Dicas de Espertalhão #1 - Primeiro Post e Título do Blog + Gincana

15 de agosto de 2013

Olá, pessoal! Hoje iniciaremos oficialmente o Manual do Blogueiro Espertalhão, projeto feito entre os blogs Dom da Escrita e Eu Vivo Lendo, com o objetivo de ajudar os blogueiros a melhorarem seus blogs a cada dia mais. Se quiser saber mais sobre o manual, acesse o primeiro post clicando aqui.
No final desse post, apresentaremos a vocês a prova semanal. Lembrando que no final do projeto, o vencedor da gincana ganha um layout para seu blog, um livro e vários marcadores.
 Então, nossas primeiras dicas são sobre o título do blog e os primeiros posts, ou melhor, o que postar. Vamos lá!

Que título colocar no blog ?
Bom pessoal, primeiramente acho que esse fator título é extremamente importante para o bom funcionamento de seu blog, o título deve ser algo muito bem pensando e elaborado nos mínimos detalhes, você deve levar em consideração cinco quesitos :

1 : O público que deseja atingir :

Você quer ser lido por jovens, crianças, idosos ? deve escolher muito bem o seu público alvo, logicamente todos são bem vindos em seu blog, mas você deve ter essa escolha para uma melhor organização contextual.

2 : O assunto abordado em seu blog :

Irá falar sobre o que ? livros, filmes, séries, comida, faculdade, moda ? enfim.. qualquer tema escolhido deve ser refletido através do título, por exemplo, se irá falar sobre moda um título interessante seria : Fashionistas, abusem da criatividade mas sem exagero .

3 : O estilo de layout do seu blog

Como planeja colocar seu layout ? algo muito importante é a combinação de título e visual, um layout mais rústico por exemplo não cairia bem com um título espalhafatoso concordam comigo ? pense bem antes de escolher o layout dependendo do título de seu blog .

4 : Devo acrescentar números ?

Já conheci vários blogs com números no título por exemplo : Literatura 64, isso vai do gosto do criador do blog, não posso falar se está certo ou errado você terá que decidir, mas lembre-se não use símbolos demais no título .

5 : Quantas pessoas cuidarão do blog

Você é daquelas pessoas que gostam de ter algum parceiro para ajudar ? ou simplesmente teve a ideia de criar o blog com algum amigo, parente .... não é legal colocar o título lembrando apenas de você, por exemplo se você está criando o blog com seu irmão, escolher o título : Menina Brincalhona não é legal concordam ? análise bem isto em !!!

Outro aspecto super importante que deve ser bastante pensado é o fato do título ser igual ou não ao link do blog, conheço muitos blogs que possuem o título diferente de seu link, eu não aconselharia a fazer isso pois muitas vezes o leitor pode se enganar, mas se você deseja fazer que seja algo raciocinado e não feito as pressas, então agora que já tem algumas dicas que tal pensar no título desejado ?

Primeiros posts:
Os posts são, sem dúvida alguma, o mais importante de um blog. Não adianta querer criar um blog. É necessário saber sobre o quê postar.
 É essencial pensar em duas coisas na hora de começar a escrever:
 1º  Eu conheço o assunto sobre o qual estou escrevendo?
 2º  Eu estou escrevendo sobre o que gosto?
 Não é legal escrever sobre algo do qual não conhecemos. Pesquise, discuta com as pessoas. É sempre bom estar ligado nos jornais online e nas principais notícias. Eles nos mantêm informados sobre tudo, permitindo assim que possamos manter os leitores de nossos blogs antenados. Na hora de buscar mais informações sobre algo, vale a pena investir no Google, Wikipédia e o que mais você quiser. O importante é sempre ver a procedência dos sites de informação. Lembre-se: nem tudo o que está na internet é verdade.
 Mas, o mais importante, é escrever sobre aquilo o que gostamos. Não escreva só porque aquele assunto está na "moda". Se seu blog é sobre leitura, não escreva sobre Jogos só porque estão em alta nas redes sociais. Agora, se você gostar de jogos, escreva. Mostre a seus leitores do que você gosta, dê a eles sua opinião e permita-os opinar também.
 Ah! Para ser blogueiro a escrita tem de ser boa. Se você ainda têm dificuldades na ortografia, lá vai uma dica: leia. Leia muito! Essa é a melhor forma de aumentar seu vocabulário e escrever bem. Se precisar, escreva seus posts no Microsoft Word, pois ele possuí a ferramenta de correção de palavras.
A primeira prova do manual será da seguinte maneira :
O leitor que desejar participar da gincana deve criar um título fictício, ou seja, que não será usado em nenhum blog e mandar para o seguinte email: manualdoblogueiro@hotmail.com Seja criativo! Crie um nome mirabolante, e que demonstre o que você deseja passar a seus leitores.

