Resenha - Quem é Você, Alasca? - John Green

2 de janeiro de 2014



Título Original: Looking for Alasca

Autor(a): John Green

Editora: Martins Fontes

Preço Médio: 19,90

Gênero: New Adult

Avaliação:

Capa: 4,5/5
Diagramação: 5/5
Livro em Geral: 5/5. Favorito <3





"Talvez, eu tenha lido coisas melhores na minha vida, mas creio que nunca lerei algo mais profundo e sincero do que esse livro" - Autor: EU

Resumo:

Miles Halter é um garoto sozinho e que leva uma vida medíocre. Mora na Flórida e tem como paixão colecionar últimas palavras de pessoas famosas ou até mesmo anônimas. Cansado de tudo isso, Miles decidi entrar em uma escola preparatória no Alabama, para mudar um pouco sua personalidade e sua vida.

Ao chegar na faculdade, o garoto conhece Chip Martin (Coronel), Takumi e a garota mais incrível do mundo, Alasca Young. Após quase ser morto por um trote escolar, a vida de Miles muda totalmente e finalmente ele descobre como é: beijar na boca, beber, fumar e se consagrar um fora da lei universitário. 

Após diversos acontecimentos, Gordo (o apelido que Miles ganhou de Coronel), se vê em uma faculdade maravilhosa que apesar de possuir pessoas medíocres, ricas e mimadas, se torna um dos melhores lugares de sua vida, mas como nada é de graça, ele começa a se apaixonar pela garota inalcançável e misteriosa e se vê em uma situação de total tristeza e confusão.

Opinião:

Sempre costumo dizer, que a cada página aberta, novos mundos e pessoas são apresentados ao leitor e a cada nova descoberta nesse incrível mundo, tudo se clareia e se é ganho um incrível antídoto para a sabedoria e aprendizado. Quem é Você, Alasca? É um exemplo vivo disso.

Quem é Você, Alasca? Tem um ritmo de leitura fácil e fluído. O leitor não percebe o passar das páginas até o momento em que se é visto que o livro já terminou. A explicação para esse ritmo tão acelerado é a inteligência da escrita do autor e personagens carismáticos, misteriosos e excêntricos. Miles, Coronel, Takumi e Alasca são típicos adolescentes entrando na fase adulta, e com eles o leitor aprende o que se passa na cabeça de alguns jovens e lições importantíssimas para toda a vida.

Além disso, senti que nesse livro, John deixou registrado uma espécie de auto-biografia e transmitiu seus sentimentos e até mesmo coisas que já aconteceram na sua vida ao livro. Apesar de Miles ser, na minha percepção, o protagonista da estória, não há dúvidas que quem rouba a cena é Alasca e toda a estória ficar a mercê de seu bom humor e suas loucuras pra lá de sem sentido e inspiradoras. Alasca tem um espírito jovem, irresponsável e inovador e contamina todos a sua volta com o seu jeito de ser, principalmente o leitor.

A perfeição do livro já é algo indiscutível mas como tudo tem um defeito, o que me incomodou neste livro foi a constante ação de fumar, que os personagens exerciam durante a estória. De 5 em 5 páginas ou até menos, um novo cigarro é sacado do masso e isso se torna cansativo para o leitor que apesar de ir se acostumando, nunca deixa de ser perceptivo. As piadas críticas, inteligentes, negras e sarcásticas de Green caíram como uma luva para a estória e o modo como o autor as trabalha através dos personagens é algo que merece reconhecimento.

O uso de metáforas também é presente no livro e principalmente nos trechos que são trabalhados o amor incondicional, e o carinho humano. Tudo isso é muito válido e incrível, mas John também me chamou a atenção por sua intensa pesquisa para compor todo o livro. Ela é bastante visível em trechos que se referem a cultura da Flórida e de países mais afastados como a Índia.

A edição está muito boa. A capa, apesar de belíssima, deixa a desejar no quesito praticidade. Ao colocar a mão sobre ela as digitais do leitor são deixadas na mesma, assim como suor e isso é um pouco incomodo e anti-higiênico.

Houve um determinado momento do livro que um segredo assombroso, triste e ao mesmo tempo incrível foi revelado e o leitor é pego de surpresa e fica tentando imaginar qual será a próxima jogada de Green, que consegue conduzir a obra magistralmente. Quem é Você, Alasca? Com certeza ficará para sempre em meu coração e se consolida o primeiro livro de 2014 e um dos melhores da vida, até agora. Se recomendo? VÁ LER!

Quotes:

"Às vezes perdemos a batalha. Mas a farra sempre ganha a guerra."

"Estou cansado . Eu..." eu disse, então ela me interrompeu.
"Pobrezinho do Gordo. Quer que eu me deite na cama para dormir abraçadinha com você?"
" Não é má ideia..."
"NÃO! LEVANTA! AGORA!"

"Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."

"Eu sei que ele me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: "O outro lado é muito bonito." Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito."

Até logo!


53 comentários:

  1. Oiee ^^
    Comecei a ler esse livro há alguns dias, mas não consegui botar a leitura para frente. Acho que não estava com vontade de lê-lo *-* Um amigo leu e disse que é o melhor livro que ele já leu, mas não consigo confiar. Sou super fã do João Verde, mas acho que vou ler os outros livros dele antes de ler esse.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que estranho,pois eu não consegui parar de ler

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Gabriel! Estou ansiosa para ler Quem é Você, Alasca?! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriel,

    Esse é um livro que já está minha listinha desse ano, ganhei ele de presente completando minha coleção de Joh Green hehehe
    Parabéns pela resenha, também não gostei muito dessa capa que deixa nossas digitais :/
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel, tudo bem?
    Acredita que postei a resenha de "Quem é você, Alasca?" hoje também? Hahaha Que coincidência!
    Adorei a sua resenha e concordo com a sua opinião! Recomendo muito a leitura (:

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  5. Gabriel meu grande amigão, você não mentiu quando me falou que ia caprichar na resenha. Cá estou eu de "queixo caído" após ler essa resenha perfeitamente perfeita, hahahah! Fiquei curioso para ler o livro, esta é a segunda resenha do livro que eu leio, e sinceramente tenho que acrecentá-lo na minha listinha de desejados, hehe!

    Abraço, Biel :)
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu blog ! Visita o meu : www.garotapoetabyyasmin.blogspot.com

      Excluir
  6. Esse livro me fez pensar por dias e dias. Achei muito legal o que o John Green trouxe nessa história. Achei o livro bem realista e por isso se tornou um dos meus favoritos! Amo a Alasca exatamente por ela ser cheia de mistérios e por ela ser impulsiva.

    "Como sair desse labirinto de sofrimento?" é uma das frases mais geniais do livro.

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriel, adorei a resenha, com toda certeza vou ler, apesar de contar fatores que não concordo como o cigarro, o Green tem uma narrativa maravilhosa.
    Beijos

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriel!
    Muito boa sua resenha.
    Todos falam desse livro mas ainda não li.. Assim que tiver oportunidade lerei!

    Bjos e Feliz 2014

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é um dos melhor de Green!
    Arrasou na resenha Gab

    Te indiquei uma TAG
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu ganhei esse livro e está na minha fila de leitura, foi bom ler sua resenha, pois tinha lido antes que o livro era mais ou menos, agora me animei mais.
    Beijos.
    www.some-fantastic-books.com

    ResponderExcluir
  11. Eu simplesmente não consigo curtir os livros do John Green. Os acho forçados, sabe? Não consigo simpatizar com os protagonistas, que parecem excêntricos demais. E eles têm um negócio ao viverem suas vidas, em que eles parecem estar sempre "ao acaso"..

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabriel!
    Li esse livro há pouco tempo mas ainda não fiz a resenha. Gostei bastante, dei 4 estrelas, mas acho que o Cidades de Papel é um pouco melhor. Se ainda não leu, leia! Vai gostar também.
    Adorei sua frase logo no começo da resenha *.*
    Bjokas

    Samy Rabelo
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Estou querendo ler esse livro há um tempinho já; espero conseguir lê-lo nessas férias rsrs.
    Gostei da resenha!
    Beijos,
    Renata.
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa cara, todos falam muito bem desse livro, mas ninguém tinha falado tão bem assim quanto você! Muito boa resenha, só não gostei porque acabou me fazendo ficar mais curioso e provavelmente pular na frente da (grande) fila de leituras esse livro do John! kk Parabéns, ótima resenha!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito do livro, mas não achei nada de espetacular. Ultimamente to achando os livros do John Green muito parecidos =// Espero que mude minha opinião... estou lendo Cidades de Papel agora.

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabriel! Já li resenhas bastantes positivas sobre esse livro e a sua não foi diferente, mal posso esperar para ler essa obra que parece ser muito bonita mesmo! <3 Não gosto de pessoas que fumam, então fiquei com um pé atrás, acho que os personagens vão me decepcionar um pouquinho nesse quesito, então só lendo pra saber! Hahahaha

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  18. Parece bom, mas ainda não li nem um livro do John. (quero ler A culpa é das estrelas)

    Seguindo, retribui?
    http://www.wondermarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Gabriel!
    Tenho grande vontade de ler algo do Green, ainda não acredito que não li, seriamente. Este livro me parece excelente, darei uma pesquisada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Eu comecei a ler este livro, mas ainda não consegui terminar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bom?
    ¨Autor: Eu¨ hahahaha
    Eu li A Culpa é das Estrelas e, sinceramente, não gostei taaanto quanto as pessoas sempre falam. Mas por algum motivo estou ansiosa para ler Quem é Você, Alasca?. Algo me chamou atenção na trama desse livro, ele parece muito cativante. Sem contar que já vi várias pessoas dizerem que ele é melhor que A Culpa é das Estrelas!
    Muito bem escrita a resenha!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  22. MIL CORAÇÕES PARA ESSA RESENHA. Esse livro é lindo. Se eu não amasse tanto A Culpa é das Estrelas, até mesmo por ser o primeiro livro do John que eu li, com certeza Alasca pularia na frente. É um livro sensacional. Muito bem escrito que te faz morrer de rir e de repente :OOOOOOO. Meu irmão começou a ler e falava pra mim "caraca, esse livro é mt bom, muito engraçado, esse garça é mt engraçado". E eu falei pra ele "Daqui a pouco muda", ele não acreditou huahua teve um dia que ele veio aqui no meu quarto e me entregou o livro "Entendi pq vc disse que muda, não consigo mais ler." huahuahuahuahuahua Mas até hoje ele ainda tá tentando terminar. Não é que o livro seja ruim, mas ele toma uma profundidade que só o John mesmo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Confesso que não gosto de John Green e achei A culpa é das estrelas um livro muito ruim e bobo (minha opinião), mas esse parece ser diferente pelo que li na resenha.. Gostei de ler a sua opinião, fiquei interessado em ler essa obra e dar mais uma chance para o autor :D

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  24. Oiee =)
    Sou um E.T ainda não li nenhum livro do autor, pelas resenhas que li ele escreve muito bem, e a tua resenha só veio para confirmar, espero ter oportunidade de ler esse e ter uma leitura fluída e cativante assim como foi para você!

    Feliz 2014 e Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha! Eu estou doida para ler este livro, ele parece mesmo ser incrível.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. O defeito do livro são os personagens fumantes? Bom saber! Hahaha.
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  27. Pelo visto o amor de Green pela Flórida é grande.. já que ele foi criado lá.. Cidades de Papel também se passa por lá, e a Flórida novamente é cidade em Deixe a Neve Cair.. Adoro as mensagens que John coloca em seus textos e de sua narrativa leve e bem-humorada. Faz tempo que quer ler Quem é você Alasca? e depois da sua resenha minha vontade só cresceu. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Gabriel, tudo bem?
    O João Verde me conquistou com ACEDE, que é meu livro favorito nesse mundo <3 Estava super animada para ler Quem é você, Alasca, mas então uma amiga minha disse que não era bom. Graças a Deus que li sua resenha, minha vontade de ler o livro voltou com tudo haha Adorei!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Amei a resenha e quero muito ler esse livro!
    Achei muito legal o seu blog e já estou seguindo. Se puder dê uma passadinha lá no meu, diga o que achou, etc. Estou começando agora e sua opinião seria muito eficaz para mim e se gostar siga, se quiser claro, haha. Bom domingo e até mais, beijos.
    http://registrosporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Gabriel!
    Ainda não li nenhum livro do autor, apesar de falarem super bem dele.
    Personagens fumando também é algo que me incomoda... Na vida real então, mais ainda! Detesto cheiro de cigarro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  31. Esse livro é lindo mesmo, uns dos meus preferidos do John Green <3
    Apesar de eu não suportar a Alasca hahaha
    Beiijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  32. Ah, gostei de saber que ele é tão bom assim *u* será uma das minhas próximas leituras e estava com receio rs espero gostar tanto quanto você =)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Quero muito esse livro e.e Muitos dizem que é o melhor do Green!! E quero com essa capa *-*

    Bejos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá.
    Eu já li um livro deste autor, não achei extraordinário, mas bem bacana. Acho que essa obra é mais interessante e instigante do que a que realizei a leitura, estou curiosa. Também não gosto de capas que deixam a marca das digitais.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Já vi algumas resenhas sobre esse livro
    Mas não me chamaram atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Gabriel, tudo bem?
    Não vejo a hora de ler logo esse livro, porém bate aquela dó por ser o última do John Green para ler, porque os outros já li todos.
    Ótima resenha, parabéns!

    Até mais!
    Juliano. (diariodeumledor.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  37. Oi, eu quero muito ler esse livro, gostei bastante da sua resenha. Também não gosto quando toda hora o personagem fica fumando, se torna bem cansativo mesmo, se você for ler Diários De Carrie é a mesma coisa.
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oii,

    Eu também li esse livro e amei! Adoro a forma de escrever do John Green, tão simples mas tão bonita ao mesmo tempo. Adorei a resenha!

    Beijos,
    http://comoum-sonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Sabe um ser louco para ler estaa obra? Mais que até a culpa das estrelas? Entãoo... é como me sinto rs.

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Só li do autor "Cidades de Papel" e foi uma leitura razoável.
    Já ouvi falarem muito bem desse livro e agora estou completamente convencida a apostar!
    Poxa, eu também odeio vícios como cigarro e bebida constantes na história. Estou lendo Belo Desastre e o meu personagem queridinho é bem viciado nessas coisas :/
    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  41. Oi Gabriel tudo bem, tenho muita vontade de ler esse livro do querido João Verde mais conhecido como John Green rsrsrs. Muita boa sua resenha e gostei sobre a ressalva que você fez sobre o excesso de diálogos sobre cigarros, tem coisas que podem ser dispensadas né!!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  42. Oi Gabriel.. eu já ouvi vários comentários a respeito desse livro, mas até ler a sua resenha ainda não havia ficado com vontade ler. E agora, lendo sua opinião, eu fiquei aqui pensando 'preciso urgentemente desse livro'! Eu havia me programado para não comprar novos livros até ler todos os 'pendentes'.. mas, vou ter que fugir da minha programação! :P

    Beijos
    Carol
    http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Sou louca para ler esse livro!

    http://inthevelvetlounge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Este livro está na minha wishlist a tempos mas nunca consigo comprá-lo! Adorei a resenha e a frase lá em cima, digna do The New York Tomes haha

    isabelefarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Acabei o livro agora, eu realmente me impressionei, gostei muito, mas sempre me decepciono com os finais. Não decepção, mas sempre acho que poderia ter falado mais sobre cada um. "Quem é você Alasca?" é um livro que prende as pessoas, e também ensina, e ao ler esse livro você percebe o quanto a vida passa rapido e que devemos aproveitar cada segundo. Me emocionei muito com ele. E ao terminar ficam questões como: "O que tem do outro lado da vida?" "O que acontece depois?"

    ResponderExcluir
  46. oi gabriel...
    depois de ler essa resenha fiquei super curiosa para ler...
    (eu recomendo a culpa é das estrela é um ótimo livro...é realmente muito lindo)
    bjs...

    ResponderExcluir
  47. João Verde é um tremendo filho de uma boa mãe, além de matar o Gus, ele mata a Alasca, estou extremamente estressada com esse livro, tudo poderia termina felizzzzz, mas nãaaaaaaaaao ele resolveu mata-lá!

    ResponderExcluir
  48. Gostei da resenha, acho que voce defendeu brilhantemente seus pontos de vista, porém descordo do que voce falou. Ouvi muitas pessoas falarem dos livros de John Green e quando li confesso que me decepcionei. Achei tudo muito subentendido e muito questionados.

    ResponderExcluir
  49. Olá! Depois de ler várias resenhas fiquei curiosa quanto ao livro, e decidi ler! hahaha Mas estou com uma dúvida.. esse livro tem várias capas diferentes, e editoras diferentes também.. a estória muda em algo de editora para editora? Beijos!

    ResponderExcluir
  50. Resenha maravilhosa ! Parabéns !

    www.garotapoetabyyasmin.blogspot.com

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN