Resenha - Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Olá leitores queridos, como estão ? hoje venho aqui trazer a vocês minha opinião sobre o livro Garotas de Vidro, espero que gostem !!
                                                           
Título : Garotas de Vidro
Referencial de Páginas : 272
Autor (a) : Laurie Halse Anderson
ISBN : 9788581630113
Editora : Novo Conceito
Preço Médio : 29,90
Acabamento : BROCHURA
Gênero : Suspense
Ano de Publicação : 2012

" Por mais difícil que a leitura deste romance possa ser, é ainda mais difícil de largar."

Publishers Weekly



Sinopse : Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles

Intenso e Cansativo

Iniciei a leitura de Garotas de Vidro com uma expectativa alta, ao desenvolvimento da estória fui notando inúmeros fatores que faziam com que meu desanimo pela leitura aflorasse cada vez mais, Laurie é uma autora que gosta de se aprofundar mesmo em seus personagens, fazendo com que as vezes a estória em si seja deixada de lado e toda e qualquer ação daquele personagem vire o foco da estória, na minha opinião isso não é muito legal e irei tentar explicar para vocês, o que me desagradou neste livro .

Nessa estória acompanhamos a jornada da jovem Lia, que sofre um transtorno alimentar mais conhecido como Anorexia, Lia fica chocada ao saber que sua melhor amiga Cassie morreu sozinha em um quarto de hotel e antes de sua morte ligou para ela 33 vezes, Lia fica se culpando a todo momento pela morte da amiga e não imagina que isso mudará sua vida para sempre .

Sabe quando você não consegue gostar de um personagem ? pois bem, não me identifiquei absolutamente em nada com Lia e peguei uma certa antipatia pela personagem, a todo momento pessoas ao seu redor tentavam ajudá-la a respeito do seu problema e ela não aceitava a ajuda de ninguém e desprezava as pessoas como se elas fossem um lixo qualquer, sei que a pessoa que sofre de Anorexia fica totalmente transtornada pela doença mas isso não é justificativa para algumas atitudes de Lia, gostei muito da madrasta da mesma e creio que Laurie fez muito bem em mostrar essa relação de "carinho" da madrasta com sua afilhada .


A respeito da narrativa da autora, não consegui manter um ritmo certo de leitura, alguns livros me tomam totalmente e me fazem delirar de paixão ( u.uu sou filósofo ), mas Laurie não me fisgou com sua narrativa um tanto quanto repetitiva e monótona fazendo com que alguns dias conclui-se 80 páginas outros 30 e isso me desagrada bastante em relação a leitura dinamizada, a autora poderia usar de diversos artifícios que facilitariam mais sua comunicação com o leitor, o que infelizmente não ocorreu de uma maneira legal .

A edição da Novo Conceito me agradou bastante, a capa do livro é lindíssima e o título chama muita a atenção de qualquer pessoa, a fonte do livro é grande então não há problemas enquanto a leitura, encontrei poucos erros gramaticais e os que encontrei poderão passar despercebidos aos olhos de alguns leitores, as folhas são amareladas e compostas de um papel meio áspero que dá uma sensação estranha no leitor ( eu particularmente não gosto muito ), enfim... a respeito de edição não tenho tanto a reclamar .

Um fator que achei muito interessante foi como o distúrbio alimentar da personagem reflete em seu leitor, mesmo não gostando de Lia e querendo abandonar o livro eu ficava torcendo para que ela parece com a frase : 

" Eu sou tão nojenta, terrivelmente gorda. "

Se culpar por comer tantas calorias disso e mais calorias daquilo me dava uma angustia tremenda, isso fez com que eu conseguisse enxergar melhor a nossa comida e como ela é importante para nós enquanto seres vivos, então neste quesito Laurie acertou em cheio .

Minha última observação é a respeito do " mistério " contido no livro, fiquei um pouco decepcionado com a autora pois percebi que em alguns momentos ela se perdeu em sua própria narrativa e não conseguiu esclarecer muito bem a morte de Cassie, dando foco centralizado para os problemas de Lia, foi o caso dos personagens que citei anteriormente nesta resenha, Garotas de Vidro é um livro intenso que não agradará Gregos e Troianos, se recomendo ? Você é que decidi, mas cuidado com o que sente !!

Avaliação :

Capa : 4,5/5
Diagramação : 4/5
Personagens : 3,5/5
Livro em Geral : 3/5

Quote :

" Comer era difícil.
Respirar era difícil.
Viver era o mais difícil. "

28 comentários:

  1. Oi Gabriel!

    Que pena que não gostou tanto. Eu gostei muito quando li, principalmente, pela descrição tão real que autora fez do distúrbio. Concordo contigo é uma leitura bem intensa, mas não achei cansativa. Gostei da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu estava com vontade de ler esse livro, mas por conta desse negócio de anorexia, me faz perder a vontade, ainda mais com a sua resenha, me parece que não vale muito a pena!
    Beijos,
    Aninha

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Finalmente uma pessoa com a mesma opnião que eu! Eu amei a história, só que a narrativa da autora é muito cansativa e lenta, então não fez que o livro fosse por completo bom, mas mesmo assim eu senti na pele algumas coisas que aconteceram com a Lia.
    Te indiquei uma tag lá no blog: http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Gabriel! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com você a respeito desse livro. O livro é muito bom e a autora mostrou com perfeição o que acontece com as pessoas que sofrem desse mal. Talvez você ainda não tenha passado por esse tipo de doença, mas eu passei. E não é o caso de você não querer aceitar a ajuda, é você achar que não precisa. E sobre as calorias, eu contava até as calorias do prato dos outros. É cansativo mesmo, mas tem que ter muito amor e paciência.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii Gabriel, bom, já vi várias resenhas dele, mas ainda quero ler, rs apensar de não ter gostado muito..

    ResponderExcluir
  7. Pra mim esse livro é realmente perfeito !

    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oi Gabriel.
    Pois é, para mim esse livro simplesmente não funcionou. A personagem principal me irritou tanto que larguei a leitura pela metade. Se fosse somente o problema de um personagem chato até dava para passar, mas como você falou, a narrativa é confusa e a autora parecia estar lutando com o próprio texto.
    Infelizmente esse livro não passa de um sick-lit bem sem graça.

    Abraços
    Nel
    maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sério que você achou cansativo? Que pena, detesto quando a leitura não flui. Tenho muita curiosidade de ler o livro pelo assunto abordado, que acho de extrema importância. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. Este foi um dos poucos livros que não solicitei para a Novo Conceito. Sei lá, não em interessei nem um pouco.. Apesar da capa ser bem bonita! Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. É horrível quando não conseguimos gostar de um personagem... Parece que tudo que ele faz nos irrita profundamente hahahha

    Te indiquei uma tag, confere lá: http://literaturizei.blogspot.com.br/2013/08/tag-big-brother-literario.html

    ResponderExcluir
  12. Que pena você não ter gostado tanto. Eu quero ler, mas não sei quando vou conseguir.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  13. Rapaz, nunca li não, mas tinha esse livro em tão alta cota. kkkkkk
    Personagens chatos não funcionam comigo de jeito nenhum!
    Até consigo acabar a história, mas a custo de muita força de vontade.
    Não sou chegada a livros que falam de garotas com transtornos alimentares, mas acho que seja porque nunca peguei um que realmente tenha me deixado feliz.
    Acho que vou esperar um tiquinho antes de pegar esse. ahauhaua

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. segunda resenha que estou lendo desse livro o/
    kkk e minha vontade de ler esse livro tá só aumentando o/ pq parece muiitoo bom o/

    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gabriel, não pensei que este livro se tratava disso. Sempre vi a capa em diversos blogs, nunca li uma resenha dele, muito menos a sinopse. Acredita que só olhando a capa, acreditei tratar-se de um livro sobrenatural de tão chamativa que ela é. Sua resenha me mostrou que eu JAMAIS lerei Garotas de vidro. Primeiro, porque sou muito emotiva para vivenciar este tipo de realidade em uma personagem e seria como você mesmo falou: Intenso e cansativo. Fora a parte que eu abandonaria o livro antes de terminá-lo. Excelente a sua resenha!

    Abraços

    Gláucia

    ResponderExcluir
  16. Ola tudo bem. sigo o blog a algum tempo e gostaria que vc me desse uma forcinha, fiz meu primeiro blog e meu primeiro post se puder dar uma olhada e dar sua opnião vou ficar muito feliz obrigado pela sua atenção, o link é esse kurai- http://kurai-sunadokei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabriel!

    Gostei bastante da sua resenha, estou querendo ler este livro
    há algum tempo.

    Te indiquei em uma TAG lá no blog.
    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Gostei da sua resenha. Estou querendo ler esse livro. Parece ser bem legal.

    http://arimaciel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    gostei muito da sua resenha, ainda não conhecia esse livro. Fiquei com vontade de ler, parece ser legal e é meu gênero favorito, adoro suspense.


    http://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi,

    Eu não concordo muito contigo. Eu adorei esse livro, achei muito bom o jeito que a escritora abordou um tema tão polêmico, por mais que pra mim faltou um romance, rs.

    Beijos,
    comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Acho a capa linda, mas não me chama a atenção. É uma droga quando não gostamos da nossa principal, às vezes isso pode estragar o livro

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Gabriel (Sigo o blog mas não apareço muito kk's). Então sobre a sua resenha, acho que foi bem claro com os seus problemas em relação ao livro em si. Fiquei curioso com o livro, eu tenho esse problema em ler livros que as pessoas não se dão muito bem, infelizmente e assim, alguns gostam outros não. Enfim, pretendo ler.
    http://caeletronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Gabriel, tudo bom? Gostei da resenha e só me deixou mais ansioso pra ler esse livro. Está na minha lista de desejados, haha. Abraços!
    http://livrolatraapaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabriel!

    É, deu pra ver que o livro não te agradou muito mesmo, compreensível. Eu já gostei bastante dele, ainda que concorde com você que a Lia as vezes irritava, teimosa demais, doente demais mesmo. Lembro que fiquei decepcionada apenas com o Elijah, eu pensei que ele seria a salvação da lia, mas me enganei MESMO.

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  25. Oi, Gabriel ;)
    Parabéns pelo blog!
    Te indiquei para uma tag. Caso tenha um tempinho, participe!

    Abraço!

    http://aoutrasombra.blogspot.com.br/2013/09/tag-01-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  26. Oie Gabriel
    Parabéns pela resenha
    Eu tinha várias expectativas em ler esse livro, mas agora vou suavizar um pouco. Fiquei um pouco decepcionada, mas ainda quero ler o livro.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Aaah eu acabei de começar a ler esse livro e ainda não tenho uma opinião formada. Eu só tinha visto resenha positiva até então, dando sempre nota máxima e estava muito confiante de que iria me apaixonar. Entretanto é um livro completamente diferente de tudo que já li, a escrita da autora é bem peculiar e tal, mas eu sinceramente espero ser uma das que amou esse livro. Adorei a resenha, gostei de ler uma opinião diferente da maioria.
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oii Gabriel, tudo bem?
    Eu comprei o livro em promoção para presentear uma amiga.
    Não sei se você percebeu (claro que sim), mas algumas folhas vem em branco nas páginas 216, 217, 218 e 219, ai eu pensei que estava com defeito e liguei na Saraiva para reclamar.
    Tudo durou mais de uma semana até eu descobrir que o livro era assim mesmo =/

    Beijos
    http://cantinhodaleituraedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)

Eu vivo lendo. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design