Além disso o participante terá que escrever um post apresentando-se para seus leitores. O post também tem de ser único. Levaremos em conta sua criatividade. Brinque, crie palavras, faça de tudo, seja engraçado! 

 Essa prova valerá 5 pontos. Apenas UM leitor a vencerá. Portanto, quem tiver o título e primeiro post de apresentação mais criativos, vence.

 O resultado será postado na próxima quarta-feira, junto com uma dica e prova da gincana.
 Boa sorte!


31 comentários:

  1. Achei interessante suas dicas.E mais ainda quando você envolve uma gincana.
    Uma ideia criativa e unica!Parabéns!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo na paz de Deus? Espero que esteja. Dicas super proveitosas pra galera que ta começando, e até pra quem já começou mesmo.
    Abs! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel,

    Dicas bastante interessantes as suas. Essa gincana parece bastante promissora e pode vir a calhar para quem ainda está começando.

    Abraços!!!

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Super legal as dicas!! Isso vai ser de grande ajuda para os iniciantes e tbm para qualquer um.
    Posso participar?! rsrs' adoro participar de gincanas e essas coisas :D

    http://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriel!
    Muito legais as dicas para quem quer começar um blog...
    Ter o nome igual ao link, eu acho essencial, senão tenho dificuldade de lembrar depois.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriel! Dicas bem válidas, a pessoa tem que pensar bem o que deseja em seu blog, para não virar uma salada de assuntos, sem identidade.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Suas respostas ficaram fofas e precisas, como tudo neste blog! <3
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriel..
    Adorei a ideia da gincana.. além da premiação super bacana vocÊs ainda estão disseminando dicas super úteis pra inciantes e até blogueiros da antiga também.. Parabéns...

    Beijoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante! Adorei a ideia da gincana! Não participarei porque acabei de trocar meu layout, mas vou acompanhar os posts e as dicas. Nunca é demais, certo? Parabens pela iniciativa!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabriel, meu lindo, tudo bem?
    Ótimas dicas.
    Confesso que sofri muito com o layout, o nome já foi mais fácil...hehe
    Meus primeiros post foram um fracasso, não sabia como começava..enfim ficou muito estranho. Pelo menos eu não gostei.
    Com o tempo vamos aprendendo as manhas do blog.
    Muito bom você dar estas dicas..

    Ótimo fim de semana para ti..
    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii Gabriel ^^
    Adorei a gincana.
    Quando comecei meu blog nem sabia como interagir com os leitores...rsrs..bom, espero que eu já tenha melhorado nisso :/
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. hahahahaha adorei a ideia!

    O começo é sempre difícil, requer muita dedicação por parte do blogueiro ;)

    literaturizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia da coluna, acho super legal ajudar a galera que está começando agora :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, vida de blogueiro não é fácil mesmo, embarcar nessa jornada exige paciência e tempo. E quando vem aquele chato "Anonimo" xingando nosso post. Blogueiros que estão começando agora, evitem plagiar. E por favor, não façam blog com intuito de ganhar livros de graça, isso é terrível. Ótimas Dicas.

    ResponderExcluir
  15. Ei, gostei da ideia. Tomara que seja útil para várias pessoas. Sabemos que vida de blogueiro não é fácil como muitos acham! XD

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  16. Gabriel, vocês arrasaram! Esse post é de utilidade pública. Eu já pensei em fazer um vídeo sobre isso também porque muita gente me escreve pedindo dicas e informações sobre "como ter um blog de sucesso". Não que eu me considere uma grande expert, mas quero ver se consigo dividir meu conhecimento com os outros também. Parabéns pela iniciativa. Vou ajudar a divulgar esse post. Beijão, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, muito interessante!
    Beijos,
    Aninha

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas! Adorei o post. O nome foi um das coisas mais difíceis de escolher quando fui criar o blog. Eu meus companheiros do blog ficamos quase um mês para decidir.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Amei isso!
    É bem difícil mesmo começar com esse negócio de blog.
    Quando comecei com a ideia de um, ele era um blog multi uso. Eu colocava de tudo que eu mais gostava, por isso o chamei de Irreparável, porque todas aquelas coisas na minha vida significavam muito. Depois de um tempo o blog foi ganhando um corpo mais literário, até porque é a coisa de que mais entendo. E daí o título ficou.
    Hoje acho que ele não tem muito haver com livros, mas adoro o título! Acho ele muito a minha cara.

    Postagem show!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Achei suas dicas muito boas, queria eu ter tido algo do tipo quando criei meu primeiro blog a vários anos atrás. É bem divertido quando há uma gincana ou algo do tipo envolvido em assuntos de blog, sempre rola de ter bastante pessoa participando e tem uma grande interação! Desejo boa sorte e uma grande criatividade à quem participar!

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi.
    Adorei as suas dicas e também achei o post bem interessante.
    O começo é sempre complicado, mas depois de algum tempo tudo se torna mais fácil e agradável, tanto que depois de alguns meses já é possível sentir aquela realização de que valeu a pena.
    Parabéns pela criatividade e boa sorte aos participantes da gincana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá Gabriel, achei o post interessante. De fato são ótimas dicas para quem esta começando e ainda não sabe muito bem o que fazer.

    bjos
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Gostei das dicas Gabriel. Muito úteis e auxilia bastante quem está ingressando ou pretende ingressar na blogosfera. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  24. Que post bacana *-*
    Eu custeeeei a decidir o nome do meu blog. É muito difícil criar algo novo já que boa parte dos domínios estão ocupados. Acho que isso tem tudo a ver mesmo com que público pretendemos atingir quando escrevemos.
    A interação do título com o layout é outra coisa que você destacou e acho super válido. Eu ainda sonho com o dia em que vou fazer um layout com minhas próprias ilustraçoes *-*


    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    Gostei desse post achei super bacana essa ideia.
    Nossa quando resolvi que iria fazer um blog, comecei de uma forma e depois foi sendo modificando chegando hoje ao blog literário, confesso que hoje em dia ele é algo insubstituível.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  26. Tava esperando esse post! :))) Quando criei o blog, não tinha certeza para quem eu queria escrever. Não levava muito em consideração. Agora, já sei e fica bem mais fácil assim hahaha Gostei bastante das dicas!

    rascunhosecaprichos.blogspot.com.br
    beeijos

    ResponderExcluir
  27. Gostei bastante das dicas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá, boa noite ^-^
    Bem legais as dicas; curti :D
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Achei essa ideia MUITO criativa, vou participar, mesmo que eu ache que não ganhe porque não sou criativa, vou participar porque curti muito. Ótimas dicas pra quem está começando aliás, parabéns :D
    Beijos
    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Ahh eu tava esperando tanto por esse manual!! Quero muito participar, mas não entendi uma coisa! O post que a gente tem que criar, é pra postar de verdade no nosso blog ou só mandar por email??
    Beijos!!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Super legal o projeto. Acho importante tudo que você ressaltou... Sempre temos que pensar muito em tudo antes de criar um blog, que vão desde a aparência até o conteúdo, postagens, etc.
    Uma ajuda para os blogueiros iniciantes. Realmente muito bacana o post!

    Abraços!!!
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN