Resenha - A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick

Olá queridos leitores, hoje venho aqui contar para vocês a minha opinião sobre o livro A Invenção de Hugo Cabret uma obra que já foi adaptada para os cinemas, vamos conferir a resenha !!

Resenha do Filme/ aqui no blog : http://euvivolendo.blogspot.com.br/2013/03/pipoca-de-sexta-7-as-invencoes-de-hugo.html

Título : A Invenção de Hugo Cabret
Referencial de Páginas : 533
Autor : Brian Selznick
ISBN : 9788576752035
Editora : SM
Preço Médio : 39,90
Acabamento : BROCHURA
Gênero : Fantasia
Ano de Publicação : 2007

" Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras. "





Sinopse : Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas.
A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta
intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.


Misterioso e Inspirador

Até que ponto a beleza de um livro pode tirar toda a sua graça ? iniciei a minha leitura de A Invenção de Hugo Cabret bastante curioso e com as expectativas um pouco altas, ao longo da leitura encontrei inúmeros defeitos e acertos do autor e quero contar um pouco deles para vocês, a todo momento o autor nos atira a uma estória que se passa em Paris 1930 uma época interessante e que deve ser bastante trabalhada, senti que o autor não conseguiu trabalha-lá desta maneira, gostaria muito de saber mais sobre o ambiente em que Hugo está, gostaria de sentir aquilo que os personagens sentem através da narrativa do autor mas infelizmente não consegui me senti assim .



Fui surpreendido pelo número de imagens do livro, quase 80 % do livro são imagens, por sinal figuras belíssimas e extremamente realistas ( algumas são reais ), mas que em um determinado ponto do livro cansa o leitor, sei que a intenção do autor era fazer um livro para crianças mas creio que com o tema abordado e o modo como o autor conduziu o livro aparentou ser feito para jovens-adultos, o fato de que o tema abordado seja o cinema exige sim que muitas imagens sejam encorporados como instrumento de auxílio mas creio que houve uma dose de exagero .



Os personagens criados pelo autor possuem uma personalidade relativamente aparente da época, achei isso bastante interessante pois nem todo autor consegui transmitir o tempo para o personagem, Hugo mostra-se ser um garoto bastante calmo e ingênuo mais ao longo da obra somos surpreendidos por essa personalidade já montada em nossas cabeças, gostaria muito de saber se o autor se inspirou em algo de sua vida para criar seus incríveis personagens, principalmente a bela Isabelle uma personagem extremamente inteligente e encantadora, gostaria muito de que o autor tivesse desenvolvido um romance entre os dois .



Acho Paris uma cidade super gostosa de se ler, os costumes e as comidas são coisas que nunca me canso de saber mais um pouquinho, as pessoas de Paris possuem um jeito diferente de ser e o ambiente romântico e calmo da cidade transparece ao leitor a todo momento algo bastante curioso, o fato de boa parte da estória se passar em uma ferrovia de trem junto a grandiosos relógios também foi muito interessante, fiquei até com vontade de viajar a Paris ( quem não tem essa vontade ) ?



Algo que me decepcionou um pouco foi o desfecho da estória, esperava algo muito mais grandioso e que o autor desse mais destaque a descoberta do grande segredo a qual o livro aborda o tempo todo, acho que no final o gancho que o autor tinha para falar sobre o cinema virou assunto principal, fazendo com que os próprios personagens e toda atmosfera ali criada fosse deixada para trás por um assunto de maior preferência do autor da obra, se Hugo tivesse maior participação em toda essa estória creio que as coisas ficariam muito mais interessantes, ou então se o autor tivesse colocado maiores aventuras e deixasse esse lado imaginário se revelar através de suas palavras o livro se mostraria mais curioso .



Pensei que nunca diria isso mas o filme de Hugo Cabret se mostrou melhor do que o livro pois algumas coisas foram colocadas com maior ênfase o que fez com que o público se divertisse muito mais, não é todo leitor que ficará satisfeito com a peculiar estória criada por Brian Selznick mas todo esse mundo diferente e singelo poderá fazer você querer voltar aquela época de inocência e beleza pura .


Avaliação :

Capa : 4/5
Diagramação : 4,5/5
Personagens : 4,5/5
Livro em Geral : 3,5/5

Quote :

" Você pode criar sua própria estória olhando para uma foto "

27 comentários:

  1. Olá!

    Eu vi apenas o filme, aliás, um belo filme que vale a pena conferir. O livro parece muito bonito pelas ilustrações que mencionou e o foco parece o mesmo do filme. Gostei da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu fazia uma ideia completamente diferente desse livro. Bom saber pois agora perdi o interesse.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriel, adorei a resenha! Um livro um pouco diferente dos que vocÊ costuma resenhar por aqui. Acho que qualquer amante de cinema deveria ler esse livro, as referências do cinema são maravilhosas e eu tenho muita vontade de ler!
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com (comentá lá =D)

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro, nem vi o filme. Todo mundo que viu, fala super bem dessa história. Estou curioso, adorei a resenha.
    Abraços!
    http://livrolatraapaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi

    Li o livro a algum tempo e achei muito legal. O final é ótimo kkk
    E as figuras são muito legais, achei que ia ser um livro bem infantil por ter tantas figuras mas acabei gostando.

    Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabril, tudo bem?
    Eu nunca ouvi falar deste livro, mas logo de cara gostei da capa. Eu não sou muito fã desse tipo de tema, mas pela a sua resenha pude perceber que a estória é bem interessante, independente dos erros e acertos do autor.

    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriel, gostei muito de sua resenha e do seu ponto de vista sobre a leitura. Mas não é um tipo de leitura que instiga a minha vontade de ler. Não conhecia esse livro e nem que tinha virado filme. Mas enfim.. tem que goste do tema e da leitura e eu respeito demais... isso rs. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É o tipo de história que me chama muito a atenção, mas não sei por qual motivo insano eu nunca vi nem o filme nem li o livro.

    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu morro de vontade de ler esse livro e sempre que vou na livraria eu tenho que ver as ilustrações dele. Parabéns pela resenha, tá ótima!!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Gabriel,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e quero muito lê-lo.....boa dica....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro que todo mundo tem vontade de ler menos eu, não sei porquê mas nunca me interessei por ele "/ Um dia quem sabe...

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser legal, mas não me atraiu...
    A resenha ficou boa tbm!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu não gostei do filme, mas coloco mais fé no livro. Acho a edição um luxo e tenho muita vontade de ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Não conheço o filme, o livro parece interessante apesar das figuras em demasia. Mas não sei se leria por conta do desfecho que vc falou.

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  15. Nunca li um livro com tantas figuras assim. Como gosto de experimentar leituras diferentes vou me arriscar neste.

    Abraços
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li o livro, mas já vi o filme. No filme você consegui ter outro pensamento com relação aos sentimentos e o ambiente em que se passa a aventura. Posso disser que para quem não estava esperando muita coisa do filme me surpreendi muito e meu sobrinho de 7 anos, que na epoca tinha 6 anos ficou maravilhado.

    Bjos
    http://amomuitolivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii!!
    Eu assisti ao filme e gostei bastante, não sabia que o filme é melhor que o livro! Hehehe
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  18. Iria morrer e não ia saber que tinha o livro!
    Eu vi esse filme e adorei, fiquei encantada! Gostei de sua resenha, e fiquei curiosa pra ler o livro ^^
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie ^^

    Eu quero muito le-lo, acho todos os desenhos lindos, mas também achei que tem pouquissima parte escrita ...

    Mas ele esta na minha estante só esperando por mim :)

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. É sério que esse livro possui tantas imagens assim? *-*
    Putz, muito legal. Eu achava que as editoras deviam investir mais em ilustrações rs então adorei a novidade.
    Apesar de super me interessar no filme, eu ainda não assisti.. só fiquei babando o trailer rsrs
    Mas o livro não me cativou.. não sei se vou lê-lo; mas amei o quote que você separou =)

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  21. Esse foi um livro que não tenho vergonha em dizer: comprei pela capa e pelas ilustrações internas. Ainda não pude lê-lo, mas acho Hugo Cabret um livro mega bem trabalhado. rodei demais pra encontrar essa capa. Por aqui na minha cidade, só estava vendo a capa do filme. Como ainda não li, não sei dizer se as figuras cansam, mas realmente são muitas ao longo do livro.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, boa tarde :D
    Eu li o livro esse ano; achei bem legal a história, sem contar as ilustrações, que são lindíssimas *-* O filme ainda não assisti, espero ver logo *-*
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Vi o filme e odiei. Não percebi o porqué de tanta coisa e nem acho que deveria virar filme. Nem livro para mim é suficiente. E é enorme. NUNCA irei ler na minha vida...
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  24. Espero que gostem do blog http://itlivro.blogspot.com.br/
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Ví o filme e gostei muito, vou ler o livro, só não gostei mesmo da capa.
    http://nothingspoiledgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da sua resenha, para quem quer outra também, eu escrevi uma no meu blog http://stellasilvaluz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá !!!
    Adorei essa postagem !!! Enfim, como tenho blog e sei como é, usei sua o link da sua postagem como link da resenha do livro tudo bem?
    Qualquer coisa entre aqui e comente: http://tmalikfoureverdirection.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design