Resenha - O Oceano No Fim do Caminho - Neil Gaiman

Olá leitores como vão ? desculpem pela minha demora para postar, ontem eu estava estudando para a prova de Química e hoje a energia acabou 15:00 e voltou 18:30, enfim.... preparei uma resenha bem legal de um livro que me decepcionou bastante, vamos conferir.

Título : O Oceano no Fim do Caminho
Referencial de Páginas : 208
Autor : Neil Gaiman
ISBN : 9788580573688
Editora : Intrínseca
Preço Médio : 19,90
Gênero : Fantasia
Ano de Publicação : 2013

" Uma fábula que nos lembra como nossa vida é ditada pelas experiências da infância. O que ganhamos com elas e o preço que pagamos."

Avaliação : 3,5 Estrelas


Sinopse : Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Complexo e ao mesmo tempo Fácil !!!

Comecei a ler esse livro com algumas ideias já formadas na minha cabeça, eu tinha em mente que encontraria algo fantástico, que me faria sonhar e voltar a minha época de criança feliz e brincalhona, mas infelizmente.. não foi bem assim !!!

Neil Gaiman construiu uma narrativa que em alguns momentos se mostra complexa para determinados tipos de pessoas e fácil para outro tipo, eu achei o modo como o autor conta a estória os dois tipos de exemplos que citei, percebi também ao longo da leitura, que esse livro definitivamente não é para todas as pessoas. Constantemente tive que voltar nas páginas, pois confundia tudo na minha cabeça e via que a estória estava se tornando chata e confusa, além disso tudo o que o autor propõem deve se lido detalhadamente pois Gaiman não entrega nada cru, tudo deve ser digerido e interpretado da maneira como o leitor bem entender.

Os personagens do livro são todos peculiares, encontramos desde uma bruxa até anciãs detentoras de magia "infinita", assim como a narrativa os personagens conseguem realizar feitos incríveis, a cada momento Gaiman apresentava algum tipo de feitiço que criou para a estória que me surpreendia e fazia com que a confusão começasse a se alastrar em minha mente, posso citar um exemplo, de um tecido que costura além de tudo o destino. Todos os personagens são bem construídos apesar de que, eu senti falta de maior descrição do passado dos mesmos e maior participação de alguns indivíduos na estória.

A edição da intrínseca está muito boa, não encontrei erros gramaticais graves apenas alguns deslizes que dizem respeito ao sentido, a capa representa um momento crucial do livro e enche os olhos de qualquer leitor que a vê, as folhas são amarelas e cada uma contam com diálogos bem distribuídos e  espaçamentos perfeitos entre parágrafos e falas, a capa apresenta apenas uma certa "altura" em sua orelha fazendo com que a capa sempre fique inclinada, assim dando a impressão que o livro foi marcado com a própria orelha ou algo do tipo.

Citei vários defeitos do livro e também elogiei acertos, então vocês devem se perguntar, o por que de mim ter dado três estrelas e meia, merecia umas quatro não ? eu digo que só não dei 3,5 porque definitivamente odiei o final, fiquei muito triste e ao mesmo tempo confuso com tudo o que me foi apresentado, fiquei pensando se faltou mais paciência ou algo do tipo ao autor, porque o livro acabou de uma maneira que mais parecia o último capítulo da novela das nove, sinceramente... não gostei nenhum pouco, recomendo esse livro a quem assim como o autor tenha a mente aberta, mais alerto para que beba algo antes de ler o livro para não acontecer como houve comigo, que fui com muita sede ao pote e acabei ficando sem a quantidade de água esperada.

Quotes :

" Eu adorava mitos. Não eram histórias para adultos e não eram histórias para crianças. Eram melhores que isso. Simplesmente eram.

" Eu vi o mundo no qual andara desde o meu nascimento e compreendi sua fragilidade, entendi que a realidade que eu conhecia era uma fina camada de glacê num grande bolo de aniversário escuro revolvendo-se com larvas, pesadelos e fome."

14 comentários:

  1. Essa falta de energia foi geral? Porque aqui em Brasília também faltou, mas foi das 13h às 14h (um absurdo!). Enfim... Eu ainda não tenho muita certeza se quero ler esse livro ou não, já li resenhas dele que me deixaram bastante curiosa como a sua, mas não tenho muita certeza se a narrativa do autor irá me agradar. Acho essa capa linda, e compraria o livro só por ela.

    Abraços, Raquel.
    http://viajandoclivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tenho esse livro na estante mas estou demorando um pouquinho para ler justamente por saber que é complexo. Tenho um certo receio de livros complexos e ouvi falar que Neil é o rei nisso. Nunca li nada dele. kkkkk
    Enfim, gostei da resenha. Quem sabe não aposto nele mais rápido.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gabriel!

    Primeiramente, confesso que me entristece um pouco que a leitura d'O Oceano no Fim do Caminho não tenha conseguido te tocar devidamente, da mesma forma que me tocou. Sou um grande admirador do Gaiman e este, em particular, arrebatou-me. Comecei a lê-lo despretensiosamente e antes que pudesse perceber me vi imerso na trama, enveredado com as personagens e preenchido por uma nostalgia sem igual, com um toquezinho de algo novo (minha opinião sobre ele na íntegra, caso interesse saber mais: link). Me encantou muitíssimo. E torço verdadeiramente para que, numa oportunidade futura, Consigas ser tocado pela magia do Gaiman.
    Quanto a resenha: gosto da sua honestidade. Ela conta muito nessa hora.

    Assim me despeço.
    E como há braços, abraços.
    Caleb Henrique - Viajante Literário

    ResponderExcluir
  4. Pena que você teve esse tipo de decepção, lembro que quando li esse livro, simplesmente adorei, li tudo num dia só até. Para mim foi um dos melhores que li nesse ano.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ótimo, mas, como você disse, que tem decepção não sei bem se é ruim ou bom. Bem, estou seguindo, se quiser me seguir [se quiser, sem ser chata u3u por favorzinho -q ] eu te esperarei lá :333 Até <3

    paradise-moon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriel, você chegou a acompanhar a Semana Especial sobre Neil Gaiman lá no blog? Se não acompanhou, super indico, porque talvez você descubra coisas bem interessantes sobre a obra e desvende outros mistérios que podem ter ficado mal entendidos. Este livro foi um dos mais belos que já li. Mas, gosto é gosto e não se discute né?! hehe

    http://www.recantodami.com/search/label/Semana%20Neil%20Gaiman

    Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. a historia e linda beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua resenha, ainda não li nada sobre esse livro, mas sua resenha me deixou muito curiosa, espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    Bru
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eita ! Tinha altas expectativas em relação a esse livro, mas pela sua resenha não tem nada de especial.
    Ótima resenha ( como sempre).
    Beijos, Polliana.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabriel!

    Poxa, é tão triste que você não tenha gostado desse livro :/ já ouvi muita gente falando bem, por isso, ainda vou dar uma chance pra ver com quem a minha opinião bate!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Outro dia estava vendo ma resenha da Tatiana Feltrin e nossa, eu tenho que ler esse livro. A hístoria, a sinopse, a capa me chamou muita atenção.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie :D

    Nossa estou mega curiosa para ler esse livro!!! Pena que o final te desagradou :(

    Nunca li nada desse autor e estou louca para começar por este, pois como voce disse, a capa arrebata qualquer leitor.


    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabriel!
    Nossa, eu tenho uma opinião que é totalmente contrária a sua (rsrs). Eu simplesmente amei 'O Oceano no fim do caminho'. Acho que o que mais gosto no Gaiman é justamente isso que talvez te incomoda um pouco: o autor nos dá a oportunidade de tirar nossas próprias conclusões.
    Acho a história completamente fantástica, com personagens interessantes e cenas ímpares e totalmente incríveis...O tecido que costura até o destino? Nossa, é uma das coisas que eu mais me surpreendi - positivamente falando.
    enfim, eu super adoro o autor e essa foi a primeira obra dele que li. E posso falar que não poderia ser melhor...
    Mas cada um cada um... Dê outra chance ao Gaiman. Ele é incrível! Talvez esse não tenha sido o 'seu livro' dele. :)

    Abs
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu comprei o livro na bienal e ainda nao tive a oportunidade de ler, mais depois dessa resenha fiquei curiosa ^^

    Beijos,
    Fernanda (http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design