A Arte de Viver é Debater #2 - Emprestar Livros

22 de fevereiro de 2014

Olá pessoal, como vão? Preparei um post para vocês sobre um assunto bastante polêmico entre os leitores. Emprestar ou não emprestar livros?

Nesta coluna, irei trabalhar com perguntas e suas respectivas respostas, tratando de tirar dúvidas e debater sobre diferentes assuntos.


É muito difícil - quase impossível, encontrar alguém: seja ele um leitor assíduo ou não, que goste de emprestar livros. De acordo com o dicionário, o ato de emprestar é: "Dar ou confiar alguma coisa a outra pessoa, durante um período de tempo.", mas esse é o problema, como iremos saber se o cidadão que está com o nosso livro irá devolvê-lo? É aí que entra o desespero.

1: Não consigo dizer não. O que faço?

O ato de dizer não é realmente algo muito difícil de fazer, muitas vezes a pessoa fica sem graça de negar um empréstimo, mas ao mesmo tempo se sente tentada a sair correndo com o livro na mão e nunca mais voltar. Quer uma dica? Empreste, mas dê a pessoa um prazo determinado para entregar o seu livro e avise de antemão que se o mesmo chegar danificado será cobrado um reembolso justo, pois ele não é "Destrua este Diário".

2: Emprestei o livro faz 2 meses e até hoje não o vi. Socorro!

Você pode tomar duas atitudes nessa situação: Correr atrás da pessoa até o final do arco-íris ou Desistir e comprar o livro novamente. Sei que é chato quando emprestamos e a pessoa não devolve isso reforça ainda mais o conceito de não emprestar livros em nossa mente, o que é errado. Telefone e mande mensagens, vá até a casa da pessoa, pressione-a, mas se ela não devolver o jeito é comprar outro livro e nunca mais emprestar para ela novamente.

3: Emprestar é realmente algo ruim?

Não. Emprestar é um ato nobre, até revigorante em alguns casos. Todo leitor gosta de ver alguém ao seu redor lendo e se for um conhecido melhor ainda. Aconselho o empréstimo de livros ou qualquer coisa do tipo apenas para pessoas de confiança, empreste para uma tia que você gosta ou para uma prima cuidadosa, não adianta emprestar para o vizinho fanqueiro e depois reclamar do estado do livro (nada contra o funk). Pense, reflita e tenha em mente que você nunca terá garantia de um retorno saudável do seu bem material, seja ele um livro ou uma televisão.

Espero que tenham gostado do post e deixem a opinião de vocês nos comentários. Você acha que emprestar é algo bom a se fazer? Você empresta? Beijos e Abraços!

20 comentários:

  1. eu só empresto pra pessoas que sei ondem moram kkkkkkkkkk minha irmã e uma amiga que mora aqui perto. Ah, tem um amigo que empresto pq ele me empresta os dele tb. Mas já fiz isso com alguns que até hoje não me devolveram. Eu sou do tipo que fico cobrando até a pessoa tomar vergonha na cara e devolver. ¬¬
    detesto emprestar e as pessoas não se 'lembrarem' de devolver.

    http://torporniilista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu de vez em quando empresto meus livros, mas só empresto para pessoas que sei que realmente cuidam dos livros!!! Aaah e eu sempre coloco um marcador dentro, pra não correr o risco dela usar a orelha do livro, ou dobrar a página! hahahahah!! Adoorei o post!
    Beijos!

    ♥Juh♥

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É uma situação mega complicada, rs. As vezes a gente fica sem jeito de pedir, haha. O pior é a pena que dá!
    Abs!
    Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu geralmente confio, mas a partir do momento que a pessoa estraga meu livro...never more!
    Empresto tranquilamente para minha tia e algumas amigas que sei que vão cuidar. Mas tem gente que não dá.
    Já aconteceu da pessoa comprar um livro novo pra mim por ter estragado o meu, mas ai ela comprou versão econômica, e mesmo assim fiquei chateada =/

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,Biel!
    Que bacana essa discussão. Bem..eu detesto emprestar livros e quando cedo sempre me dou mal. A pessoa quando não devolve mais o meu livro, quando devolve o bichinho tá todo baleado. Meu Deus!
    Mas também não consigo dizer não. Acredita?
    Esse é o problema dos que tem bom coração..hahaha

    Bjs e bom fim de semana!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriel! Realmente, é muito difícil de alguém gostar mesmo de emprestar livros. Eu só gosto de emprestar para algumas pessoas, porque sei que vão cuidar bem do meu livro, e é sempre bom poder fazer com que alguém mais leia aquele livro, né?
    Não gosto muito de emprestar para outras pessoas que não tenho certeza de como vão cuidar do meu livro, mas tenho uma dificuldade gigantesca de dizer não. Não sei porque, mas eu não consigo negar (ainda bem que tenho a minha mãe para ficar dizendo para as pessoas que pegam um livro meu que tem que cuidar direitinho porque sou chata com essas coisas rs).
    Sobre o tempo, não tenho muito problema com isso, porque sempre sei com quem está e tenho como conseguir de volta. Além disso, sempre fico meio que em cima da pessoa perguntando o que ela está achando do livro e tal, então não tem como elas esquecerem rs.
    Emprestar devia ser uma coisa que todo mundo gosta de fazer, afinal, quem não quer que mais pessoas se apaixonem por aquele livro que você gostou tanto? Mas todos os problemas que as pessoas enfrentam emprestando livros acabam fazendo com que elas acabem deixando de fazer isso, o que é ruim.
    Adorei seu por.

    Beijos,
    Adri Brust
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriel, adorei o debate. Sei que emprestar livros é realmente um assunto delicado. Antigamente eu emprestava com prazer e nem me importava quando eles voltavam aos pedaços, ou nem voltavam, porque eu partia do princípio de que estava incentivando à leitura e isso para mim é primordial. Hoje, sei lá, algo mudou. Talvez por causa do blog acabei me apegando mais aos livros, e também por causa das parcerias e sorteios, acabei recebendo tantos livros legais e novos que não quero mais que ninguém encoste neles.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabriel,

    Gostei demais do seu post....emprestar livros é difícil, empresto mas para pessoas responsáveis e que tem um cuidado com eles, se é para acabar discutindo por desleixo com o livro é melhor não emprestar.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hello, xará!

    Bom, eu gosto muito quando as pessoas se mostram interessadas em ler, porém, eu não gosto nenhum pouco de emprestar meus filhos! Tenho 3 livros meus emprestados que nunca voltaram, tenho um que fui receber de volta após 5 meses, e o que eu digo a todos os que me pedem um livro é.. "vamos na biblioteca, se eu e você percebermos que tu tem paixão por livros, poderá pegar emprestados comigo todos os livros que quiser" e assim vou levando a vida.. claro que tem pessoas que eu empresto com o maior amor, mas sempre tem aquela pontada de culpa! :D

    GabryelFellipeealgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabriel, super interessante seu post, também tenho problemas em relação a emprestar meus livros. Tenho que confessar que embora goste de ver as pessoas ao meu redor lendo, não gosto nem um pouco que sejam com os meus livros. Motivo: Já emprestei meus livros e ainda empresto para pouquíssimas pessoas de confiança, e a realidade é que eles nunca voltam da forma que foram, pois as pessoas nunca dão o valor ou a importância que damos aos nossos livros, e vamos ser realista, vivemos em um país que além de não influenciarem os seu habitantes a terem hábitos de leitura, também não facilitam financeiramente a compra dos livros. Infelizmente ainda é um tanto caro se manter atualizado nos lançamentos literários.

    Beijos

    Glaucia
    http://www.maisquelivros.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu sou muito ciumenta com os meus livros, pois eu gosto de mantê-los perfeitos e se alguém pegar emprestado e devolver estragado eu fico doida. Eu empresto os livros, mas só para quem eu sei que cuida direitinho e quando eu não sei como a pessoa vai cuidar do meu livro eu empresto só aqueles que não são da minha coleção. Se o livro for muito precioso pra mim eu não empresto pra ninguém.

    Beijos,

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho muitos problemas quanto a isso, mas acho tenso também emprestar livros! Como as pessoas já sabem como eu sou com meus livros, sabem também que se for pra emprestar, ele deve ser devolvido em perfeitas condições HAHA
    Acho válido emprestar sim, mas sem deixar de avisar que se deve tomar cuidado com o exemplar, afinal, é emprestado e não dado.

    Bjss
    Daisy
    NUVEMDELETRAS.COM

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não gosto muito de emprestar não, viu? E também fico meio tímida em dizer um "não, não empresto".
    Bem, eu acho que, se for para emprestar, tem que ser pra quem a gente confia!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  15. OIII..
    Tenho ciumes demais dos meus livros. E no momento meu livro A culpa é das estrelas esta emprestado para minha prima. e Faz tempooo viu..rs
    Já pedi algumas vezes e nada..estou enlouquecendo, pois ainda nem li..rs
    Mas é dificil dizer não mesmo, ainda mais para prima. E dá muita vontade de sair correndo com os livros nas mãos...kkkk

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiiii :)

    Quando se trata dos meus livros eu não tenho vergonha nenhuma de dizer não rs.

    Não gosto de emprestar meu livros, me peça roupas, sapatos e etc.. que eu empresto sem problemas, mas quando o assunto é livro a coisa complica muito. Eu empresto livros para uma amiga minha que sei que cuida bem e ela sabe que mato se não cuidar e para uma prima que é professora entao sabe cuidar muito bem, fora isso não consigo, para os meus priminhos que pedem emprestado eu compro, mas não empresto não é uma questão de custo e sim de sentimento e egoismo mesmo.


    Adorei a coluna!

    Beijos

    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Mudou o layout? Ficou bem legal! Eu até empresto, para algumas pessoa selecionadas. Já perdi muito livro emprestado. Ora a pessoa acha que eu dei para ela, ora acha que o livro é tipo fênix, que ele vai renascer das cinzas e ficar novo para me devolver. Por isso agora só empresto para quem eu confio. Paguei caro por ele e tomo o maior cuidado e acho que se a pessoa não dá o mesmo valor que eu, não merece te-lo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Cara, eu sou um saco para emprestar!
    No momento tenho cinco livros meus emprestados. Três com o namorado e dois com o melhor amigo. Todos os dias eu pergunto a ambos como estão os livros. ahuahauhauhauhauha
    Fico querendo pedir de volta, mas meio sem jeito para eles não se sentirem ofendidos.
    Acho que vou colocar um cartaz enorme aqui em casa falando que não empresto, daí não preciso passar pela situação complicada de ter que emprestar. ahauhauhaua

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu sinceramente não gosto de emprestar meus livros, mas ao mesmo tempo quero que as pessoas leiam os livros que eu li. O problema é que elas sempre falam: - Ah, já que você tem me empresta!
    Eu só empresto livro a uma pessoa, minha prima. Pois nela eu confio mesmo, e ela pega os meus livros com medo de danificar. Hehe!

    Abraços, Biel!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Se eu tenho um defeito, é esse. Emprestar livros não é o meu forte, e, quando eu acabo cedendo sempre acontece algo e eu fico sem meus livros ou eles voltam todos danificados. Ai é um pouco chato, né? Por isso, sempre invento uma desculpa boa ou dependendo da pessoa, deixo bem claro a verdade rs.

    Beijos, Yo.
    oparaisodoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN