Resenha: A Lua de Mel - Sophie Kinsella

18 de julho de 2014

Olá leitores, como vão? Nesse dia frio - pelo menos aqui na minha cidade - decidi falar sobre um livro totalmente leve e gostoso. Bora lá!

"Tão delicioso quanto champanhe em um casamento."
                                                 USA Today




Título: A Lua de Mel
Título Original: Wedding Night
Páginas: 496
Autor(a): Sophie Kinsella
Editora: Record
Gênero: Chick-Lit
Ano de Publicação: 2013

Avaliação:

Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 4/5 (Favorito)




Sinopse: Ao se dar conta de que o namorado nunca vai pedir sua mão em casamento, Lottie toma uma decisão. Termina o compromisso com ele e diz o tão sonhado sim a Ben, uma antiga paixão, com quem ela havia prometido se casar se ambos ainda estivessem solteiros aos 30 anos. Os dois então resolvem pular o namoro e ir direto para uma cerimônia simples e seguir para a lua de mel em Ikonos, a ilha grega onde eles se conheceram. Mas Fliss, a irmã mais velha da noiva, acha que Lottie enlouqueceu. Já Lorcan, que trabalha na empresa de Ben, teme que o casamento destrua a carreira do amigo. Fliss e Lorcan então elaboram um plano para sabotar a noite de núpcias do casal e impedir que os noivos cometam o maior erro de suas vidas. 


Lottie assim como a maioria das mulheres, sonha em se casar. Quando seu namorado Richard marca um encontro especial com ela, não a outra coisa na qual pensar. Ele vai me pedir em casamento, repeti lote em sua mente. Porém, um grande constrangimento está por vir. O namorado de Lottie, na verdade só queira falar sobre férias e não sobre casamento. A decepção é tamanha, que a determinada mulher decide largar seu namorado e partir para uma nova aventura.

Fliss é uma mulher segura, que passou por um divórcio duro há alguns meses atrás, mas já está estabelecida. Fliss está cuidando de seu filho, pois seu ex-marido não quer saber dele, muito menos do menino. 

Lottie vai a um restaurante afogar as mágoas e encontra seu ex-namorado de anos atrás, Ben. Conversa vai, conversa vem e os dois decidem SE CASAR. Pois é, eles colocam na cabeça que se amam e devem se casar. Mal se casam e Lottie, mesmo sem o consentimento da irmã, marca A Lua de Mel em uma ilha luxuosa.

Fliss está surtada. Como sua irmã pode resolver se casar e ir para uma ilha com um cara que conheceu anos atrás? Mas ela está determinada e pretende acabar com A Lua de Mel da irmã, custe o que custar.

Opinião: 


Sophie Kinsella é conhecida como a rainha dos Chick-Lits. Seus livros não possuem temas sérios ou grandes ensinamentos, preocupam-se mais em divertir e entreter. A Lua de Mel conseguiu ultrapassar esse dilema da autora, ao mesmo tempo em que eu me matava de rir, conseguia enxergar uma forte mensagem por trás daquele texto. Um exímio livro de uma fantástica escritora.

" Sim! Aqui estamos nós. Uma garota com dor de cotovelo e um cara com crise de meia-idade, correndo para um matrimônio sem pensar. Tenho certeza de que tem uma música da Disney sobre isso. Rima "beijo" com "batalha jurídica amarga."

A Lua de Mel tem um início lento, porém, divertido. Logo no começo, o leitor é presenteado com a personalidade histérica e confusa de Lottie. A personagem está mergulhada em dúvidas e desejos ocultos e por meio de situações constrangedoras, tenta sair daquela esfera sombria.

Em direção ao futuro, mas de olho no passado!

Percebe-se que a autora quis trabalhar com duas personalidades distintas. Lottie é completamente diferente de Fliss, como é a maioria dos irmãos atualmente. O problema é que ela se perdeu nessa trajetória. O leitor irá se apegar no personagem que mais tem haver com ele, ou seja, eu me apeguei a Fliss. Ela é segura, inteligente, madura. Fiquei com vontade de pular os capítulos de Lottie e passar logo para os pensamentos e dúvidas de Fliss. Acho que a autora falhou um pouco nessa construção de personalidade. Já pensou se o leitor não se identifica com nenhuma das duas? Iria ser péssimo!

"Algumas crianças pensam que são o Harry Potter. O meu acha que é uma astro de DVD de auto-ajuda."


A Narrativa de Sophie é totalmente diferente em A Lua de Mel. Os capítulos alternam entre Lottie e Fliss, tudo em 1° pessoa. A autora consegue dar uma fluidez indescritível a narrativa. Os acontecimentos são bem organizados e tudo passa com naturalidade, sem parecer forçado ou, até mesmo, exagerado. Nesse quesito, o livro não me decepcionou em nada, tanto que li em apenas dois dias.

O que falar sobre a edição? Agradou-me muito! Erros gramaticais são praticamente inexistentes dentro da obra. O leitor encontrará erros de digitação e palavras apagadas, mas já estou acostumado com essa tipologia da Record (infelizmente). A capa é maravilhosamente linda e consegue refletir tudo aquilo que a história quer passar. É séria na medida certa, sem deixar de chamar atenção.
"(...) - Uma vez ele até disse que você jogou todas as roupas do seu marido na rua e chamou os vizinhos para pegarem o que quiserem!” (...) Ele tem uma imaginação e tanto! Meu rosto fica quente. Droga. Pensei que ele estivesse dormindo quando fiz aquilo. - Que imaginação! - Tento falar com naturalidade - Quem faria uma coisa assim?”

Creio que não irei conseguir me expressar melhor prolongando ainda mais essa resenha. Por isso, termino aqui. A Lua de Mel é um livro que cumpre com o seu papel. Entretêm e, além disso, faz o leitor refletir sobre diversos assuntos. Você poderá se irritar com Lottie várias vezes e vai querer matar a autora em outras, mas tudo isso vale à pena. Espero que devore o livro tão rápido quanto eu. Recomenda-se a todos, principalmente aos apaixonados.

18 comentários:

  1. Oii..
    Tenho muita vontade de ler o livro, também acho a capa linda.
    Que bom saber que gostou e que o livro tem uma pitada de divertimento.
    Espero ler em breve. Bela resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel, ai que tudo, eu também devorei esse livro, a escrita da Sophie Kinsella é uma delicinha, fico feliz em saber que a leitura foi boa pra você também!
    Beijinhos

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh segunda resenha de livro da Sophie que leio hojee. Amei. Tenho Lua de Mel, mas ainda não li esse livro. Espero poder ler em breve. A Sophie tem esse ritmo bem humorado, leitura fácil... adoro

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gabryel, eu tenho muita vontade de ler o livro, vou vê se compro!
    Abraços!!
    Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  5. Oie! Estou de olho no primeiro (creio eu) livro dela e gostei desse tbm! Vou procurar para ler!
    Amei a resenha!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/despertar.html
    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu ainda não li nenhum livro da Sophie? Sério.
    Mas tenho um dela aqui e pretendo ler o mais rápido possível, quero conhecer o trabalho da autora.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, mentira! Que personagem doida! Espero que quando eu for ler eu me identifique com a Fliss, mesmo tendo certeza que eu sou muito Lottie! RsRs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com/
    El Costa, do Confins Literários

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto o livro e estava muito ansiosa para lê-lo e você conseguiu fazer com que eu quisesse comprá-lo neste instante. Eu amo o modo como você escreve, sabe, não como qualquer blogueiro de site literário que só fala do livro, você demonstra amor pelo que faz. Beijos! www.letrasdepijamas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro bem encantador
    Gostei da resenha
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Todos falam tão bem dos livros da autora que acabei comprando nessa promoção da SARAIVA. Não só esse, mas os outros que eu vi resenhas no youtube. Só não consegui comprar mesmo Os Segredos de Megan Corrigan. Estou doida atrás. Quero muito ler livros assim LEVES, porque tenho precisado sabe? heehehe...Mas eu adorei a sua resenha e espero poder gostar também quando chegar aqui em minha casa.

    Se cuida linda e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um bom livro !!
    Adorei sua resenha !
    Beijos !!
    http://adventure-of-two-girls.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já imaginei como será minha reação em relação as personagens, com certeza já sei quem será minha preferida.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Comprei esse livro há alguns meses, to cheia de vontade de ler...
    Mas e o tempo?
    Tá cada dia mais difícil ler por aqui :(

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gabriel!
    Tenho muita vontade de ler algo da Sophie, até tenho um livro dela aqui mas é o sexto volume da série Os Delírios de Consumo de Becky Bloom :/ Adoro chick-lits, então creio que essa seja uma boa dica.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá Gabriel!
    Não acredito que não li nada da Sophie Kinsella ainda!
    Pretendo começar com o Fiquei com o Seu Número e, após essa incrível resenha, espero ler esse logo em seguida!
    O livro parece ser apaixonante e muito, muito envolvente. Do jeitinho que eu gosto <3
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá! Eu ainda não li nadinha da Sophie Kinsella venho a muito tempo querendo e acho que vou começar com esse! Gostei muito da sua resenha :)
    Beijo!
    sonhandocomlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Eu ganhei esse livro no final do ano passado mas ainda não li ele. Eu amo os livros da autora e comprei vários em uma promoção que encontrei no submarino. Quem gosta do gênero acho impossível não gostar dos livros dela. Bela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Ai amigo, você bem sabe o quanto sou maluca por essa autora! Ela me encanta em qualquer coisa que faça!
    Dos livros dela que li, achei esse o mais fraco, e mesmo assim ele era forte.
    Estranhei essa coisa de duas narradoras, mas ambas são maravilhosas demais para serem ignoradas.
    Esperando que Sophie escreva mais e mais e mais... Quem sabe ela não é um ser imortal?

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN