Resenha - O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Olá leitores, tudo bem? Hoje apresento para vocês a resenha de um livro bastante diferente e interessante. Vamos conferir!

ESTÁ RESENHA CONTÉM SPOILERS.

"Um dos personagens mais envolventes, charmosos e fascinantes dos tempos recentes." Times


Título: O Projeto Rosie
Referencial de Páginas: 320
Autor (a): Graeme Simsion
ISBN: 9788501402219
Editora: Galera Record
Gênero: Romance/Chick-Lit
Ano de Publicação: 2013

Avaliação:

Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 3,5/5 (Bom)



Don Tillman é um professor universitário de genética, tem 39 anos, um corpo que, de acordo com as mulheres, está no padrão certo, uma rotina extremamente organizada e controlada, mas. Cadê o amor?

Afim, de solucionar esse problema, Don cria o Projeto Esposa. O projeto consiste em diversas perguntas com diferentes temas, na qual mulheres vão respondendo essas perguntas e Don tenta encontrar a esposa perfeita, que é aquela que responde tudo aquilo que ele acha certo. Depois de inúmeras tentativas e "entrevistas" que deram errado, Don pensa em desistir do questionário, e passar o resto da sua vida sozinho, até que surge Rosie e tudo muda.

Rosie é uma mistura de tudo o que a de ruim de acordo com o questionário de Don, mas deve-se, lembrar que o amor não escolhe defeitos ou qualidades. Don descobre que Rosie quer encontrar seu pai biológico, então decide ajudá-la nessa missão, fazendo uma das coisas que mais gosta: ser organizado e trabalhar com genética. Será que isso vai dar certo? Rosie vai tolerar Don e suas chatices padronizadas? 

Opinião:

O Projeto Rosie foi um livro que me agradou e me decepcionou. Don é um protagonista diferente de tudo que já vi, ele é engraçado e, ao mesmo tempo, enjoado, além disso, é portador da "Síndrome de Asperger". Fiquei fascinado no modo como o autor conduz o personagem em intermédio ao seu objetivo, que é conseguir uma esposa e ao longo do livro ele vai se amadurecendo, mas sempre aos poucos, de uma maneira natural que não se pareça forçada ao leitor.
"Esse tipo de coisas é incrivelmente irritante. As pessoas podem falar sobre as supostas características de um geminiano ou taurino e passar cinco dias assistindo a uma partida de críquete, mas não conseguem encontrar nem interesse nem tempo para aprender o básico sobre aquilo do qual nós, seres humanos, somos feitos."
O autor escreve de uma maneira extremamente gostosa e fluída, apesar de que, o livro demora pegar um ritmo legal e o leitor só é brindado com o cálice do desenvolvimento, a partir da página 80 (pelo menos para mim) e com o surgimento de Rosie, tudo melhora. Graeme me fascinou, pois conseguiu unir duas pessoas com personalidades completamente diferentes e soube como ninguém conduzir o relacionamento das duas de uma maneira leve e engraçada. Aqui nada é forçado, tudo tem um motivo e toda a maluquice de Don é explicada ao leitor, o que não fica tão visível no gênio transtornado e brilhante de Rosie.
"- Você pagou a conta? - perguntei.- Foi assim que eu o distraí.- Pagando a conta?- Não, isso se paga no balcão. Eu simplesmente dei o fora.- Precisamos voltar lá.- Ah, que eles se danem - disse Rosie, enquanto entrávamos no Porsche. Aceleramos. O que está acontecendo comigo?"
O livro apresenta ideias inovadoras. É um balde de água fria contra aqueles que dizem que assuntos acadêmicos não podem se fundir com o amor. Ao longo da leitura várias obras são citadas e o leitor fica louco para pesquisar um pouco soube cada uma, além disso, Rosie dá uma dica de como Don pode se parecer através de uma citação a um personagem de um filme clássico e eu particularmente, achei essa jogada do autor genial.

Ao chegar à página 200 fiquei meio sem vontade de continuar a leitura, apesar de ideias geniais e personagens perfeitamente desenvolvidos, o autor começa a enrolar e colocar os personagens, em situações que, agora sim, se parecem forçadas. Nada instiga o leitor depois disso e aquela vontade de continuar a ler se torna escassa, assim a simpatia pelo livro vai reduzindo e se desenvolve algo totalmente contrário ao objetivo de um bom livro.
"- Uau - disse ela, bem baixinho, olhando para trás, apreendendo a vastidão daquilo tudo. Então, naquele pequeno momento ínfimo da história do universo, ela segurou minha mão e não largou mais durante todo o trajeto até o metrô."
A edição está fantástica. A capa do livro possui o título em alto relevo, e as imagens componentes de toda essa arte fazem total jus ao livro, citamos de exemplo: A bicicleta, a lagosta, o coração e tudo mais. As folhas são amareladas, e a diagramação está excelente. Erros foram encontrados poucas vezes, mas os encontrados eram erros de digitação e não gramática. Preciso dizer mais alguma coisa?
"Ela me deu um dos sorvetes.- Já que para você tanto faz, fiquei com o de damasco.Olhei para ele. Como dizer? Ela tinha lambido o sorvete.Mais uma vez ela leu minha mente.- Como você vai beijar uma garota se não quer dividir um sorvete com ela?"
O Projeto Rosie pode se tornar o livro perfeito para alguns, e algo comum para outros, fiquei no meio termo, mas sem dúvida nenhuma recomendo o livro. Beijos e Abraços!
" - Gene me mandou a mulher mais incompatível do mundo. Uma garçonete. Atrasada, vegetariana, desorganizada, irracional, nada saudável, fumante - fumante! -, com problemas psicológicos, que não sabe cozinhar, é matematicamente incompetente, com uma cor de cabelo artificial. Acho que ele estava fazendo uma brincadeira comigo."

18 comentários:

  1. Adoro chick-lit, é um dos meus gêneros preferidos <3 Gostei bastante da história do livro, é diferente e tals; e fiquei mais curiosa ainda é esse lance de Projeto Esposa que o Don criou. Deve ser bem engraçado :)

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu me senti como você na leitura desse livro, na verdade, igual a você, o livro me agradou e decepcionou ao mesmo tempo, o Don me irritou profundamente em alumas partes e em outras me agradou e enfim, agora não me sinto mais tão só, até porque ainda não tinha visto ninguém sentir o mesmo que eu na leitura desse livro. Ótima resenha!
    Abraços,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que livro PERFEITO!
    E essa capa... DEUSES... É LINDA!
    A história parece ser bem original, e eu amo isso <3
    Projeto Esposa? Acho que quando eu for ler esse livro vou morrer de rir!
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que capa linda é essa? Muito amor. A historia parece ser diferente, e um tanto engraçada, Hahaha.
    Tô te seguindo aqui, viu? Vem conhecer meu blog: llegaraquince.blogspot.com.br
    Beijoooos!!

    ResponderExcluir
  5. Oiie!
    Parei esse livro na metade e tenho medo de continuar. Ele ficou tão chato!!
    Adorei a resenha!!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriel!

    Já ouvi falar muito bem desse livro e como disse para alguns é perfeito e para outros nem tanto. A história me chama a atenção e fiquei curiosa, principalmente pelo protagonista. Que bom que apesar de tudo gostou e recomenda a leitura.

    Abraço

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ei Gab!
    Gostei desse livro!
    Muito metódico, mas incrível.
    Fiz o teste na época e não estava apta a ser esposa de Don.
    Ficou muito legal o novo Lay
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Desde o lançamento eu quero ler esse livro!
    O seu probleminha com a leitura quando chegou a página 200 me deixou com o pé atrás, mas pode ser que comigo seja diferente, afinal, cada leitura funciona de um jeito pra cada pessoa né! rs

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabriel! Esse livro é muito falado na blogosfera. Parece ser interessante, mas confesso que não tenho muito interesse em ler, ainda não!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  10. Amo essa a capa e sou louca para ler esse livro, quero muuuuito comprar kkk escuto falar bem dele.
    Adorei a resenha, muito bem explicada viu? ;)

    Beijinhos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu fiquei simplesmente apaixonado pela ideia do livro. Apaixonado MESMO. Gosto de livro com abordagens diferentes de romances, e esse parece ser bem inovador e diferenciado - não só pela questão da criação da página de perguntas e respostas, mas pela mistura de questões acadêmicas com a união do casal principal. Bem, bem interessante. Amo a editora Galera, é realmente uma das melhores editoras que temos atualmente no Brasil, e é a que tem um dos melhores catálogos do mercado.
    Fiquei bastante, bastante interessado mesmo. Valeu a dica! ;)
    Abraços!


    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gabriel, tudo bom?

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, até coloquei-o na minha meta para 2014.
    Bom, não li seu texto completo para tentar evitar os spoilers, kkk, mas o comecinho já mostra que a história deve ser bem divertida.
    Parece que você ficou dividido, hein, mas quando for "minha vez de ler" não quero me decepcionar.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha Gabriel! Já li O Projeto Rosie e curti bastante, mas me irritei bastante com algumas atitudes do Don. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  14. Que legal, esse livro parece muito interessante. Nunca ouvi falar, mas a sua resenha me deixou curiosa, não é preferido, mas é um bom livro né? Espero ter oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabriel, tudo bom?
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade de ler.
    Bem ousado você fazendo uma leitura com Spoiler, mas sei como é quando uma leitura te segura, não tem como não falar muito dela.
    E achei legal que entre o meio termo, você recomendou o livro.
    Bjs*-*
    Poliana Araújo
    Território das Garotas
    twitter

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabriel, tudo bem?

    Poxa, sério que vc deu bom para o livro? Vejo a galera falando tão bem. Tenho curiosidade em ler justamente por ser um "chick lit masculino". Mas entendo o que vc disse sobre o conteúdo do livro dar uma parada depois de certo ponto.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don. Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor. Leiam por vocês mesmos: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Projeto-Rosie

    Adorei a resenha! Bjus

    ResponderExcluir
  18. Estou lendo, Cheguei na pagina 200 e posso dizer que estou apaixonado pelo livro, como você disse esse livro pode se tornar para alguns um livro perfeito, e isso cabe perfeitamente a mim e a esse livro .
    umgarotoinwonderland.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design