A Arte de Viver é Debater #4 - Organização da Estante

Olá leitores, tudo bem? Faz tempo que não faço essa coluna no blog, mas a inspiração veio e corri para escrever o post para vocês. O assunto de hoje é conhecido e amado por todo leitor: estantes de livro. "Bora lá"!

Nesta coluna irei trabalhar com perguntas e suas respectivas respostas, tratando de tirar dúvidas e debater sobre diferentes assuntos.




Organizar a estante pode ser um trabalho prazeroso e estressante. Tirar pó, arrumar aqui, mexer ali, ajustar e etc. Para ter uma estante bonita a organização é primordial e, é claro, a higiene. Contarei para vocês como organizo minha estante e darei dicas para aqueles que estão em dúvida do que fazer com os seus amados livros.

1: Organizo por: Editora, Cor, Páginas, Autor?

Minha dica é: Fique à vontade! Organizo minha estante por ordem alfabética de autor, mas posso mudar quando estiver achando que algo está errado. Para ter uma estante bonita é preciso estar feliz com ela, não apenas organizar de uma maneira X, sendo que você mesmo não gostou do que fez. Então digo, organize da maneira que preferir, mas faça direito àquilo que escolheu.

2: É recomendável colocar "bugigangas" na estante?

CLARO! Creio que o charme de qualquer estante, fora os livros, são os enfeites colocados nas prateleiras. Tenho bonecos de diversas animações espalhados por minha estante, além de objetos de Harry Potter, Jogos Vorazes, Canecas e etc. Sua estante tem que ter sua cara e transmitir aquilo que gosta, não só conter livros. Mas lembre-se, não vá deixar a estante parecendo exposição de 1,99, ok?

3: Quanto tempo posso passar sem higienizar minha estante?

A questão da limpeza é relativa. Existem locais que possuem uma grande concentração de poeira ou outros resíduos, por isso não se pode dizer a faixa de tempo exata que é recomendável se limpar a estante. Limpo minha estante a cada um mês e sempre encontro pó, mesmo achando que ela está perfeita. Se você não tem o hábito de limpar sua estante, tente se programar, pois a sujeira aparece de todas as formas. Seja nas prateleiras ou nas folhas amareladas dos livros.

4: Não tenho estante. O que faço?

Fique tranquilo, te entendo! Ganhei minha estante à apenas cinco meses e nunca senti tanta satisfação na vida, mas para aqueles que ainda não tem uma estante para chamar de sua, dou algumas dicas básicas. Coloque seus livros em locais pouco visitados, ou até mesmo no seu quarto, mas não deixe todos ficarem mexendo. Evite colocar seus livros um em cima do outro, pois isso danifica a capa e amassa o livro. Por fim, aguarde e insista para seus pais te darem uma estante (hahaha). Caso seja adulto e tenha uma renda individual fixa, junte dinheiro e dê prioridade para seus livros. Eles merecem!

Essas foram as dicas e sugestões de hoje pessoal. Vocês tem estante? Como organizam ela? Vamos conversar!

21 comentários:

  1. organizo meu livros por altura, minha estante é uma escadinha hahahah não são muitos, então dá pra achar rapidinho o que quero ler, mas acaho que ela tem bugingagas até demais, tá meio bagunçada tadinha, tenho que fazer uma limpeza logo. =*
    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Faz uma semana que ganhei meu livreiro e é realmente um prazer organizar os livros nele. Tenho alguns bonecos e cd's na minha estante.
    Arrumar ela é sempre divertido.
    Abraços.

    www.senhordoseculo.com

    Oops... já ia esquecendo

    Estou montando um grupo de divulgação para blogueiros masculinos. está no começo mas passa lá ;) https://www.facebook.com/groups/blogosferamasculina/

    ResponderExcluir
  3. Oi

    Eu organizo meus livros de uma maneira que acho só fazer sentido na minha cabeça. mas não é algo que possa se dizer "que organizado!". Não tenho estante e por enquanto não me faz falta. Esvaziei uma parte do meu guarda roupa que tem algumas prateleiras e guardo meus livro la, só não sei o que vou fazer depois que aquilo encher kkkkkkkk.

    Abraço

    Theo / Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Gostei bastante das dicas, eu organizo meus livros por ordem que li haha eu limpava por mês mas começou encher livros e dá mais trabalhos hahaha tbm ganhei minha estante há 5 meses hahaha
    Beijos - Doce Literário :3
    Confiram: http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie Gabriel =)

    Eu procuro organizar a minha estante por editora e tamanho. Infelizmente as vezes não dá muito certo, mas eu tento rs....

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tento organizar por preferência em meus armários.
    Mas, agora que não tenho mais nenhum espaço, estou deixando no armário os livros que eu ainda não li ou os meus favoritos e em um baú os outros. Essa tarefa é difícil, mas necessária.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Juro que estou quase morrendo de tanto clamar por uma estante para meus pais, não tenho mais onde colocar meus livros! :((( tenho uma prateleira, mas já encheu. Gostei das dicas, organizo por cor :D
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Como estou sem estantes, confesso que está tudo meio bagunçado!
    Mas adorei as dicas!
    Usar a criatividade é a melhor delas
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabriel!

    Eu organizo minha estante por editora. Ou organizava, rs. Há um tempo eu deixei de ser tão criteriosa quanto a isso, e agora ela ta meio bagunçada, mas ta lotada também, e só planejo organizá-la quando for colocar meus livros em uma estante maior.
    Adorei o post!

    Alice
    pirando-com-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Heyyy Gabriel, pois é não tenho estante, e nesses últimos meses minha quantidade de livros andam crescendo rapidamente. Estou perturbando minha mãe haha. Para tu ter uma noção estou colocando meus livros em cima da cama, embaixo da mesa do pc e etc. Socorro kk.

    Abraços,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Gabriel, tudo bem?
    Adorei seu debate de hoje, mas isso seria meio óbvio, já que estamos falando de estantes de livros. Eu ganhei a minha há quase um ano e ela já não cabe nenhum livro de maneira tradicional (na vertical). Portanto, eu organizo parecido com a sua, em ordem alfabética de sobrenome de autor, e aqueles que ficam faltando, eu simplesmente vou encaixando onde tem espaço, hahahah
    Eu também limpo, normalmente, uma vez ao mês e aproveito para organizar eles direitinho (pois acabo tirando do lugar para emprestar, ler ou mostrar para alguém). eu mesma que desenhei a minha, pois chegou uma hora que meu pai percebeu que estava passando da hora de eu ter uma... Então, fiz o desenho do que eu queria, ele comprou a madeira e fez para mim nas suas férias ^^ Agora vou ter que aumentá-la, hahahah
    Adoro colocar enfeites, mas acho que a pior aqui de casa é a minha mãe, que colocou alguns ursos de pelúcia que eu simplesmente vou ter que tirar pq acumula poeira :(
    Enfim, adorei o post mesmo, continue com esses debates que são ótimos para trocarmos ideias.
    Beijos!
    Amor em Ler | Estou sorteando um Vale Presente de R$ 50,00 lá no meu blog. Que tal você participar aqui?

    ResponderExcluir
  12. Oiê... tudo bem???
    Adorei as dicas... eu sou trabalhadora com renda fixa, mas sem espaço para colocar os meus livros nem que eu compre uma estante :(, porém estou estudando um espaço para crias umas bancadas na parede e isso é bem caro. Infelizmente com o pouco espaço que eu tenho não dá para coloca-los em pé como se deve... Eu limpo meu espaço dos livros a cada 20 dias pois o meu quarto é bem arejado e a tendência é a entrada de muito pó... postagem mais do que recomendada... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gabriel.

    Eu não tenho estante próxima, uso a da minha mãe.
    Adorei as dicas, abraços.

    Encantos Paralelos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabriel,

    Bom eu não tenho estante, então tem um rack na sala de estar, e ela abre e fecha com uma portinha de vidro muito fofa, então eu guardo eles lá, aquelas lembranças de aniversário de 15 anos eu uso para decorar-lá acho super fofas, eu limpo meus babys de 15 em 15 dais, pois eles precisam respirar um pouquinho, tiro pó e tudo, e organizo da maneira que acho que deve ser, cada vez coloco em ordens diferentes, sempre fica bem legal, as vezes minha irmã arruma também, fica legal, amei muito o post, irá ajudar muitas pessoas.

    Mayla

    ResponderExcluir
  15. Eu organizo os meus por gênero. Acho legal ter enfeites na estante, mas tem hora que atrapalha para procurar os livros. É muito bom quando ganhamos a bendita e colocamos os livros, não é?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oie! Adorei as dicas! Os meus estão por ordem de leitura por enquanto, mas na real são divididos por sagas! Ou autores! *0*
    Tem promoção no blog valendo um kindle!!!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/06/que-golaco-na-copa-e-bola-no-pe-e.html

    E se você puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/06/um-novo-amor-vista.html

    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  17. Eu preciso muito de uma estante. Por enquanto meus livros estão no meu guarda roupa, mas daqui a pouco eu não tenho mais espaço então tenho convencer meus pais a me darem uma.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu levo DIAS para organizar e limpar minha estante. É tanto livro que nossa... :O
    Mas pra mim fica melhor organizar por autor, fica mais fácil de encontrar os livros.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabriel

    Vou discordar só da primeira resposta rs, como bibliotecária sei que você realmente não pode organizar a estante da maneira que você quiser hehe. Você tem que pensar que quem gosta de livros tem 100 hoje, mas ano que vem pode ter 1.000, daqui a 5 anos, muito mais e aí? O jeito correto seria dividir em grandes assuntos se tiver espaço para tal e depois por sobrenome de autor, ou então só por sobrenome de autor. Por cor me dá arrepios só de pensar hahaha.
    abs

    ResponderExcluir
  20. OI Biel... Eu goto de combinar as cores na estante, deixando tudo bem colorido. Mas as sagas, e coleção de autores sempre ficam juntas. Ah, eu também adoro colocar endeites na minha estante, inclusive no Natal que eu coloco uns pisca-pisca nela, rsrs!
    Abraço! www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Gabriel!

    Ainda não tenho estante, mas tenho duas prateleiras para os livros nacionais e os estrangeiros ficam na parte de cima do guarda-roupa. Os organizo por editora, autor e série, porque sempre lembro de um livro pela editora que o publicou, nunca o autor! Acho meu modelo bem fácil, mas causa estranhamento de primeira.

    Abraços,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design