Resenha: Enders - Lissa Price

10 de março de 2014

Olá leitores, tudo bem? Finalmente li Enders, o segundo livro da série Starters e hoje trago minha opinião sobre a obra. Vamos lá!

PS: Está resenha contém spoilers de Starters!

Título: Enders
Páginas: 288
Autor(a): Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Gênero: Distopia
Ano de Publicação:2014

Avaliação:

Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 3/5



Após presenciar o fim da Prime Destinations, Callie foi surpreendida com a voz de Velho novamente em sua cabeça. Depois desse ocorrido, ela começou a se perguntar se algum dia teria paz em seu vida e poderia conviver normalmente na sociedade, mas após uma ida no shopping, tudo desmorona e ela descobre que as coisas estão apenas começando.

Opinião:

Perceberam que o resumo foi pequeno? Pois é, não sei como, mas tentarei escrever essa resenha sem spoilers. Enders foi um dos livros mais esperados desse ano e com a sua chegada às livrarias, eu comecei a ficar maluco. Assim que comprei o livro não perdi tempo e fui logo tratando de ler, mas infelizmente me decepcionei!

Acreditem ou não a editora demorou cerca de um ano para lançar Enders no Brasil, o que levou muitos leitores a desanimarem da série (como eu), mas o maior problema é que ao retomar a leitura me peguei perdido no enredo e ficava me perguntando a todo o momento: Quem é esse mesmo? O maior erro da autora foi não ter inserido o leitor mais antigo a estória, e o pior, é que esse é apenas um dos erros.

"Eu já ouvira falar de pessoas que se esqueciam de bebês ou cachorros dentro do carro por acidente, antes da guerra, mas se esquecer do próprio corpo... essa era a primeira vez." Pag 92.

Estava orando encarecidamente para que a autora esquecesse o romance do primeiro livro e focasse apenas em Callie, mas a autora não fez isso. Um novo romance nasce em Enders. Não é algo ruim, mas é totalmente desnecessário ao meu ponto de vista. Outra coisa que me incomodou muito foi à superficialidade dos personagens. Tyler e Michael não obtiveram destaque na estória e ao mesmo tempo em que Callie lamentava a falta deles, estava glorificando o fato de eles não estarem sofrendo com ela. What?

A narrativa - assim como em Starters - está em primeira pessoa e a autora conduz a obra magistralmente, fazendo com que o leitor nem perceba que já se foram: dez, vinte, trinta páginas, mas os defeitos do livro chamam mais atenção do que as qualidades. Em Starters, Callie não tinha me irritado tanto, mas em Enders, ela pode pegar o seu Oscar de: Personagen chata do ano. Ao mesmo tempo em que está insegura diz que se sente segura, logo depois começa a reclamar da situação em que se encontra, mas não faz nada para tentar mudar aquilo... Pelo amor de Deus, não tenho paciência!

" - Por que vocês estão fazendo isso comigo? O que estão tentando encontrar? - Eles não respondiam a nenhuma pergunta que eu fazia. Para eles, eu era apenas um rato de laboratório."

Agora vamos falar da edição. Como sempre a editora Novo Conceito arrasou! A capa está maravilhosa e a diagramação do livro está impecável, as folhas são amareladas e as orelhas são de duas cores: Azul e Branco. Uma edição realmente caprichada.

O que foi aquele final? Tive a impressão de que Lissa Price queria terminar o livro em algumas horas. O vilão foi desmascarado rapidamente e o modo como tudo terminou foi totalmente decepcionante, o que salvou foi o último parágrafo do livro. Realmente foi muito bonito e me fez imaginar isto em um possível filme que a série irá ganhar. Se eu recomendo? Starters é um livro muito bom, já Enders decepciona... Leia por sua conta!

"Seremos muito mais bonitas se estivermos felizes por dentro. Se usarmos nosso cérebro e talento em vez de levarmos a sério  o que as pessoas definem como "bonito"."

16 comentários:

  1. Oi Biiel,
    Então... eu sempre fui louco pra ler Starters, mas agora com a sua resenha do Enders, eu não quero ler mais. :(( Todo mundo me falou muito bem do Starters, mas se Enders não for bom eu prefiro não ler nenhum dos dois para não me decepcionar.

    Sua resenha tá ótima como sempre Biiel, você me inspira para continuar com meu blog.
    um dia fico que nem você hahah.

    Abraços, Lê.
    www.obaudosmelhores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar da série, mas nunca me interessei muito, nem fui pesquisar nada... gostei da resenha, mas não leria o livro rsrs.
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A sua é a segunda resenha que leio desse livro e a sua opinião foi igual a da outra resenha que eu li. A pessoa também se decepcionou. Que pena, gostei tanto do primeiro livro e o final foi bem surpreendente. Mas fazer o que, vou ler pois não suporto ficar com histórias pela metade, mas já vou sem expectativa nenhuma.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Não curti Starters e nem me arrisco a ler Enders. E o pior é que todas as resenhas que tenho lido deste último têm sido bem negativas, pessoal se decepcionando geral (mesmo aqueles que adoraram Starters).
    A narrativa da autora e a trama não funcionaram para mim, não me convenceram.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. estou querendo ler o primeiro que eu ainda não li
    beijos
    livro-azul.blogspot.com.br
    (por favor me siga lá no meu blog , :))

    ResponderExcluir
  6. Nossa ja iuvi falar muito bem do primeiro livro, essa saga de alguma forma me chama a atenção, ja ta na minha lista <333
    beijos
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou mtmt chateada, tenho esse livro e não posso ler porque não tenho o anterior :(
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  8. O gênero já não me agrada, agora com sua resenha super sincera eu desanimei de vez. kkkkkkkkk

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o livro sensacional e não me decepcionei nem um pouco, sendo bem sincera.
    mas acho que é a segunda resenha negativa que leio.
    O livro me surpreendeu bastante. ^^

    Agora não sei se você sabe, mas a demora no lançamento de Enders não foi da novo conceito. Muito pelo contrário, O Brasil se não me engano foi o primeiro país a ter o livro lançado, sem ser os EUA. Lançamento nos EUA foi em Janeiro desse ano, NC lançou em fevereiro. Foi mais rápida do que muitas editoras hahahahaha

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriel,

    Terminei de ler esse livro ontem e achei bem mediano, acho que além da editora ter demorado para lançar o livro a história ficou bem fraca....gostei da sua opinião...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Gabriel!
    Eu ganhei Enders em um sorteio, e fui obrigada a comprar o primeiro para poder ler o segundo. Não li nenhum dos dois ainda... Mas estou bem ansiosa!
    Na verdade, estava... Agora estou com um pé atrás por causa da sua resenha. Já não gosto taaaanto assim de distopias.. E saber que esse decepciona, não é tão legal :( rs.
    Mas adorei a resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sad Life!
    Gostei de Starters, mas também não morri de amores. É tanto que nem li Enders. Quem leu foi Matheus, e ele teve uma opinião bem parecida com a sua.
    Pena que os autores fazem merda bem no fim dos livros. :/

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não li a resenha, pois ainda não li starters, e to MEGA CURIOSA *-*
    só esperando entrar em uma boa promoção hahahahah
    beijos

    http://livrodecapadura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu não li a resenha pq ainda não li Starters, que eu tenho aqui em casa o/
    Mas percebi que sua avaliação geral não foi tãaao boa! Espero não me decepcionar com a série!! =D
    Bjoss

    http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Acho que como todos que leram esses dois livros, gostei muito mais de Starters do que de Enders. Assim que terminei o primeiro fiquei muito ansiosa para ler a continuação, e me decepcionei. Assim como você tive a impressão de que a tia Lissa estava sem tempo. Bom, melhor seria que os seus editores tivessem deixado a criatividade dela fluir naturalmente. Ms uma parte boa sobre o final que ela escreveu é que ele deixa margem para uma terceiro volume (ou mais). A Lissa poderia desenvolver melhor as personalidades e habilidades dos jovens que foram apresentados, e nos mostrar um Ender morrendo de velhice. Tenho esperanças, vai que...

    ResponderExcluir
  16. Li Starters e estou lendo Enders. Descidi nem ler algumas coisas do post por causa de algum spoiler rsrs Conheci o blog agorinha. Ótimas informações, lindo design, tudo de bom. Sucesso carinha ^u^

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN