Resenha - Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

Páginas: 414

Autor(a): Nicholas Sparks

Editora: Novo Conceito

Ano de Publicação: 2012


Avaliação:


Capa: 4 estrelas

Diagramação: 4 estrelas

Obra Completa: 4,5 estrelas (favorito)




Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Confesso que ao pegar Um Porto Seguro para ler fiquei meio apreensivo. Vários pensamentos passaram por minha cabeça e fiquei me perguntando se o que encontraria ali iria me satisfazer. Vejo constantemente muitas resenhas de livros do autor destacando sua suposta "fórmula pronta" e coisas parecidas, mas sinceramente… Um Porto Seguro é um dos livros mais doces e grandiosos que já li. A maneira como Sparks consegue introduzir os sentimentos aos seus personagens é incrível. O autor tem um talento raro se tratando de trabalhar ambientes e momentos. Quem já leu Sparks sabe quantas reações temos durante a leitura. Uma emoção caminha junto da outra, só esperando para te encher de lágrimas que são derramadas durante toda a leitura.

Todo mundo tem um passado, mas ele se limita a ser apenas o passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo. A pessoa que eu conheço é aquela que eu quero conhecer ainda melhor...”

A trama em si gira em torno de Katie, que como já disse, sofria agressões do marido. Tentei de várias formas me apegar a Katie e colocar razão em suas atitudes, mas infelizmente não consegui pegar afeição pela personagem, o que fez com que algumas partes do livro ficassem um pouco difíceis para mim, principalmente partes que Katie é o centro das atenções, ou seja, a maioria do livro. Já com Alex e seus filhos a história é diferente (hahaha). Consegui me apegar demais às crianças e cada coisa de errado que acontecia em suas vidas me deixava triste. Alex também se mostrou um cara legal, com boas intenções e um exemplo de pai a ser seguido. Acho muito legal quando um autor coloca traços extremamente humanos em um personagem, o que faz com que tudo aquilo fique ainda mais real. Não preciso falar nada sobre Jo, a suposta amiga de Katie. Desde o começo suspeitava de que ela era mais do que uma simples amiga da cabana ao lado e quando descobri que na verdade ela era a mulher falecida de Alex: UAU

Sobre a edição não tenho absolutamente nada a reclamar. A minha capa, que é a do filme, possui cores fortes que faz com que se destaque na estante. A diagramação está bastante caprichada que já e de costume da Novo Conceito. Encontrei erros mínimos, que não atrapalharam em nada. Os diálogos estão bem distribuídos e não encontrei dificuldade em entender o que os personagens queriam dizer hora alguma. Enfim… A edição merece aplausos.

Tudo o que Alex sabia com certeza, era que, aqui e agora, ele estava se apaixonando perdidamente por aquela mulher e que esperava que ela sentisse o mesmo em relação a ele...”

Achei essa coisa de introduzir temas polêmicos a uma narrativa aparentemente calma, uma jogada de mestre. O núcleo a qual girava Katie naquela indecisão mortal de escolher o lado fácil e tortuoso ou o lado difícil e prazeroso foi incrível de acompanhar. Fiquei muito mais impressionado com a estória de Katie do que com o romance construído pelo autor, mas entendo que sem o romance a estória não teria o mínimo sentido e tudo ficaria fácil demais. O final já era esperado, então não tive grandes surpresas. Para terminar digo para aqueles que procuram um livro fácil de ler, calmo e ao mesmo tempo sentimentalista e puro, leiam Um Porto Seguro e se deliciem com essa incrível história.

36 comentários:

  1. Adorei a resenha. Confesso que fico com invejinha das pessoas que amam os livros do Sparks, porque eu simplesmente não consigo gostar. Mas prometo dar uma chance a ele novamente, um dia.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dos livros do Sparks, só não gosto de ler eles seguidos, pq sei la, me da a sensação que são todos iguais e não são. Cada um é criado com elementos diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Já vi o filme e gostei bastante.
    Acabei me desapaixonando pelos livros do Nicholas, é tudo tão clichê *-*
    Gostei da resenha, quem sabe eu não leia esse livro mais para a frente..
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li Nicholas Sparks, tenho curiosidade em ler :)

    cantinholiteral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não pude ler a resenha por ter spoilers e coincidentemente, essa é a minha atual leitura. Mas estou gostando bastante do livro e assim que acabar eu venho ver o que achou dele.

    Beijo,
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler o livro, amo o Nicholas e todos os livros que já li dele. Parabéns pela resenha, adorei.
    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Por enquanto só li um livro deste autor... Tenho vontade de ler esse mas tenho preferencia por outros livros no momento.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabriel.

    Gostei bastante de sua resenha.

    Já li uns livros do Nicholas Sparks e, por mais que alguém aí em cima nos comentários tenha que dito que não, eu sinto que são todos iguais. Um homem, uma mulher, um amor que brota e um problema que os impede de ficar juntos. Sério, é muito previsível.

    O tema desse livro, no entanto, é bem interessante. Pelo jeito como você falou essa história não é exatamente igual as outras.

    Não é o tipo de livro que eu compraria, até porque não gosto de nada muito doce, e isso todos os livros dele o são. Mas se por ventura eu ganhasse o livro acho que o leria ao envés de doar/vender/trocar.

    Abraços,

    Mariana Machado
    lentesdeleitura.blogspot.com.br

    PS: os goianienses comandam a blogosfera, rsrs!

    ResponderExcluir
  9. Por enquanto só li Querido John, do Nicholas. Estou doido pra ler os outros também, incluindo Um Porto Seguro. Adorei a resenha, abraços!
    http://livrolatraapaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha Gabriel! Estou ansiosa para ler Um Porto Seguro! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabriel...
    Adorei sua resenha.. eu tenho uma relação de amor e ódio com Sparks... Já li muitos e gostei e já muito outros e achei tão previsíveis que chegavam a ser chatinhos...No momento estou dando um tempo dele, mas este livro está na minha lista de leituras futuras...

    Beijos

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tem um selinho pra você lá no meu blog!
    http://aluzdamadrugada.blogspot.com.br/2013/08/selinhos.html
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabriel! Tem duas coisas que me fazem nunca pegar um livro do Sparks pra ler. A primeira são as capas que eu odeio com todas as forças, porque são SEMPRE capas de filme e eu odeio capas de filmes. A segunda são como você comentou, medo de ficar toda deprimida porque eu sei que eu choraria demais lendo!
    Parabéns pela resenha, acho que consegui imaginar direitinho como é o livro pelo que você falou.
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Parceiro!! Tudo bem?
    Que bom que gostou do livro, difícil não gostar né.
    Eu comprei ele a pouco tempo, mas ainda não li. Imagina a ansiedade para pegar e ler..!!
    Sua resenha ficou bem legal, tem muita gente curiosa agora!

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oii Gabriel, vim retribuir a visitinha :D

    Que bom que você gostou do livro, ainda não li, só vi o filme. Mas como é um livro do Nicholas, que é um dos meus autores favoritos, acho que também vou gostar!!
    Sua resenha está muito boa, parabéns!

    Beijos e muito sucesso
    http://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu li o post bem mais ou menos com medo dos spoilers kkkkkk

    Vou ler o livro e depois comento novamente ;)

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie, tenho esse livro mais ainda não li, na verdade tenho receio de ler os livros desse escritor depois que me decepcionei com um de seus livros.
    Mais irei ler, espero gostar tanto quanto você.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  18. Li semana passada, achei ele bem diferente com relação aos outros livros do Nicholas, ele tem uma ação muito bacana, acho que esse diferencial foi muito bom :DD. Ótima resenha.

    Garoto In Wonderland

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler este livro!! Nicholas tem uma narração muito envolvente!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tenho esse livro e estou louca para ler, ainda mais que lançou uma adaptação!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei bastante do livro por ser diferente do que o Nicholas Sparks normalmente escreve. A história deixa o leitor intrigado.

    ResponderExcluir
  22. Sou fã do Nicholas Sparks e suspeita em comentar... Ainda não li este livro, e quero muitoooo! Adorei a resenha.

    Beijos
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Não sou muito fã do estilo do Sparks. Sinto que são todos a mesma coisa, sabe? Que ele não tenta por significado na história ou mudá-la...

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabriel.
    Ai, eu amo o Sparks. Como não amar?
    Eu resenhei O Melhor de mim esses dias e fiquei com lágrimas nos olhos só de lembrar.
    Ainda não li Um Porto Seguro, mas já vi o trailer do filme e pelo que falam é um dos mais lindos.
    Sua resenha foi ótima.

    Tem uma Tag lá no blog que eu te indiquei tá bem? Caso queira responder. :)
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br/2013/08/tag-selinho-12-5-livros-que-eu-gostaria.html

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  25. Hey anjo, te indiquei pra um selinho, *-*

    http://confusamelodia.blogspot.com.br/2013/08/selo-2.html

    ResponderExcluir
  26. Oi :)
    Eu amei esse livro, acho que é o meu favorito do Sparks.
    Adorei a mistura de Suspense e Romance que ele criou.
    Adorei sua resenha :) Realmente é um livro digno para entrar nos favoritos.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  27. Como eu nunca li nada do Sparks, não posso falar que amo ou odeio, mais a sua resenha me deixou bastante curiosa para conferir não só esse livro mais outros títulos do autor.

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho com a outra capa. Eu amo os livros do Nicholas e esse está na fila.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Gabriel!!

    Eu quase me sinto um ET por não gostar do Nicholas Sparks.. kk Mas, realmente, não consigo gostar dos livros dele! ;//
    Ainda assim, gostei da sua resenha, como sempre, você escreve muito bem!

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Gostei bastante desse livro. Nicholas Sparks tem um dom de permitir uma particularidade pra cada livro que ele escreve, embora as tramas em si tenham sempre alguma coisa em comum.
    Parágrafos e Capítulos

    ResponderExcluir
  31. Oi Gabriel, eu também achei a leitura desse livro muito fácil e gostosa. Me emocionei com a revelação de quem era Jo. Resumindo eu adoro esse livro.
    Bjos

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Nossa este livro é realmente muito bom.A leitura é rápida e bem fluida,aquele tipo que você não se cansa e não vê a hora passar.
    Bom o drama dele é o que mais me cativou a ler,o mistério que você sabe ate umas alturas do livro quando ele é desvendado,nossa é muito bom ,mesmo!!!!!!
    O Nicholas como sempre arrasando em seus livros.

    Parabéns pela resenha!!!!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  33. Amoooo esse livro, de verdade! Pra mim é a melhor história que o Sparks criou por ser diferente das outras em vários sentido! Também achei a edição bem caprichada, mas eu prefiro a primeira capa!

    Abraços,

    Alisson
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Amo Nicholas Sparks! Ainda não li o livro por falta de tempo, mas espero ler logo!
    Abraços,
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oie Gabriel
    Amo o Nicholas Sparks.
    Um Porto Seguro já está na minha lista de leitura. Eu até ganhei ele de presente e pretendo ler em breve.
    Também pretendo assistir ao filme, mas primeiro vou ler o livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design