro o leito ficará se questionando qual é a lição que a autora quer passar através da personagem. O problema, é que não só a personagem é confusa, mas a história também se revela bastante estranha.

Senti que a autora não tinha absolutamente nada com o que trabalhar nesse livro é como se ela tivesse criado um enredo básico e ao longo do tempo tivesse pensado em coisas bobas para complementá-lo. O modo como ela narra à história é até envolvente, mas eu quase pensei em desistir do livro. Nada de interessante acontece na história, é uma monotonia incrível. Estagnação, essa é a palavra.

"A mãe de Lisa diz que, como todas as pessoas são parte do corpo de Cristo, algumas acabam tendo que ser o sovaco."

Metáforas é um ótimo instrumento de trabalho, no entanto, é necessário ter talento para mexer com elas, pois podem torna-se perigosas para a trama. Senti que a autora estava perdida com aquilo que colocava no texto. Ela acertava em alguns momentos, mas logo depois se perdia novamente. Não estou dizendo que ela não possui talento, longe disso, mas acho que ainda deve praticar mais um pouco o modo como acrescenta determinados ingredientes a sua "sopa".

Como sempre, a edição da Intrínseca está muito boa. Não acho a capa sensacional, mas passa longe de ser feia. É difícil criar uma capa chamativa para esse título e em minha concepção, eles conseguiram chamar um pouco de atenção. Diagramação, espaçamento, folhas. Tudo continua padrão. Uma edição simples e bem feita.

“Não posso garantir, mas acho que o amor é alguém que entende você.”

Claros Sinais de Loucura é um livro que prometeu inovar e mostrar ao leitor outra face da loucura e a meu ver não conseguiu cumprir com sua promessa. Para mim, o livro não serve nem como entretenimento. Consegui dar algumas risadas em alguns momentos e as citações constantes a "Harry Potter" e a "O Sol é Para Todos" me agradaram bastante. No geral, não recomendo. Leia por sua conta e risco. 

Até a próxima e obrigado por ter destinado um pedaço do seu tempo para ler minha resenha.

9 comentários:

  1. olha ,Gabriel, tua resenha como sempre muuuiitoo boa, e concordo totalmente com sua opnião , tbm esperava mas do livro, pois achei muito interessante o nome: CLARO SINAIS DE LOUCURA, mas muito fraco, ñ me deu aquela vontade de le-lo, q comecei a ler a resenha , pensei em vc , talvez estivesse se perguntando (cade a história interessante) parabéns tua resenha nos faz querer ou não ler os livros, DEZ P/ VC.

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Esse livro esta na minha lista de desejados , senti falta do história que o livro conta você só mencionou o porque não gostou então fiquei curiosa para saber se o livro é bom ou não rss

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gabriel.
    Eu quero muito ler esse livro, apesar de ter achado a capa feia. A história parece ser bem interessante e o livro super bacana.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Não me interessei pelo livro. Acho que vou me decepcionar com a leitura.
    Não gosto de livros monótonos.
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriel,

    sério que você não gostou do livro? Nossa eu adorei. Acho que a Sarah se mostrou bem madura e a autora soube abordar esse lado "louco" e também a vida de adolescente da protagonista.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. O título é interessante, mas não despertou meu interesse. Sinceramente, não parece bom!
    Adorei o blog, Gabriel! Muito lindo! Parabéns, você escreve muito bem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gabriel
    Tudo bem?
    Fiquei muito decepcionada com a resenha, estava muito ansiosa por ele, mas obrigada por ter reduzido minhas expectativas hahaha amei!!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabriel, tudo bem?
    A capa chama muito a atenção, mas o livro parece decepcionante. OK você lida com um personagem louco; OK você ter oscilações entre a sanidade e realidade, mas não há como dizer OK para uma história sem nexo. Ainda não conhecia esse livro, mas agora sei que não o leria, primeiro porque não faz meu gênero e segundo porque confio em sua opinião.
    Gostei muito de sua resenha.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design