Resenha: Jardim de Inverno - Kristin Hannah

Olá pessoal, tudo bem? A resenha de hoje é mais do que especial, pois é de um livro que me marcou bastante. Confira!

Locais Onde Comprar: Saraiva, Extra  e  Fnac.


Título: Jardim de Inverno
Título Original: Winter Garden
Páginas: 416
Autor (a): Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Ano de Publicação: 2013

Avaliação:

Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 5/4,5 (Favorito)




Meredith é uma mulher sensata e bem sucedida. Tem marido e duas filhas, é conhecida como cabeça dura e consegue se virar em qualquer situação; Nina é estabanada e desleixada, apesar de ser rica e famosa. Visita seus pais apenas em datas especiais e sempre some sem avisar. O que essas duas mulheres tão diferentes tem em comum? São irmãs!

Anya é uma mulher fria e calada. É mãe de Meredith e Nina, as duas meninas culpam a mãe pela infância sofrida, pois ela nunca deu atenção para suas filhas e sempre as humilhou, mas será que as duas entendem os verdadeiros motivos por sua mãe ser assim?

No leito de morde de seu querido pai, as meninas se deparam com um pedido inusitado. O pai pede para que elas se aproximem da mãe e façam com que ela termine o conto de fadas que contava para as meninas na infância. O pedido é estranho, mas vai mudar drasticamente a vida das duas irmãs e mostrar que não devemos julgar o futuro, sem antes conhecer o passado.

Opinião:

Consegui comprar Jardim de Inverno em uma promoção por apenas 14,90 e, sem dúvida nenhuma, estava ansioso pela leitura. Aprendi a bastante tempo, que não devemos criar expectativas, independentemente da obra, mas quem disse que leitor aprende? Estava esperando um livro tocante e gostoso de ler, e quer saber? Encontrei bem mais do que isso.

" E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você a viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir."

Todos os blogueiros que já leram Kristin Hannah falam bem da autora, por isso fiquei com muito medo de não gostar de seu livro, pois iria começar a achar que estou sendo chato demais, mas ainda bem que gostei. Um fato curioso na história de Kristin são os personagens. Não consegui gostar de nenhuma das três personagens apresentadas pela autora, ao contrário, estava ficando de saco cheio. Aconselho você que ainda vai ler esse livro a esperar, pois tudo melhora.

As primeiras 100 páginas foram uma tortura para mim, a leitura estava lenta e passou pela minha cabeça abandonar o livro, mas graças a minha mãe, que insistiu muito para que eu não abandonasse, continuei lendo o livro e comecei a me surpreender. O conto de fadas não parece ter sentido no começo, mas ao longo do tempo tudo vai se encaixando e o leitor começa a se surpreender e criar teorias malucas para tudo aquilo.

"Cada escolha mudava a estrada pela qual se seguia e era fácil demais terminar indo na direção errada"

Livros que abordam a temática Guerra, sempre me atraem, pois sou apaixonado em História. Jardim de Inverno gira em torno do conto de fadas contado por Anya, que ao longo do tempo vai fazendo sentido e anexado neste conto estão às consequências da Segunda Guerra Mundial. É devastador para o leitor saber tudo o que as pessoas sofriam na época e o modo como Kristin narra, torna a experiência ainda mais dolorosa e instigante.

Apesar de ter comentado acima sobre a narrativa da autora, creio que ela precisa de um parágrafo exclusivo só para isso. Sensacional! Essas palavras definem aquilo que senti enquanto fui transportado às frias ruas de Stalingrado. Kristin consegue levar o leitor para um mundo diferente e mostra a verdade nua e crua por trás de um dos eventos históricos mais devastadores do mundo. O modo como ela é detalhista e narra o sofrimento de Vera é incrivelmente verossímil. Não há dúvida de que é uma escritora espetacular.

"Levanto-me. Meus joelhos doem e meus pés estão inchados, mas não me importo. Sou de Leningrado."

Não tenho palavras para descrever a edição da Novo Conceito, a não ser: Divina! A capa é magnificamente bela e transmiti tudo àquilo que a história quer passar ao leitor. Com folhas amareladas e diagramação harmoniosa, a editora mostra o motivo de ser tão adorada pelos leitores do Brasil inteiro. Parabéns NC!

Não tenho mais nada a falar sobre Jardim de Inverno. Recomendo este livro para qualquer pessoal, seja ela: homem, mulher, adolescente, idoso e etc. Você deve conhecer como é a vida nas frias ruas de Leningrado e se emocionar com essa história, digna de um Nobel... Obrigado pela experiência Kristin Hannah, em breve terei o prazer de ler outras obras suas.

– " Perder o amor é algo terrível – Mamãe disse suavemente –, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? Imaginando se se afastou cedo demais ou com facilidade demais? Ou se vai algum dia amar alguém novamente com tanta profundidade?"

26 comentários:

  1. Coincidência ou não, a última resenha que postei foi de um livro dessa autora. Assim que li Amigas para Sempre eu fiquei fã e quero ler todos os livros da autora.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel,
    Essa autora tem chamado muito minha atenção e só vejo coisas boas sobre ela, sua resenha só aumentou isso, obrigada.
    A forma como você escreve é clara e direta e nos dá bastante percepção de como você ficou enquanto lia esse livro e, ainda bem, que você teve uma ótima surpresa.
    Parabéns e beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriel!

    Conheço o trabalho da Kristin desde a Bienal do Livro de 2013, porque seus livros estavam em destaque no estande da Novo Conceito. Só leio coisas boas a respeito de sua escrita, mas ainda não li nada dela. Acho que vou começar por Jardim de Inverno. Ótima resenha!

    Abraços,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriel, tudo bem?
    Gostei muito de sua resenha, já sentia falta delas desculpe o meu sumiço em seu cantinho. Eu ainda não li nada dessa autora, mas conheço o livro de leituras de resenha que vejo por ai. Eu não sou muito ligada em história assim como você gosta, mas fiquei curiosa com o conto de fadas e receosa do cansaço das primeiras 100 páginas... É um livro que tenho vontade de ler, mas futuramente. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já me deparei com esse livro muitas vezes em livrarias porem sempre tem um outro que rouba a cena, "Jardim de inverno" não parece ser do tipo de livro que eu goste mas, enquanto eu lia sua resenha eu pedia mentalmente que você soltasse algum spoiler, porque eu fiquei muito curiosa. Se tiver a oportunidade eu vou ler sim, e espero gostar tanto quanto você.
    Parabéns pelo blog, estou seguindo. www.naoruiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. chorei tanto lendo esse livro, ele é fantástico. Adoro a escrita de Hannah.
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriel!
    Escolhi esse livro para ler ao acaso, por causa da autora, que sempre falarem super bem da escrita dela. Conforme fui avançando as páginas fui ficando cada vez mais intrigada com a história, e de início imaginei que o conto de fadas revelaria algo, e eu estava certa! rs Achei incrível o livro, e como você disse, é digno de Nobel!
    Amei a sua resenha! <3

    Beijo,
    annalelira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não sabia que o começo era ruim... Mas, pela emoção transmitida nas outras partes da resenha, percebi que vale a pena! Tenho "Por Toda a Eternidade" e preciso adiantar na lista de leitura depois de ler tudo isto.
    Parabéns pela resenha e concordo, a Novo Conceito sempre arrasa no desenvolvimento gráfico dos livros! Adoooooro hahaha
    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Também sou gamadona em histórias que tenham guerras como pano de fundo ou de frente mesmo. ahauahuahuaha
    Nunca li nada da autora, mas sou bem curiosa com ela também. Acho que não tenho medo de achar ruim, pelo contrário. Tenho medo de gostar demais e depois ficar pobre por querer comprar mais. hehe

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabriel \õ
    Cara, todo mundo fala bem da Kristin, né?! Uma amiga sempre me recomendou e tcharãn, comprei 'Jardim de Inverso'. Parece-me ser uma história realmente muito forte e significativa.
    Também sou apaixonado por História e livros que trazem isso com tanta profundidade e tão forma tão verdadeira acabam quase sempre caindo na minha lista de favoritos.

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabriel.
    Na época da escola eu detestava história rsrs, mas sempre gostei de livros que tratam o assunto através de uma narrativa mais leve e descontraída, e é dessa forma que estou sempre buscando mais informações sobre tudo a respeito da guerra, que é um assunto que desperta muito minha curiosidade.
    Eu ainda não li nada da autora, mas todo mundo fala muito bem da narrativa dela, espero poder conferir em breve.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Ei Gabriel

    Eu sou fã da autora demais! Este não é meu favorito dela, mas mesmo assim eu adorei, história linda. Se curte livros de guerra leia dela o Quando você voltar, é lindo demais.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oiii..
    Esta vendo valeu a pena escutar sua mãe. As vezes o começo de um livro é assim mesmo. Na maioria das vezes são eles que mais nos surpreendem.
    Faz muito tempo que quero ler este livro, mas não tive oportunidade.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gabriel!

    Ainda não li o livro, mas tenho muita vontade de ler. Até vi ele na americanas, mas estava sem money hahahaha

    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    P.S: No Top 10 Capas lá do blog você falou "As Memórias de Locket Lamora", mas o nome do livro é " As MENTIRAS de Locke Lamora".

    ResponderExcluir
  15. Esse livro entrou para a minha lista de favoritos, simplesmente amei tudo nele e ficou impossível não desejar ler outros livros da mesma autora. Infelizmente até agora só consegui ler este, preciso de mais tempo para por todos meus planos em prática kkkk

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha Gabriel! Estou ansiosa para ler Jardim de Inverno! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Gabriel,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, e pela sua resenha vejo que vou gostar bastante desse livro, ótima dica....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    A Kristin ta sendo tão comentada ultimamente que deu até vontade de ler algo dela, Jardim de Inverno parece ser mais legal que Amigas para sempre, fico feliz que tenha gostado e espero dar uma chance em breve.
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/
    **desculpa! tinha colado meu comentário no blog do renato hahahah

    ResponderExcluir
  20. Olá, Gabriel! Tudo bem? Li esse livro a um tempinho e gostei bastante! A autora é muito boa e embora só tenha lido esse livro dela, tenho vontade de ler todos!

    Beijinhos!

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  21. Ahhhh eu to doida pra ler um livro da Kristen. Uma amiga blogueira vive falando bem da autora. Tenho Jardim de Inverno e comprei Por Toda a Eternidade, mas ainda não li nenhum desses livros. NC sempre arrasando nas edições.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oiee

    Amo quando alguém lê esse livro kkkk que bom que você gostou porque esse livro foi o primeiro que li da autora e hoje amo demais a autora tanto que já li todos os livros dela e posso falar com toda a certeza é das melhores autoras do mundo :) Esse livro é de arrepiar.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!!

    Uau! Você me deixou na dúvida agora.. hsuahusa ganhei este livro e muitos outros numa promoção há um tempão, e quero lê-los. Estava mais na dúvida entre O Livro do Amanhã e Jardim de Inverno. Só que o primeiro estava ganhando. Agora.. estou realmente confusa. hsuahsua.. Parece que as duas autoras escrevem muito bem. Vou ver o que decido aqui. ;)
    Beijos!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Foi meu primeiro livro da Kristin Hannah e fiquei bastante impressionada com a escrita. Com o tempo, li vários outros e a autora com certeza merece o prestígio que tem.

    http://minhaestante-meuslivros.blogspot.com.br/
    Sigam meu blog lá, bjss

    ResponderExcluir
  25. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir
  26. O que dizer de alho que mexe com minhas emoções e me faz ficar a flor da pele... arrepios e lágrimas. Misturadas com sensações de euforia por lembranças de minha própria vida. Enfim amei cada palavra e cada emoção impressa. Obrigada.

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design