Retrospectiva Literária 2013

Olá leitores, tudo bem? Vou contar para vocês a minha experiência com alguns livros em 2013, através de perguntas básicas e diretas.Vamos Lá!


Perguntas:

1: O livro que tirou seu fôlego.

Finalmente! Comecei a ler Harry Potter *-* e devo dizer que a Câmara Secreta tirou meu fôlego por inúmeros motivos mas o principal deles, foi a aventura incessante de Harry, Rony e Hermione e por causa do Fofo (meu cão preferido).

2: O romance que te emocionou.


Métrica foi um dos melhores livros que li na vida e me ensinou muitas coisas entre elas: amar o seu próximo, ter maturidade para lhe dar com certas situações e etc. Nunca irei esquecer esse lindo romance e as lágrimas que derramei com ele!

3: O livro que te fez refletir.


Sabe aquele ditado : "um livro pode mudar uma vida". Pois é. Esse foi o poder de O Menino do Pijama Listrado na minha vida. Um livro magnífico que ficará na minha mente para sempre e seus ensinamentos também. Recomendo!

4: O livro que te fez rir.


Com certeza Fiquei com o Seu Número, foi o livro que me fez dar mais gargalhadas em 2013, a cada nova página mais risadas surgiam e o meu encantamento pela protagonista se revelava mais forte. Inclusive, Fiquei com o Seu Número foi o ganhador do Oscar 2013 na categoria melhor livro resenhado (ta podendo).

5: O livro de fantasia que te encantou.


Eu que já adorava a "adaptação" de Como Treinar o Seu Dragão. Fiquei enlouquecido com todo o universo do livro que apesar de bastante infantil se mostrou inovador.

6: O livro que te decepcionou.


Eu sei que 80% das pessoas que lerão esse post vão me matar mas infelizmente, Cidade dos Ossos não foi tudo o que eu estava esperando, apesar de bem divertido o livro se mostra deverás clichê e até mesmo semelhante a algumas sagas (não irei citar nomes), foi uma grande decepção.

7: O livro que te surpreendeu.


Apesar de gostar muito do John, eu fiquei meio receoso a respeito desse livro, pois antes dele tinha lido ACEDE que não curti nenhum pouco (julguem-me) e por isso não esperava grandes coisas desse livro. A surpresa foi com o início do livro que já me agradou e com isso fui envolvido de uma maneira magnífica pelo autor e tive uma ótima surpresa!


8: Um livro nacional.


Como sempre a Paula me agradou e mostrou que a literatura nacional pode ser da melhor qualidade possível, basta se dedicar e conhecer o público a qual deseja atingir.


9: A capa mais bonita.


Não é só pelo design da capa mas por tudo o conjunto da obra. A capa de Delírio apresenta um relevo em suas letras, assim como um papel espelhado e laminado que compõe a capa. Com certeza foi a capa de livro mais bonita que vi em 2013.


10: O melhor livro de 2013.


Já falei muito desse livro por aqui e devo dizer que ele foi o melhor livro que li esse ano. Além de dinâmico,simples e emocionante, esse livro nos trás lições e ensinamentos cujo aproveitamento é enorme, agradeço muito por ter lido Caminhos de Sangue e espero aprender inglês logo para ler a continuação (A Intrínseca não publicará o segundo livro no Brasil).

Este ano li 71 livros, a maioria me agradou outros nem tanto mas todos eles me ensinaram alguma coisa. Ano passado, estabeleci uma meta de 80 livros e infelizmente não consegui cumprir mas ano que vem estabeleço a meta de 90 livros e espero conseguir. Espero que tenham gostado do post tudo de bom para vocês. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

33 comentários:

  1. Que livros, hein? Só li 1 desse (Teorema) mas, pelos comentários, entendi por que os escolheu. Também fiz uma postagem parecida, mas está programada para o dia 31.
    Até mais, Gabriel!

    casarvore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei-la, com um link para essa sua:
      http://casarvore.blogspot.com.br/2013/12/retrospectiva-2013.html

      Excluir
  2. Dos citados li Métrica (e entrou na lista dos melhores livros que já li na vida *-*), O menino do pijama listrado e Fiquei com o seu número.
    Quero muito ler Cidade dos Ossos - pena que você se decepcionou com ele =/ - e O teorema Katherine!

    Feliz Natal!
    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  3. Amei a retrospectiva, Biel. Fiquei morrendo de vontade de ler Métrica desde quando você fez a resenha. Também tenho vontade de ler o Menino do Pijama Listrado (aliás, era uma das minha metas pra 2013, mas acabei não cumprindo, haha).
    Como você, também não gostei de Cidade dos Ossos, só do filme, haha.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li alguns desses que vc citou esse ano tb, e concordo que a capa de Delírio é realmente demais! Umas das mais bonitas que já vi até hoje...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  5. Harry Potter sempre tira o fôlego haha
    Também acho a capa de Delírio linda, mas eu escolheria a capa de A Seleção
    Fiquei com vontade de fazer essa retrospectiva, você se importa de eu fazê-la no meu blog?
    Livros e Nutella

    ResponderExcluir
  6. Gente, você não conseguiu cumprir a meta de 80 e ainda aumentou pra 90?? Não entendi hahaha mas super boa sorte pra você, minha meta é dos 70 ainda, mas parabéns por já ter lido tanto esse ano! Gostei muito da sua retrospectiva e concordo com você em diversas escolhas!!
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah nossa eu concordo co você que O menino de pijama listrado é um livro para se refletir, traz uma abordagem bastante reflexiva, além de te mostrar o que ocorria na época. eu ainda não tive a oportunidade de ler Cidade dos ossos, mas pelo que ando lendo estou completamente desanimada. :\
    http://pantera-selvagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei da Tag, mas discordo um pouco hehe!
    Ah e me colocaram numa brincadeira e pediram pra indicar um blog e eu indiquei o seu: http://cantinhos2livros.blogspot.com.br/2013/12/vamos-brincar.html

    ResponderExcluir
  9. Paula Pimenta é diva néh?!? Virou referencia de autora nascional, ainda não li, mas pretendo ler em breve!!!

    ResponderExcluir
  10. Desses livros, só li O Teorema Katherine e O Menino do Pijama Listrado, realmente concordo com o que você comentou dos livros. Adorei!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem ?
    Vim aqui para dizer que ti indiquei a uma Tag no meu blog > http://apenasapaixonadaporlivros.blogspot.com.br/2013/12/tag-seis-livros-para-ler-nas-ferias.html

    Beijos
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. A capa de Delírio é muito linda mesmo.
    Paula Pimenta é <3
    Harry Potter também.
    Me emocionei com métrica também.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, adorei a retrospectiva. Harry Potter é uma das sagas que eu mais quero ler e o menino do pijama listrado realmente te faz pensar sobre muitas coisas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Cara, acho que a gente tem gostos literários muito parecidos, também me surpreendi muito com O Teorema Katherine e me decepcionei com Cidade dos Ossos, além de ter refletido muito durante e depois da leitura de O Menino do Pijama Listrado, com certeza é um livro para mudar qualquer um! Achava que só eu que tinha começado a ler Harry Potter só nesse ano, não me sinto mais só! Haha
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ameei a retrospectiva! Amei ainda mais ver que vc gostou de HP, é um livro perfeito não? >.<
    A Cidade dos Ossos tbm é ótimo!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei essa retrospectiva!!! Vou tentar fazer lá no blog também, gosto de relembrar as leituras e perceber se o ano foi ou não foi tão bom. SK realmente faz a gente rir muito, né?
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Já li Cidade dos Ossos e amei!!
    E Delírio eu acabei abandonando.
    Bjs!

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Nossa, que demais tentei fazer mas não tive tempo e já programei cada postagem...
    Claro que adorei ver o Harry ai rs, o livro é demais, sou fã o/
    Eu odeio ler série e me indicaram a de Instrumentos mortais, vou começar em 2014 para ver se agrada.

    Adorei.
    Abraços literários.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Pretendo fazer uma retrospectiva literária também! :) Ah, bate! o/ Também não curti A Culpa é das Estrelas! Na realidade, não curto nenhum livro do John Green, porque já começo a ler pensando que vai ser mais um livro com um personagem excêntrico e cheio de tiradas, que eu não me interesso.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adorei a Retrospectiva Gabriel! Postarei a minha no dia 31 ;)
    Bjokas

    Samy Rabelo
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. COMO ASSIM VOCÊ SÓ LEU HP ESSE ANO? nfhibhgsbhgs
    mds, menino, onde você esteve durante todo esse tempo? Teria te obrigado a ler HP bem antes hahha.
    Bjs.
    http://linhasemaislinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiii, nossa adorei essa retrospectiva . Cidade dos Ossos tbém me decepcionou :(
    E estou lendo O teorema de Katherine, espero que ele tbém me surpreenda.
    Muitos beijos!
    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei a retrospectiva, mas acho que a minha seria totalmente diferente da sua! hahahaha

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabriel, ótimas escolhas. Realmente, tanto Delírio quanto Pandemônio têm capas belíssimas que enchem nossos olhos. E se você já riu com Fiquei com seu número, precisa urgente ler O Segredo de Emma Corrigan e A Lua de Mel, também da Sophie Kinsella. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  25. Adoreisua seleçao de livros e confesso que fiquei curiosa para conhecer o livro que voce escolheu como o melhor do ano. Ainda nao conheço... Vou me informar mais, fiquei curiosa!

    Beijos
    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Amo retrospectivas e amei as suas escolhas! O post ficou muito interessante *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Harry Potter é sensacional! Ano que vem quero reler todos. *--*
    O Menino do Pijama Listrado é ótimo também e realmente faz a gente pensar.
    Beijos, Lery. :D
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi,

    adorei o post! Sério que leu 71 livros! Fiquei com invejinha agora, só consegui ler 65! Mas ano que vem se Deus quiser nós dois vamos conseguir chegar a nossas metas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Olá.
    Adorei sua retrospectiva. Métrica também foi muito emocionante e me ensinou muito. Não li O Menino do Pijama Listrado, mas vi o filme no colégio e adorei, pela simplicidade, inocência dos meninos, e pela mensagem que passa. Espero ler o livro em breve,
    Também ri muito com Fiquei Com o Seu Número, me fez comprar mais três livros da autora. A Capa de Delírio é maravilhosa mesmo, sempre fico admirando ela na estante...
    Já ouvi falarem muito bem de Caminhos de Sangue, espero ler em breve.
    Beijos e feliz ano novo!
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá, gzuis não li nenhum desses livros :o
    Comecei A pedra filosofal ontem, mas só termino em 2014 mesmo hahahahaha
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, eu amo HP e também acho Harry Potter e a câmara secreta de tirar o folego, amo O menino do pijama listrado e O teorema Katherine.
    Adoro retrospectivas dos blogs e adorei a sua.
    Beijos e feliz ano novo!

    http://pag394.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Gabriel!
    HP #2 tirou foi meu sono quando li pela primeira vez, morria de medo do basilisco (na verdade morro de medo da voz dele até hoje, mas enfim rs). Nunca tinha me interessado por Métrica, mas confesso que o tanto de comentários positivos sobre ele estão me animando, fiquei curiosa. Que pena que Cidade dos Ossos te decepcionou, né? Mas é realmente assim, tem gente que ama e tem gente que não gosta. Também não gostei muito de ACEDE, me decepcionei completamente com ele, apesar de ter gostado da história (expectativas demais :/), por isso tinha desistido dos livros do John Green, mas talvez dê uma olhada nesse. Tenho que ler logo os livros da Paula Pimenta, tenho alguns em casa mas nunca li. Gostei bastante da sua retrospectiva, muitos livros que já li e muitos que tenho vontade de ler. Tomara que esse ano você consiga ler não só mais livros, como ótimos livros.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design