Resenha - Métrica - Colleen Hoover

18 de novembro de 2013

Olá queridos leitores, como vão? Hoje estou aqui para falar de um livro que me tocou muito e me fez enxergar coisas que estavam escondidas no meu interior. Confiram a resenha:


Título: Métrica
Referencial de Páginas: 304
Autor (a): Colleen Hoover
ISBN: 9788501401861
Editora: Galera Record
Preço Médio: 19,90
Gênero: Romance/Drama
Ano de Publicação ( Brasil): 2013

"Único, diferente de tudo o que se vê por aí... Leia!"

Tamara Webber ( autora de Easy)

Avaliação : 5 Estrelas


 Após a morte de seu pai, a jovem Layken de apenas 18 anos é obrigada a se mudar para outro estado e se vê em uma total avalanche de sentimentos e emoções. Ter que deixar os amigos e ainda por cima conviver com a dor da perda do pai, está se tornando insuportável para ela. Em seu novo lar, Layken se depara com um garoto chamado Will, que abala com sua estrutura e começa a encantar em todos os aspectos.
 Quando finalmente tudo está dando certo, um acontecimento terrível desestabiliza novamente a vida de Layken e toda a sua família. Agora, ela se vê em uma enrascada. Devesse dedicar a mãe e o irmão? ou investir em seu novo amor? Essas e outras perguntas, fazem Layken enxergar o verdadeiro sentido da vida e como é difícil acrescentar felicidade verdadeira no coração.

Acabaram todos os meus post-its!

Falar de uma obra ruim já não é tarefa fácil. Agora, falar de uma obra que te encantou do começo ao fim e que se tornou uma referência de excelência para você, é quase impossível. Métrica, de acordo com o dicionário, significa: "medida do verso, separação e contagem da sonoridade das sílabas de uma poesia." Mas para mim Métrica passou disso.Se tornou algo encantador que me fez repensar várias atitudes. Um livro que me emocionou e me surpreendeu até o último parágrafo,até a última sílaba.

A autora apresenta personagens totalmente verossímeis e trabalha seus sentimentos e ações de uma maneira com a qual enxergamos nossas atitudes do dia a dia. Abordar temas comuns e que não estão envolvidos no meio da fantasia, é bastante difícil pois o autor tem quase o triplo de trabalho para expressar sua imaginação e originalidade, mas para Colleen isso não foi um desafio. Me apeguei aos personagens de uma maneira impressionante, cada um com suas características e defeitos, cada um com um pedaço do ser humano escancarado através de uma narrativa divina. Layken (para os íntimos Lake), me encantou do começo ao fim. E Will, seu par romântico, foi o personagem com o qual eu mais me identifiquei nesses aproximados 3 anos de leituras diversificadas.

Quotes marcantes não faltaram nesse livro. Desde poesias extremamente profundas, até piadas com um sentido totalmente realístico me estimularam a acabar com  a cartela de post-its e o livro ficou colorido de tanta marcação (isso me enche de orgulho). Autores que fazem isso já merecem ganhar um crédito tremendo com o seu leitor, porque mostram que são capazes de se expressar em qualquer situação. O modo como Hoover trabalhou com a poesia e com seus personagens foi incrível, cada poesia era elegante,bonita, e ao mesmo tempo melancólica e de uma força de expressão espetacular. Nesse quesito, a autora ganha meus parabéns novamente.

Trabalhar com personagens secundários é algo que os autores andam esquecendo-se. Quem acompanha o blog por mais tempo, sabe que eu me irrito muito com o fato de determinados autores deixarem seus personagens secundários que são determinantes para o desenvolvimento do enredo de lado. Isso faz com que um texto se desgaste e torne a narrativa muito arrastada, sem os queridos "personagem de fundo" para dar uma forcinha. Hoover soube caracterizar e dar foco para cada personagem que criou, isso me fez muito feliz e tive vontade de escrever uma carta ou email para a autora, agradecendo tal feito. Parabéns Colleen Hoover!

Vocês devem estar achando, que eu esqueci de falar sobre o romance, certo? Mas eu não esqueci, até porque o romance em sentidos variados está empregado em Métrica de uma maneira "tão natural, quanto a luz do dia." Assim como no livro "A probabilidade estatística do amor á primeira vista", Hoover não só explorou o amor entre Layken e Wil, como também fez isso com excelência com os outros personagens, como sua mãe o seu irmão e os próprios amigos da garota. Uma coisa rara de se ver e bonita também.

Para encerrar, quero agradecer a Colleen Hoover por me presentear com um livro tão fascinante, bonito, e bem escrito. Dou graças a Deus que a continuação de Métrica está para sair, pois não irei aguentar mais tempo sem Layken.

Leiam Métrica e se deliciem com essa maravilhosa estória de amor, superação, e acima de tudo uma lição de vida.

Quotes:

"Lake, você sabe que uma banda tem talento de verdade quando suas imperfeições são a definição da perfeição."

"Um milhão, cinquenta e um mil e duzentos minutos.
É mais ou menos a quantidade de minutos que amo você,
É  a quantidade de minutos que pensei em você,
A quantidade de minutos que me preocupei com você,
A quantidade de minutos que agradeci a Deus por você,
A quantidade de minutos que agradeci a todas as divindades do
                    Universo por você
                    Um milhão Cinquenta e um mil
                                   E
                            Duzentos
                            Minutos..
É a quantidade de minutos que você me fez valorizar Minha vida."

"O que você está sentindo agora, e a pessoa a quem suas palavras talvez afetem daqui a cincos anos, é por isso que se escreve poesia."

RECOMENDO!

18 comentários:

  1. Nunca fui muito fã de poesia, mas fiquei muito curiosa para ler esse livro.
    Sempre adorei um bom romance e espero poder ler este em breve.

    Abraço!
    http://oblogdazoey.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Biel, amei a resenha e fiquei morrendo de vontade de ler Métrica, principalmente porque amo poesia *-----*
    Gostei do fato de você ter falado dos personagens secundários. No meu livro eu estou dando pouca importância neles, e vou tentar mudar isso.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ler esse livro.
    Gostei muito da sua resenha :)

    http://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Só escuto falar bem do livro e morro de vontade de comprar e ler, cada vez mais hahha
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Esse foi um livro que me surpreendeu muito, estava esperando algo e tive essa grata surpresa, sei bem como é difícil escrever uma resenha de um livro que gostamos tanto, por mais que escrevemos sempre acreditamos que está faltando algo que não comentamos né?
    Esse é um dos meus favoritos, estou ansiosa pelo segundo volume "Pausa" que será lançado nesse mês.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Só vejo elogios sobre essa série, quero ler assim que tiver tempo. Acho que preciso de férias para começar os livros que possuem sequência.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  7. Eu li e adorei também! Não vejo a hora de ler a continuação.

    Amordelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriel!

    Que resenha apaixonada!! Ganha qualquer leitor com todo esse amor que você expressou pelo livro como um todo, mas o que eu mais gostei mesmo foram os quotes!!! *o* Adoro um romance, e achei lindos demais os quotes... acho que iria amar também esse livro!!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  9. Cinco estrelas, vindo de você é certeza de um livro maravilhoso.

    Eu já queria ler Métrica, li inúmeras resenhas (todas positivas), mas creio que a sua tenha me dado o empurrão necessário para que eu tome vergonha e leia, infelizmente esse livro deve ficar para o começo do ano que vem, até lá vou ficando na curiosidade.

    Ps: acho que você deveria escrever o e-mail rs

    Beijos

    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é muito fofinho!
    Não vejo a hora de ler Pausa e saber como ficou a vida deles!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!
    Também gosto quando os autores dão atenção aos outros personagens!
    Métrica está na minha lista de desejados!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gabriel! :)
    Eu estou doida para ler esse livro e amei sua resenha, me inspirou a lê-lo mais ainda.
    Vou correr pra comprar! \o/
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabriel!

    Tivemos impressões muito parecidas. Também adorei o livro. Ele conseguiu me tocar e comover. Fico feliz que gostou. Adorei a resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha, não sou muito fã de poesia, mas pretendo ler o mesmo e os quotes que você separou são maravilhosos!

    Beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que resenha mais linda, Gabriel :3
    Eu ando pelos blogs em busca de referências e eis que encontro uma resenha de um livro que já era desejado, mas que simplesmente pulos na frente de todos os outros e gritou: você tem de me comprar agora. *.*
    Pela sua resenha, percebe-se o quanto o livro é de uma singularidade incrível. Eu realmente me empolguei com a premissa e com o que o livro propõe. E ainda mais todo esse lance de poesia coisa e tal.
    Com certeza irei lê-lo!

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabriel! Cara eu confesso que ainda to meio em dúvida sobre ler ou não este livro; as opiniões que vi até agora são bem diversificadas, uns gostam, outros nem tanto. Como faz um tempinho que não leio nada no estilo de 'métrica', eu fico receoso de não gostar num primeiro momento. Acho que vou esperar mais pouco, mas sua resenha me deu um incentivo a mais para ler o livro num futuro próximo. Parabéns!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nossa tô fascinada por esse livro e lha que já saiu a continuação e eu nem li o primeiro, mas é falta de tempo!! rsrs, eu adoooro poesias de verdade mesmo e amei a capa desse livro!!! ACho que vou acabar pirando se não ler ele logo!!! Beijos!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii Gabriel ^^
    Realmente é irritante quando os autores acabam esquecendo dos personagens secundários, principalmente quando eles são quase tão importantes quanto os principais.
    Ainda não li Métrica, mas pelo jeito é muito bom, hem?
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN