Fãs Sensatos X "Fãs" Criticadores

20 de novembro de 2013

Olá leitores como vão? Hoje irei abordar um assunto bastante polêmico e que tenho certeza de que todos vocês gostarão de debater. Vamos lá!




Como interpretar a briga de fãs? Alguns dizem que brigam para defender sua série e deixa-lá sempre no topo da "cadeia alimentar". Outros, dizem que falam mal de outras séries pelo simples motivo de também sofrerem ofensas. Agora eu te pergunto: vale a pena rebater ofensa com ofensa? A solução é ignorar, discutir ou aceitar? Vamos falar sobre isso no post de hoje.

Discutir:

Se você entrar em uma discussão por motivo de uma saga, série ou qualquer coisa que goste muito, só irá conseguir inimizades e respostas chulas e desnecessárias. Debater, é um caminho viável e bem mais fácil de se entrar. Se bem que 80% desses fãs que se intitulam "loucos" por determinado assunto, seja ele série, música ou qualquer outra coisa, só estão ali para arranjar confusão e tentar fazer a cabeça de alguma outra pessoa contra algo. Então, o melhor caminho nesse caso é tentar debater, se não conseguir, saia!

Ignorar:

Talvez um dos posicionamentos mais difíceis quem um fã pode tomar é o de ignorar uma ofensa. Ver, ouvir ou ler alguém falando mal de algo que você gosta muito é doloroso. Dá vontade de voar no pescoço da pessoa, minto? Ignorando aquele comentário, você além de poupar seu tempo e sua beleza ( até parece em *-*), consegue adquirir mais auto controle, que é algo extremamente necessário nos dias de hoje. Para não terminar como aquelas torcidas organizadas dos times de futebol...

Aceitar:

Aceitação é algo incrivelmente complicado de se fazer. Confesso que olhar e simplesmente aceitar aquilo que o outro escreveu, é um processo complexo e angustiante. A vontade de argumentar com o indivíduo se torna quase insuportável e você chega ao ponto de gritar de raiva (já fiz isso). Alguns não conseguem aceitar que determinado aspecto de algo que gosta, pode ser inferior a alguma outra coisa que não gosta ou finge não gostar por ciúme ou coisa parecida. Mas isso é uma ação totalmente equivocada, pois comparar gêneros e tipos de coisas que não tem nada a ver, é algo muito irracional, vamos concordar. Então, aceite!

Agora que já expressei um pouco minha opinião sobre esse assunto, gostaria saber de vocês: o que acham dessa briga desenfreada dos fãs de determinadas séries, filmes, cantores e etc? Fiquem com Deus e obrigado por ler até aqui!

O que vocês verão abaixo dá nojo:




Olha que falta de senso!

29 comentários:

  1. Oi Gabriel! Adorei o tema que você trouxe, essas brigas todas só trazem prejuízos, porque eu posso sim gostar de duas séries de sucesso ao mesmo tempo, e essas pessoas que ficam fazendo essas briguinhas dão a entender que não pode. Me dá raiva sim ver pessoas falando mal de séries que eu amo, é difícil ficar quieta, mas aí eu vou ver e tem fãs da série que eu amo falando mal dessa outra série também, então eles perdem a razão.
    É muito difícil ignorar mesmo, você fica com raiva, mas discutir também não vai levar a lugar nenhum, porque a maioria desses fãs que ficam atacando as outras séries não vão mudar de opinião, então você vai ficar discutindo a toa.
    Gostei bastante da ideia do post.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi cara! Então, eu realmente acho ridículas essas brigas. Penso que, se alguém ofende algo que você gosta, você tem o direito de se defender. Agora ficar discutindo, é descer ao nível da pessoa. E é complicado também esse negócio de gostos, pois é muito subjetivo. O que é bom para um e lhe chama a atenção, pode ser ruim para o outro...
    Além de que, muitas vezes, comparam coisas que não tem nenhuma semelhança, não estão dentro da mesma "categoria".
    Bom, mas é claro que Harry Potter >>>>>>>>> outras séries.
    Hahahahahaha Brincadeirinha!
    Ótimo post, adorei saber seu ponto de vista sobre o tema.
    Abração!
    http://leiturasdoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriel, esse assunto é como pisar no calo das pessoas, eu já tive meus momentos (ta e quem não teve?) mais é claro q discutir não resolve, afinal o mundo se divide em dois grupos: os que amam Harry Potter e os que não possuem cérebro kkkkkkkkkkk

    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
  4. Eu fico é rindo quando começam, claro que me meto somente p falar : " eles estão ficando ricos e vocês discutindo besteiras" haha, amo todas as sagas que leio de um jeitinho diferente é claro.

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu nem perco meu tempo arengando com ninguém por causa de gosto literário. rsrsrs
    os harrylovers me odeiam, os 50tonsdemerda tbm me odeiam, fazer o que... rsrsrs

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou Twilighter e é realmente chato ver principalmente os potterheads falando mal de Twilight, eles sempre usam as mesmas desculpas. Cara não tenho culpa de meus vampiros brilham mais que vocês. Brinks, gosto de todas as sagas mesmo, e é complicado ver as pessoas usando desculpas estúpidas.
    beijos. www.vicioempaginas.com.br

    ResponderExcluir
  7. OI Gabriel.
    Juro que nunca consegui entender essas criaturas que ficam se insultando na internet por causa de algum livro, filme ou cantor. É tudo tão sem sentido que fico pensando que essas pessoas precisam é procurar uma ajuda psicológica urgente, para tratar essa raiva descontrolada.
    Nos anos em que fiz parte de grupos sobre livros, (resenhas ou apenas conversar) já presenciei verdadeiras guerras entre os leitores. E uma vez já fui alvo da raiva de um deles por ter comentado que não gostei de determinado livro. Na hora achei engraçado, mas hoje fico pensando como alguém pode entrar nos grupos apenas para fazer isso.
    Enfim, achei uma ótima ideia você abordar esse assunto, que infelizmente é evitado por muitos, mas que está se tornando um problema cada vez maior na internet.
    Abraço
    Nel
    maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu sempre vejo brigas nas redes sociais entre Jogos Vorazes, Harry Potter e Crepúsculo. Gosto das três séries, apesar de não ser fã de HP, e acho idiotice ficar brigando e discutindo qual é melhor. Todas elas são ótimas, e ficar brigando não vai mudar o fato de que são séries que fizeram um sucesso enorme no mundo. Brigas assim até parecem brigas de fandoms...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho que sou o tipo de fã que debate no começo, mas se vejo que estou perdendo acabo ficando disposto a tudo para defender minhas séries. Principalmente se for Harry Potter ou Jogos Vorazes, defendo com os dentes! Agora, falar mal assim - dessa maneira que você falou - acho que não teria coragem. Só em último caso ;D

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Excelente postagem! Além de não levarem a nada, essas discussões são completamente vazias. O importante é ler e gostar de uma série não impede de gostar de outras. Acredito que respeito literário é tudo!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, acho mesmo que o melhor caminho é aceitar a opinião do outro e respeitar. Veja eu a Aleska e a Michele somos adms do blog, eu sou mega fã da Saga Crepúsculo, as meninas são mega criticas... Bem, nós podíamos ficar brigando por causa disso, mas escolhemos aceitar cada uma a opinião da outra e viver em paz. Eu fico com meus amores pelos vampiros e elas com as criticas, somos felizes. Se estressar para que?

    Mas, reconheço que quando leio posts de pessoas que só viram os filmes e querem falar ou que só viram o ultimo filme e leram resenhas na internet e se sentem o ultimo biscoito do pacote criticando me da vontade de dar uma voadora e grita: "Ei vai ler o livro para criticar otário!"

    Todo mundo é livre para detestar, mas acho básico saber ser educado e só criticar o que conhece. Se quiser criticar Potter, Senhor dos Aneis ou o que quer que seja tem que ler e ser educado. Respeito cabe em qualquer lugar... Esse comentário ficou enorme néh?!?!?

    Pandora.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gabriel!
    Que ideia ótima para o post. Sou totalmente contra esse tipo de discussões, pois, além de não levarem a nada (no que falar mal de determinada série vai te ajudar?!), o assunto leva as pessoas a ofensas e atitudes medíocres.
    Acredito que o importante é o que você sente sobre tal saga, e, mesmo que não seja legal ver as pessoas falando sobre aquela nossa série preferida, precisamos respeitar a opinião de todos - o mundo seria um lugar tão melhor se isso existisse.


    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  13. Outro dia eu estava pensando nisso sabe, eu já entrei em brigas por causa de cantores e séries, mas eu tinha 15 anos!, hoje percebo melhor o quao infantil isso é, mas mesmo assim, com toda a adoração, nunca fui uma fã alienada, quando um ídolo começava á aprontar ou apenas querer aparecer eu sentia uma profunda decepção, mas nunca tentava brigar ou "passar a mão na cabeça" muito menos diminuir outros artistas por isso, o que vejo hoje são pessoas "retardadas" que vem na internet apenas para arrumar confusão e esculachar, ou o pior, "crianças" que ficam justificando atos indolores e, quando se acaba o argumento, partindo pra agressão verbal

