Resenha: Pausa - Colleen Hoover

Olá leitores, como vão? Depois de ter lido o maravilhoso Métrica fui noticiado sobre o lançamento de Pausa, que é o segundo livro da trilogia e, é claro, corri para ler. Confiram minha opinião!

"Tão brilhante e interessante quanto Métrica, Pausa é pura poesia."
                        Jamie McGuire, autora de Belo Desastre.

ATENÇÃO: Está resenha contém spoilers de Métrica

Título: Pausa
Páginas: 304
Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Gênero: Romance
Ano de Publicação: 2013
Avaliação:

Capa: 4/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 4/5


Após a morte de Júlia Will e Lake estão com a responsabilidade de cuidar de seus irmãos sozinhos, isso em plena flor da idade.

Sem seus pais a vida dos dois está desorganizada e perdida. Will divide seu tempo entre faculdade e Kel e Lake tenta estudar, arcar com a dor da perda da mãe e cuidar de Caulder, mas como "adolescentes" irão conseguir organizar sua vida enquanto cuidam de duas crianças?

Opinião:

Será difícil, mas irei tentar escrever está resenha sem soltar nenhum spoiler.

Ao iniciar a leitura me deparei com uma Colleen diferente de Métrica. O leitor atento ou até mesmo desatento percebe facilmente o amadurecimento da escrita da autora, não em termos descritivos ou narrativos, mas em termos Sentimentalista. Daí você me pergunta. Como assim? Explico! Em Métrica a autora trabalhou com eficiência os sentimentos dos personagens e conseguiu transportar o leitor para a mente de cada um deles, mas em Pausa algo a mais acontece e você se sente tão conectado com os personagens a ponto de se preocupar verdadeiramente com suas ações/consequências. É incrível!

Os personagens continuam os mesmos, mas a autora decidiu acrescentar dois novos personagens a estória: Kiersten e Shreey. Uma garota de 11 anos totalmente inteligente e irreverente e a outra a mãe dessa garota, uma mulher sabia e independente. Nenhuma delas está na estória atoa, cada uma tem um papel fundamental no desenvolvimento do livro. Ao decorrer da estória o leitor pode observar o amadurecimento dos personagens e enxergar com mais afinco a maneira como Lake e Will se comportar em meio às situações inusitadas.

" Se eu fosse um carpinteiro, eu construiria para você uma janela para minha alma.
 Mas eu deixaria a janela fechada e trancada, assim, toda vez que você tentasse olhar por ela... tudo que veria seria seu próprio reflexo.
 Você veria que minha alma é um reflexo de você..."

Li várias resenhas de Pausa, a maioria elogiava muito o livro, mas todas (sem exceção) ressaltaram algo que me deixou com uma pulga atrás da orelha. Métrica precisava de continuação? Não! Pausa é um livro muito bom, escrito de uma maneira singela e poética, mas é apenas mais do mesmo em comparação com o seu sucessor, não houve nada de espantoso a ponto de fazer com que o livro tivesse sentido de existência. Por isso me decepcionei com Pausa, nada é espetacular e sim uma nova visão sobre os mesmos fatores, já que o livro é narrado por Will.

"Meu avô coloca as malas perto da porta e vem comigo até a cozinha.
- Will, você já ouviu falar desse tal de Twitter
 Minha avó olha para mim e balança a cabeça.
- Ele comprou um desses marte fones. E agora  está tentando twiterar o presidente.
- Smartphone - corrijo. - E é twittar, não twiterar.
- Ele está me seguindo - diz meu avô defensivamente. - Não estou brincando, ele me segue mesmo! Recebi uma mensagem ontem que dizia: "O presidente agora está seguindo você".
- Que legal, vovô. Mas não, eu não uso o Twitter.
- Depois sou chamado de velho."

Todo livro possui um artefato que faz com que o leitor se encante por ele. Certo? Colleen decidiu colocar em seu livro mensagens da mãe de Lake que ela deixou para eles refletirem e usarem na vida. Cada mensagem é vista no momento certo e o leitor fica encantado com tudo aquilo. Adorei a ideia

A edição está ótima. A capa segue o padrão de Métrica e a borboleta de metal inserida na mesma é uma metáfora para tudo o que está acontecendo na vida de Lake e Will. A diagramação está impecável como sempre. Erros de ortografia não foram encontrados... Enfim, nada a reclamar!

"Agora que tenho você de novo, nunca mais vou deixá-la sair da minha vida. É uma promessa. Não vou deixá-la embora de novo."

Em meio a defeitos e qualidades, Pausa não chega ao patamar de cinco estrelas, mas toca o coração do leitor e o fãs ansiar ainda mais pelo casamento de Lake e Will.

12 comentários:

  1. Olá Gabriel!!!!

    Eu comprei Pausa assim que terminei de ler Métrica, não consegui me segurar rs, ainda não li, pois tenho outros livros na frente, mas estou pensando seriamente em trapacear e colocar ele na próxima leitura.

    Parabéns pela resenha que está impecável como sempre.

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li o livro "Métrica", mas confesso que já fiquei curiosa rsrs. Se "Pausa" não é beeem uma continuação de Métrica, ele pode ser lido antes do primeiro? Porque gostei da sua resenha, parece ser um livro bom :D
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Métrica não me chamou atenção,sei lá, já vi uns dizendo que essa saga é boa e tals, mas ela nunca me impressionou.
    beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito, muito, muito ler esse livro, adorei Métrica!

    Parabéns pela resenha.

    Beijos e boas leituras!!

    bruxinhaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabriel!

    Não li sua resenha por causa do aviso dos spoilers, mas quero muito ler Métrica. Minhas amigas falam muito bem sobre o livro e estou muito ansiosa para tê-lo em mãos.

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Li a resenha pulando algumas partes rs medo de spoiler (Pense como sou medrosa haha) como ainda não li Métrica eu vou deixar para ler a resenha com mais calma depois :) O bom é que só ouço elogios aos dois, não irei me decepcionar \o/

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que os autores tendem a fazer esse tipo de coisa desnecessária quando veem que os livros que escreveram são bons.
    Métrica foi um dos melhores livros que li ano passado, e de repente a mulher cria mais contexto para continuar uma história que já teve um fim perfeito? Ah, vá! Sem necessidade em último grau!
    Ainda não li Pausa, justamente porque estou revoltada com isso, mas pretendo ler isso, já que não sei parar nenhuma série no meio.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabriel,

    Leio sempre resenhas positivas dessa série, mas confesso que ainda não me despertou interesse, sua resenha ficou ótima....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabriel gostei muito da sua resenha e dos quotes, muito bom mesmo, ainda não li o livro, mas com certeza entrou para a minha lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabriel,

    Concordo contigo sobre Pausa não ter alcançado o patamar de 5 estrelas, ainda mais se comparamos ele a Métrica, eu particularmente sou apaixonada pelo primeiro livro. Pausa é bom, mais Métrica é muito melhor, esse é o mal do segundo livro, acho que os autores começam a encher linguiça e a história meio que se perde.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabriel!
    Gostei muito de sua resenha. Não li "Métrica" ainda, e tenho que confessar, é um livro que não chamou muito a minha atenção, porém depois de ler sua resenha fiquei bastante curiosa. Assim que tiver oportunidade lerei :)

    Beijos!

    Fernanda | Imaginação Literária
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/ (passa lá ^-^)

    ResponderExcluir
  12. Boa resenha! Os nomes estão trocados - Will é irmão de Caulder e Lake de KEl. Bjs

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design