Seguidores X Editoras - Um Desabafo !!!

Olá queridos leitores, hoje estou aqui para fazer um desabafo pessoal e compartilhar com vocês um pouco da minha revolta, peço a todos que lerem esse post para expressar sua opinião para que consigamos enxergar diferentes pontos de vista .

O que vale mais hoje em dia ? O número de seguidores de seu blog ou o seu compromisso,organização, escrita e etc,. pelo o que estou vendo as editoras só ligam para números e não para qualidade, um comentário de uma amiga minha me chamou muito a atenção, não irei expor seu nome mas o comentário ficará disponível :

 Seguidores são só números, mas eu confesso que corro muito em busca deles, porque meu blog já tem mais de 3 anos e até hoje não consigo editoras, não importa o quanto eu escreva bem e blá blá. E todos valorizam muito, demais, seguidores. Ouvi boatos que o GFC em breve sairá do ar. Espero que isso aconteça mesmo. Daí vamos ver quem são os blogueiros por amor e os que possuem blogs apenas pra conseguir livros de parceria de editoras. "

Super apoio essa frase, hoje em dia quando você se inscreve para tentar algo com alguma editora que gosta o seu pensamento é : Como eu escrevo bem e meus post são todos bem feitos com certeza irei conseguir parceria. Ai chega o momento do resultado você vê que o nome do seu blog não se encontra lá e do nada a cara de pau da editora te envia o seguinte email .

" Não foi possível aceitar sua solicitação de parceria pois temos um número muito grande de blogs inscritos, mas não fique triste quem sabe o ano que vem . "

Daí você me pergunta - Gabriel qual é a sua reação com um email desses ?

Acho que no mínimo uma resposta mais decente por parte da editora, simplesmente falar que seu número de seguidores não são suficientes para a escolha deles, hoje em dia sua dedicação é medida por números e não por ideias, enfim.. esse foi um pequeno desabafo de uma pessoa com raiva desse sistema injusto, o que vocês acham ?

PS : Estou sem Computador por isso o blog se encontra sem posts atualizados nos últimos dias, assim que voltar com o meu Computador o blog volta a sua rotina, beijos e abraços e torçam por mim e pelo PC !!


32 comentários:

  1. Sinto dizer, que isso realmente é verdade, pois para eles isso acaba sendo mais publicidade para eles e seus livros se tiverem um número maior de leitores...mas com o tempo quem sabe nossos blogs se tornem mais visíveis na blogosfera <3
    Beijos :) Sucesso pra vce!

    meu blog (caso quiser dar uma olhda, adoraria saber sua opinião sobre ele): naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel. Eu entendo você, até porque já me inscrevi em duas seleções para parcerias e não passei, mas eu acho que existem pessoas que criam blogs hoje em dia, visando apenas os números e as parcerias. É claro que é sempre bom ter vários seguidores e ser parceiro de várias editoras, mas o foco dos blogs não é esse. Sinto falta daquela coisa amadora que era antigamente, sabe? Que as pessoas só criavam blogs porque gostavam do que estavam fazendo e porque queriam se divertir. Hoje em dia a competição é tão grande que tornou tudo muito profissional e várias vezes já vi sair brigas por causa de parceria. Por isso eu acho que só deve fazer blog, quem realmente gosta do que faz, não porque quer ganhar de alguém ou alguma coisa. Enfim, boa sorte para nós em próximas seleções :P Adoro o seu blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel,

    Eu sei que para algumas editoras o número de seguidores e as visitas ao blog importam, afinal para elas isso é uma forma de propaganda. Porém nessas últimas seleções vi vários blogs maravilhosos e relativamente pequenos que conseguiram parcerias.
    Esses processos de seleção são sempre estressantes, e parece que ser selecionado é uma forma de comprovar que o seu blog é bom! Meu blog é maravilhoso e perfeito pra mim, nunca precisei do apoio de editoras para ler. Ler e escrever sobre o que eu leio pra mim é um prazer e este é o verdadeiro motivo de eu ter criado meu blog.
    Se eu conseguir algumas parcerias tudo bem, sejam todas bem vindas, mais esse não é o foco do meu trabalho no Cdt!
    Eu entendo sua revolta e posso te garantir que adoro seu cantinho!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriel.
    Te entendo perfeitamente, já recebi "nãos" de editoras. Mas sinceramente? Todos nós já conhecemos essas políticas das editoras. Tudo bem que todos também procuramos apoio, mas não podemos esquecer do prazer de escrever, e assim como eles, pensar somente em números, isso tira o foco e o poe em outro...
    Hoje em dia tenho uma visão mais ampla sobre estas questões de parceria. Acho que é unir o útil ao agradável: (ainda que os números/seguidores sejam quase que decisivos nas seleções) se um blog tem qualidade, muitas resenhas, interação aí é maravilhoso, aí se eles vêm que tem números, seguidores, comentários, público, já é quase certo que vai passar.
    Espero sinceramente, que todos reavaliemos nossas respectivas posições quando entra nessa fase. Temos que procurar melhorar, não por causa deles, mas por nós e nossos leitores.

    Sucesso pra você! :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabriel.
    Adorei seu post, e concordo em tudo o que você disse. Estou no começo, por isso ainda não tentei parcerias com editoras, apenas uma, a qual obviamente não passei. Eu tinha um blog muito antigo uma vez, que não era nada sobre isso, era pessoal mesmo, com textos e blá blá. Eu gostava muito dele apesar de ser pequeno, recebia muitos elogios e podia me abrir e me expressar, hoje em dia, isso é difícil. Até pelas respostas das divulgações você percebe quando alguém realmente deu uma olhada no seu blog, e quando simplesmente seguiu pra ganhar mais um seguidor, isso é chato pra caramba, porque um escritor não é nada sem seus leitores, e é pra isso que criamos um blog, pra se expressar, pra escrever para os leitores, e não para uma pessoa qualquer clicar em "participar deste blog" e nunca mais voltar por lá. Adoro seu blog e lhe desejo muito sucesso, não desista de tentar apesar de tudo, acredito que ainda aja editoras que realmente olhem o conteúdo do blog, mas, não podemos esquecer é claro, que eles querem divulgação, e pra isso, é preciso de uma certa "garantia" que muitas pessoas irão ver.

    Beijos e continue sempre expondo sua opinião dessa forma :)

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi cara!
    Estou passando por muitos desses problemas também.
    Não quero que as pessoas me sigam só porque comento no blog delas, quero que me sigam pelo conteúdo do meu blog, por gostar dele...
    Mas o povo só pensa em TROCA.

    E quanto as editoras, é bem isso mesmo. É só pelo capital... D:
    Estou torcendo por você e pelo PC! :D
    http://leiturasdoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriel!

    Nossa, sinceramente, eu amei seu post!

    Sabe, hoje em dia tudo é muito assim... Mas do que adianta um milhão de seguidores, se nenhum deles comenta ou lê o que você posta?
    Existem sim as pessoas que criam blogs no intuito de montar uma biblioteca pessoal, mas tem tantas outras que criam pelo contato, pra conhecer pessoas, pra falar do que gosta.

    As editoras avaliam o que é melhor para elas, se irão conseguir mais público consumidor e etc. Não podemos achar que a culpa é nossa, os seguidores vem conforme o tempo e o trabalho. Acho que não vale a pena se estressar... A gente trabalha direitinho, escreve, se preocupa com o que vai falar e não tem nada melhor do que conversar com os outros sobre o que você leu.

    Logo, logo isso se tornará justo. Porque tenho certeza que as pessoas responsáveis pela escolha dos blogs vão começar a perceber isso tudo que você citou aí.
    O importante é que nós sempre vamos apoiar uns aos outros :)

    Beijos
    literaturizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olha, isso do GFC sair do ar ouço falar desde 2010...

    Quanto as editoras, eu penso assim: Elas estão certas.

    É claro que acho que tem de haver uma pesquisa nela para ver se o blog escreve realmente bem, contudo, por que ela daria livros gratuitamente a alguém senão para divulgá-los? E do que adianta dar para aquela pessoa que escreve lindamente, mas não é lida por quase ninguém? Isso que as editoras fazem se chama publicidade, e a ideia é alcançar o maior número de pessoas. Obviamente ter muitos seguidores não significa ter muitos leitores, já vi blog com mais de mil seguidores, que posta direto, e mal tem um ou dois comentários. E já vi o contrário, blogs com 50 seguidores e vinte comentários

    Quanto o email que mandam, olhem quantos blogs temos por aí, é claro que há muitos escritos, imagina se ela fosse mandar um email personalizado para cada um para dizer que outro blog foi melhor?! Já é demais eles avisarem aos que não conseguiram.

    Sem querer ofender, mas, sinceramente, esse desabafo parece coisa de gente que só tem blog para ganhar livros grátis e ainda não conseguiu (ou talvez já tenha conseguido, não sei, nem estou dizendo que é de verdade o seu caso, mas é como soou para mim).

    Tem mês que só posso comprar um ou dois livros, outros eu compro cinco ou seis, e é algo que compro com prazer, pois sei que ele me trará um prazer enorme. Quando abrirem as inscrições para editora, irei me inscrever? Sem dúvida. Ganhar livro é algo ótimo. Mas as editoras tem de fazer o que é melhor para eles, e quem gosta de ter blog por ter o blog, é só continuar fazendo o que sempre faz, talvez nunca consiga uma parceria, talvez consiga de todas as editoras. Tudo depende de fazer algo bem, se dedicar de verdade, e, é claro, como quase tudo na vida, um pouco de sorte.

    Putz, mega texto que fiz... Me empolguei, isso que dá pedir a minha opinião, rs. Espero não ter te ofendido, mas são só os meus pensamentos e por isso não peço desculpas.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabriel tudo bem?
    Eu concordo com você e não acho que as editoras estejam certas não. Eles trabalham com a divulgação de suas obras, sim, trabalham, mas elas contam com nós, blogueiros para a maioria dessa divulgação. Tanto no blog quanto em redes sociais. Números são importantes para eles pela quantidade de pessoas que visualizam aquele conteúdo. Mas tem a seguinte questão: Se eu tiver mil seguidores, eu sei que dos mil, apenas 20 visualizam meu blog diariamente e prestigiam o conteúdo. Então, de que adianta ter mil, dois mil seguidores, se leitores de verdade só teremos nossos amigos blogueiros fieis? É pura ignorancia das editoras. E a gente se sente menosprezado sabe? Como se nosso trabalho não fosse valorizado, como se não fossemos bons o suficiente para uma editora. Enfim kkk eu já tentei parcerias com editoras e confesso que também me decepcionei. Pois vejo blogs com pouco tempo, conteúdo não tão bom, péssima organização e que tem cinco, seis editoras como parceiras. Fico tipo: "Como assim?".

    Adorei seu post. Beijos

    Jéssica - Ela e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Esse assunto é algo realmente complicado e eu entendo totalmente a sua revolta...
    Muitas vezes as Editoras levam muito mais em conta o número de seguidores do que uma boa escrita e um bom português...
    Mas temos que continuar na blogosfera pois fazemos isso por amor e não para ganharmos livros de graça e termos vários seguidores.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Passo pela mesma situação, vai fazer dois anos que criei o blog e só tenho algumas parcerias, com editoras menores mas que felizmente respondem meus e-mails.
    Mas existe uma fórmula se vc quer saber, para conseguir seguidores, logo, editoras. Faça promoções, ou melhor, tenha um top comentarista. Eu sinceramente prefiro não fazer esses top comentaristas e continuar com poucos mas sinceros comentadores.

    Beijos!
    livrosobaluzdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Pois é, eu até entendo o lado das editoras, pois geralmente ter muitos seguidores demonstra que você se esforça e tem compromisso pelo blog, pois sabemos que não é fácil. Porém, acho que também poderiam levar em conta escrita, frequência de postagens, etc. Acho nada a ver também algumas escritoras pedirem 1 ano de blog para fazer parceria, por que tem blogs que acabam com 1 mês e outros com 3 ou 4 anos, o tempo de blog não vai dar nenhuma garantia.

    cantinholiteral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Gabriel!!!Um assunto bem abordado esse que você fez,mesmo sendo um desabafo.
    Olha já recebi muitos nãos de editoras,no inicio eu me revoltava,pensando que estava fazendo algo de errado,por não ser aceita.Mas então notei que as editoras precisam realmente dos blogs(como o nosso) para levar a divulgação em vários locais e ate mesmo países.
    Então não pense que você esta fazendo algo errado,apenas faça o que você tinha em mente no inicio quando criou o blog,por AMOR a sua leitura e assim mostrar a quem estiver interessado a sua opinião.
    Tratei deste assunto no meu blog(algo bem parecido)e tive quase o mesmo resultado que o daqui,com pessoas realmente revoltadas com as editoras,mas temos que entender que elas precisam de divulgação(não que esteja defendendo,mas vendo o lado delas tbém).
    Um dia seu blog sera aceito e reconhecido,então não fique triste,apenas curta o momento e curta seu blog ao máximo.
    Se elas não o reconheceram,nos leitores já o reconhecemo!Eu mesma adoro seu blog,mesmo não estando sempre comentando,mas sim sempre visitando(sim as vezes tenho preguiça de comentar.Hahahahahaha).
    Como dizem:Bola pra frente! E continue com seu blog,que simplesmente é maravilhoso!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  15. Outra coisa que eu sempre reparo quando entro num blog é como as vezes existem blogs com mais de 1000 seguidores e os posts dele nunca tem nenhum comentário! Enquanto outros blogs com menos de 200 seguidores possuem no mínimo 10 comentários por página. Isso significa que com certeza o blog com 1000 seguidores "trocou seguidos" no facebook e tal, mas de fato ninguém nunca acessa aquele blog, ninguém nunca lê o que aquele blogueiro fala, mas o blog menos de 200 seguidores conseguiu cativar a atenção de poucos que fazem questão de entrar e comentar sempre. Isso que as editoras deveriam começar a reparar.
    Beijos Gabriel, e não se preocupe que jajá muitas editoras vão querer fazer parcerias com vocês =)

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nem si mais o que pensar sobre isso. Já cansei de tentar parceiras e nm me inscrevo mais. Meu objetivo nunca foi ganhar livros mesmo e sim falar sobre algo que eu amo. Mas o que fico indignada é ver as editoras renovando parcerias com blogs que ficam até uma semana sem atualizar e por vezes existem erros absurdos de português nas resenhas, mas fazer o que. Prefiro muito mais ter comentários no meu blog do que seguidores.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabriel!
    Eu até entendo o lado das editoras, afinal, eles contam o número de seguidores como popularidade do blog, para promover o marketing deles. Mas tem muita editora que não presta atenção na qualidade do texto e do blog. Já vi uma que tinha parceria com blogs que PLAGIAVAM resenhas, acredita?!
    Continue com seus ótimos textos e continue tentando, que uma hora vai dar certo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bom?
    Infelizmente é a dura realidade.
    hoje em dia o problema é bem maior, por que hoje existem muitos mais blogs que antes e a maioria das pessoas só estão nele para receber livros de graça, já vi vários blogs se desfazendo e a parceria continuar, já vi muitos blogs acabarem quando não conseguem parceria, então será que era amor?
    Mas nunca desista, só tente ficar com parcerias que você goste do estilo e te respeitam como blogueiro, fique de olho sempre na Galera e na Arqueiro, são ótimos trabalhar com eles.
    Bjs*-*
    Poliana Araújo
    Território das Garotas
    twitter

    ResponderExcluir
  19. É bem chato isso mesmo. Eu, particularmente, perdi as esperanças de conseguir parcerias. Tenho o meu blog à 3 anos e a cada nova seleção, fico chupando dedo. :/

    Beijinhos
    Books And Movies

    ResponderExcluir
  20. Oii!
    Infelizmente é a realidade na blogosfera literária. Muitas editoras só veem seguidores, mas não todas. Cansamos de levar ''Nãos'' mas nem por isso desistimos de falar sobre os livros, o amo pela leitura é maior que isso <3
    Ótimo post, Gabriel.
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  21. Estamos junto nisso, recebi o mesmo e-mail de uma editora e fiquei P da vida. Tem blogs que eu vejo que tem conteúdo ruim e péssima escrita e ainda assim eles escolhem aquele blog! Mas infelizmente não podemos fazer nada né, o jeito é o GFC sair do ar mesmo para começarem a avaliar por outro ângulo.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Concordo plenamente, acho que as editoras deveriam olhar mais para o conteúdo.
    Olá, como vai? espero que bem, eu já acompanho teu blog e teu contúdo ha um tempinho nossa tudo muito arrumado e descente aqui, ainda não tinha me atrevido a comentar, mas aqui estou, parabéns pelo blog, e sucesso!
    PS: há pouco tempo entrei na blogosfera, se puder seguir meu blog, se gostar é claro serei extremamente grato! Mais uma vez parabéns e muito sucesso.
    Quase Meia Noite

    ResponderExcluir
  23. Oi, Gabriel!

    Concordo com você, realmente o número de seguidores não deveria ser tudo o que uma editora olha ao selecionar os blogs, e isso me chateia bastante algumas vezes; afinal, o conteúdo deveria contar muito mais.
    Porém, acredito que eles também tem sua parcela de razão: afinal, seguidores seriam o público que o blog atinge, e quanto mais, para eles, melhor, certo?

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  24. Pois é, acho que á um erro nisso. Vejo tantos blogs por ai montados de seguidores, tento grandes parceria, mas não tendo conteúdos legais. Acho que o erro de principio é das pessoas que se interessam pelo blog, pelos livros que eles sortearão e só, nós, quero dizer de modo geral, devemos gostar de algo por realmente gosta, e não por o que ele pode nos proporcionar ou dar. Acho que falei nada com nada. Mas esse é meu ponto de vista sobre o assunto. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu acho isso muito chato.

    Eu amo ler e poder compartilhar isso com outras pessoas é maravilhoso. Quando eu leio uma notícia sobre um livro eu já quero correr para o meu computador e escrever sobre isso para que todo mundo também fique sabendo e fique tão animado quanto eu. E eu acho que essa parte, a parte do amor, do prazer em compartilhar que deveria contar para as editoras.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Tbm amo ler, muito legal seu blog.
    mp77blog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  27. Gabriel, primeiro que seu blog é ótimo, você escreve super bem e o melhor você escreve o que pensa sem se importar com o que as pessoas vão falar de você e seu jeito "gentil" (ironia lembra) de expressar sua opinião.

    Sobre as parcerias, bem que eu gostaria de ter uma ou duas mais nem me arrisco pois sei como esse sistema é poluído e como não tenho tantos seguidores, nem me importo com a quantidade e sim qualidade de posts acho que para mim não é uma boa, mais temos que aceitar que isso acontece não só com editoras mais na vida em geral, pessoas agem por interesse e ponto, escrever e se dedicar a um blog por puro prazer é coisa rara e ainda bem que somos assim, se não que graça teria?

    PS: Dedinhos cruzados pelo seu PC.

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Concordo muito com você Gabriel!
    Mas infelizmente as editoras querem saber de números!
    Vamos torcer para que um dia isso mude!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  29. Tenho alguns amigos que tem blog a muito mais tempo que eu, e lutam para conseguir cada seguidor -a maioria ativo, e não fantasmas, e a maioria das editoras não da valor nenhum. Acho isso um tanto quanto triste. :/

    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oiie queridoo!
    Eu concordo com você... é muito complicado esse assunto..
    Muitas editoras só buscam numero mesmo!
    Por isso nem acreditei quando consegui uma parceria essa semana..
    vamos esperar que as coisas melhorem e que reconheçam nosso esforço e dedicaçao!

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  31. Infelizmente você está certo...
    Nesse "mundo capitalista" as editoras não ligam mais para quem vai falar sobre seu livro, desde que os comentários desse blog atinjam um grande número de pessoas. Muitos blogs que escrevem mal têm muitas parcerias somente por terem seguidores. Entendo que elas só querem divulgar mais o seu livro, o que não seria tão eficaz em um blog pouco visitado, mas não é justo que pessoas que só têm blogs para conseguirem livros de graça tenham mais oportunidades que aqueles que escrevem porque realmente gostam de livros e querem compartilhar isso com os outros.
    "Não foi possível aceitar sua solicitação de parceria pois temos um número muito grande de blogs inscritos, mas não fique triste quem sabe o ano que vem" é só uma desculpa esfarrapada para "Não queremos desperdiçar livros com blogs pequenos, quem sabe no ano que vem você tenha conseguido 1000 seguidores e aí podemos conversar melhor." As editoras deveriam usar critérios melhores na hora de escolher seus parceiros.

    Adan
    http://mundosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Gabriel pelo o q vc viu do meu blog ele é bem pequeno,pois comecei agora,mas é como vc disse muito bem sobre as editoras preferirem o numero em vez de qualidade nos blogs, no entanto eu prefiro me apertar um pouquinho e comprar meus livros, em vez de esperar q editoras me envie livros para mim fazer uma resenha dizendo q o livro é maravilhoso sem ser.Faz um tempo eu movi um pequena rebelião contar uma editora, que comprou os direitos de uma série, que nos EUA já foi lançado 12º livro e aqui só foi lançado o 6º em Ebook,e o que eu vi foi muitas curtidas nos meus comentários,mas pouco apoio por parte das blogueiras que com medo de perderem os livros q chegam todos mês se escondem com medo.


    Lucivânia Lobão http://virandoapaginablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design