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabriel, adorei o post.. sinceramente, acho essas briguinhas todas uma besteira.. já cansei de ouvir gente criticando livros que gosto e não é por isso que saio atacando o povo.. tento conversar, explanar minhas opiniões.. mas gosto é gosto e cada um tem o direito de pensar o que quiser.. infelizmente nem todos fazem isso da maneira mais respeitosa do mundo, mas cada um deve cuidar do seu umbigo.. senão vira bagunça. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabriel!Adorei o post.
    Eu já discuti muito com pessoas q criticavam o q eu gostava... de uns tempos pra cá resolvi ignorar, percebi q não vale a pena. O q mais me irrita são pessoas q terminam um livro q tem continuação e odiaram, mas q vão ler o segundo, o terceiro... Só para falar mal, para criticarem o autor... ridículo!

    Bj
    Eunice
    amordelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adoreeeeeeei esse post. E vou confessar que anos atrás eu já caí em muitas brigas por causa disso. Hoje eu já ignoro, porque eu sei que não vou mudar opiniões alheias sobre minha saga favorita, então eu deixo pra lá, sou mais feliz assim. Até porque existe outras pessoas que gosta do mesmo que eu, certo? Então invés de arrumar inimizades, procuro pessoas com o mesmo gosto.
    Beijos!
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. As vezes dá uma baita vontade de entrar numa discussão acalorada, mas temos que ser sensatos e respeitar o espaço do outro. Afinal, o que seria do azul se todos gostassem do vermelho né?

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tive que rir com essa comparação. Que coisa mais absurda!!!
    Cara, eu sou super fã de ambas as séries. É tanto que o nome da Terra Média será tatuado no meu braço e o símbolo das relíquias da morte na minha perna. Ou seja, é amor demais! E exatamente por isso que digo que não existe comparação com ambas as obras. Elas são completamente diferentes e individuais. Quem escreveu isso não tem noção de nada!
    Uma vez entrei numa encrenca pacífica porque publicaram uma matéria parecida com Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos. Dai o autor da matéria fez umas comparações absurdas acerca de Tolkien, como se o fato do cara ter escrito uma saga igual a essa numa trincheira de guerra fosse nada. Como se o fato de Martin matar cruelmente todos os seus personagens fosse mais realista, portanto melhor. Isso existe?
    Eu sou uma das maiores defensoras do universo que Tolkien criou, e acho que para esse tipo de opinião besta, é melhor ficar calado e pronto. Não se compara obras. Nunca! Cada uma delas tem os seus pontos positivos e negativos. Cada uma delas vai atingir de forma diferenciada a diferentes pessoas.
    Se o cara tivesse escrito ao contrário, tipo elogiando Senhor dos Anéis e criticando Guerra dos Tronos, eu teria a mesma opinião. São autores diferentes e coisas completamente diferentes. Acho que vale no mínimo uma ideia do absurdo que é uma crítica literária comparativa. Se é para criticar uma obra que não gostou, acho válida. Se não gostou acho de boa colocar suas opiniões e dizer onde você acredita que o autor errou e porque acha isso. O debate literário é uma ótima pedida, lembrando que tem que haver respeito. Mas um debate de comparação de obras é inimaginável!
    Amei demais esse seu post!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oiiiie :)
    Adorei o post ♥
    Eu nunca briguei com ninguém por causa disso. Eu acho que cada um tem a sua opinião e o direito de achar o que ela quiser de determinado assunto, mas confesso que dá muita raiva você ver alguém falar mal de algo que você gosta. Tudo bem não gostar, mas também não precisa criticar nem falar mal.
    Também acho errado pessoas que criticam e não conhecem. Como alguém pode falar mal de algo que não leu ou não viu??????
    Por isso antes de formar qualquer opinião ou falar sobre determinada coisa procuro ler ou saber a respeito daquele determinado assunto.
    Beijosss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei o seu post, muito criativo e bem escrito. Acho ridícula brigas entre fãs, mas confesso que nem sempre consigo me segurar rs. Sou uma Bey, ou seja, fã da Beyoncé e a "nossa" rincha com os fãs da Rihanna é bem grande, embora eu não saiba exatamente o por quê. Apesar de ter uma opinião formada sobre estes, sempre os respeito e respeito a cantora também, não vale a pena levar tudo ao pé da letra...

    Beijo,
    Rosa & Amarelo: http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Concordo que quando alguém xinga algo que gostamos nos sentimos ofendidos, mas às vezes eu só paro e penso, essa pessoa está ofendendo a mim, ou criticando algo que não gostou, odiou, num filme ou série que eu gosto? Se eu perceber que estou levando algo que não é pra ser pessoal, para o lado pessoal, tento ignorar ao máximo. Geralmente funciona, pois quando nos rebaixamos ao nível de quem xingou, perdemos a razão de dizer que a pessoa está errada. Eu acho que só vale discutir se você conseguir argumentar sem ser mal educado.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Gabriel,

    Você soube muito bem escrever, sobre as medidas que tomamos as vezes, antes eu brigava por causa de um cantor, falava mal de outros só pra defender ele, o que eu aprendi "nada", perdi boa parte do meu tempo com nada, hoje eu aceito na boa, mas as vezes eu defendo sem nenhuma discussão apenas com diálogo, e sempre conseguimos defender a série ou cantor sem ofender ninguém !

    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi! ^^
    Assunto realmente complicado! Gostei das três posições que você sugeriu. Eu sou mais ignorar, mas sabe o dia que você acorda de mal com o mundo. Aí é melhor nem entrar na internet.

    Eu penso o seguinte. TODA criação humana tem falha. Algumas gritantes, outras discretas, mas todas tem. No caso dos livros especificamente, as vezes o autor cria alguma coisa e não explica direito, faz algo "porque sim"... ou simplesmente o texto atinge umas pessoas diferente das outras.

    A questão é que somos todos diferentes. E não somos obrigados a gostar das mesmas coisas. Somos obrigados sim a respeitar o gosto dos outros. Mas respeitar não é fingir que gosta, que tudo é lindo só para agradar. Quem é fã de alguém ou alguma coisa deve aprender a OUVIR as críticas (claro, aquelas que feitas educadamente, quem não procuram briga com a única finalidade de irritar os outros) e argumentar, porque aquilo não é ruim, ou caso seja ruim, argumentar que para você esse detalhe não faz a menor diferença.

    Esse exemplo que você colocou no final é um claro exemplo de quem procura apenas briga. Aposto que os dois vilões (só conheço o 'tio Voldie'), tem, em sua criação, aspectos positivos e negativos. Se a pessoa que fez a comparação tivesse sido honesta com a descrição do Sauron, aposto que a disputa terminaria em empate.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabriel,
    tudo bem?
    É tão mais saudável a troca de ideias, fazer encontros para debater a história. Discutir e brigar são desnecessários e não levam ninguém a lugar algum. Opiniões sempre irão variar, pois ninguém é igual a ninguém. Por isso temos que nos respeitar.
    Gostei do post, super criativo.
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Gabrieeel *-*
    Haha, sou uma fã bem de boa, nunca critiquei pessoas por não gostarem do que eu gosto ou ficar fazendo comparações entre essas coisas *9
    Teu post ficou muito bom!
    Beijos
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  26. Adorei o tema e concordo que é de facto algo muito polémico hoje em dia. Acontece que na maioria das discussões, as pessoas em vez de usarem cada uma dela um argumento a favor do seu livro/série/cantor favorito, usam sempre argumentos a atacar o outro e assim nunca se chega a nenhuma conclusão. Mas pronto.... Eu limito-me apenas a ignorar, mas ainda não cheguei à parte da aceitação kkkkk
    Beijo, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  27. Eu nunca entro nesse tipo de discussão. Cada um tem um gosto e vai achar que o seu é o melhor sempre. Quando começam a falar mal de algo que gosto eu só pergunto: Você já leu? Não então leia antes de falar alguma coisa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  28. É a maior bobeira mesmo esse lance de brigar. Eu gosto muito de Crepúsculo e Harry Potter, e outra gosto de livros de literatura erótica, tipo Cinquenta Tons de Cinza e é muito chato os rótulos que as pessoas colocam na gente... Acho que todo mundo é livre, gosto é gosto e cada um tem o seu. Respeito!

    reinventandojulia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olhe só acho q está errado em brigar para ver qual dos dois filmes ( senhor dos anéis ou Harry Potter ) é melhor por que os dois são bons mas acho q para quem lê mesmo saberia que não tem como discutir muito sobre isso pois a J.K. Rowling quando era criança leu senhor dos anéis e era aquele tipo de fã número um e fez Harry Potter inspirada no senhor dos anéis , então sabemos que não tem oque discutir pois Harry Potter é em pequenas partes cópia do senhor dos anéis , principalmente os personagens . J. R. R. Tolkien era um ótimo escritor que colocou a sua criação a terra média no coração de muitos como a J. K. Rowling quase conseguiu fazer , ela só não conseguiu fazer completamente por que não inseriu em seus livros todo tipo de coisa necessária para uma narrativa perfeita , e assim não conseguiu nenhum Óscar nos seus filmes , diferente do J. R. R. Tolkien que conseguiu em 3 filmes 17 óscares .

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN