Resenha - O Circo da Noite - Erin Morgenstern

12 de julho de 2013

Olá pessoal! Hoje estou aqui para fazer a resenha de O Circo da Noite, um livro que fez muito sucesso na época de seu lançamento. Já li o livro faz uns 5 meses, mas a estória ainda está fresca em minha mente. Venham conferir a resenha:

Título: O Circo da Noite
Referencial de Páginas: 368
Autor (a): Erin Morgenstern
ISBN: 9788580571608
Editora: Intrínseca
Preço Médio: 19,90
Gênero: Fantasia

Avaliação:

Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Obra Completa: 4,5/5


PODE CONTER PEQUENOS SPOILERS!



 Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.


Cansativo e Sedutor!

Bem, creio que está resenha será um pouco complicada para mim, começo dizendo que O Circo da Noite foi um livro que tirou todo o meu fôlego e me fez repensar o meu jeito de criticar uma obra. Erin conseguiu criar um mundo completamente diferente, difundindo visões opostas a tudo e a todos. A autora também conseguiu desenvolver personagens cativantes e fantásticos e dar um tom filosófico ao livro. Em meio à narrativa rica e cheia de artefatos inteligentes uniu vários temas relacionados à sociedade em um mundo fantasioso. Diga-me se isto é ou não é incrível.

A Narrativa de Erin é cheia - de como eu já disse anteriormente - artefatos inteligentes e enigmáticos. Ao longo da estória ela vai deixando mistérios para os leitores, mas também vai soltando algumas dicas. Os capítulos do livro são curtos, o que me agradou bastante. Cada capítulo possui um nome diferente e os nomes são geniais.

O Circo da Noite é um livro que, definitivamente, tem começo/meio e fim. O livro é dividido em cinco partes, que são elas:

Parte 1: Os Primórdios
Parte 2: A Iluminação
Parte 3: Interseções
Parte 4: Incendiário
Parte 5: Divinação

Todas as partes aparecem no livro no momento certo e elas são divisores de água em relação á obra, pois a cada parte vemos um amadurecimento do livro em diferentes ângulos. Se você me perguntar: Gabriel você recomenda esse livro para qualquer tipo de leitor? Eu diria que não! Entendam, O Circo da Noite é um livro maduro que pode ser entendido e absorvido de diferentes formas. Creio que uma pessoa que está iniciando sua trajetória no mundo da literatura não irá gostar muito da obra.

Imagino eu o trabalho que a autora teve ao construir o livro. Quando fiquei sabendo que esse era o primeiro livro de Erin fique espantado, pois a narrativa dela aparenta ser de uma escritora que já tem um nível de obras elevado. Sinceramente, ela está de parabéns.

 A edição está muito bonita, com uma fonte pequena, mas agradável e uma capa incrivelmente linda. Intrínseca também está de parabéns.


O Circo da Noite possui uma magia incrível. Você se conecta com os personagens de uma maneira magnífica, que te hipnotiza até a última página. O livro pode ficar monótono em alguns momentos, mas isso é preciso para a construção do enredo tão caprichado. Apenas um defeito me fez tirar uma estrela do livro, que foi o fato de a autora "preparar" uma grande batalha o livro todo e quando chega na hora H nada de extraordinário acontece, mas em geral é livro super recomendado para aqueles que já possuem mais experiência de leitura .

36 comentários:

  1. Eu sou doida por esse livro, pela capa e pela história, pelo que li de resenhas. Quero comprá-lo logo :D
    gostei do quote :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii ^^
    Já li esse livro e gostei, mas é muuuito cansativo, tanto que eu demorei séculos para ler (alguns dias *-*)e não o leria novamente. Não sou muito fã de circos, mas adoraria que O circo da noite viesse para a minha cidade.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br
    http://hangoverat16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii..

    Gostei da sinopse, apesar de uma história diferente do que costumo ler.
    E é um livro que não esta muito caro né.

    BEIJOS
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler este livro, mas estou com um pouco de preguiça pois livros cansativos realmente me cansam rsrs e eu acabo demorando muito para terminar a leitura. Adorei sua resenha, e espero poder ler este livro em breve!

    Beijos
    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muita gente fala que ele é cansativo, e que não gostou. A maioria das pessoas foram abduzidas pela capa, mas jamais li numa resenha que ele era sedutor.
    Agora eu preciso ler, né, senhor Gabriel!? ahuahaua
    Como sempre, ótima resenha, gatinho!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É muittto bom este livro ,adorei e fiquei imaginando cada cena muito bom, quero comer as comidas de lá não parava de pensar kkk.

    abs,
    http://muchachoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, que blog lindo!
    Adorei o Harry aqui do lado :) hahaha
    Estou visitando pela primeira vez e já estou seguindo :D
    Te convido a seguir meu blog,
    Beijinhos e bom final de semana,
    Nati :)
    http://nataliascholze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabriel!
    Esse é um dos livros mais incríveis que já li!
    O mistério que permeia a história é muito bem construído e aquele circo, meu Deus! Eu queria que existisse um circo daqueles!!! hehe

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda tenho certo receio de ler esse livro. Vejo comentários sempre divididos sobre ele. Mas ainda pretendo ler.
    Adorei a resenha! Me deixou curiosa! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gabriel!
    Sua resenha está ótima, como sempre!
    Eu ainda não li O Circo da Noite, mas espero encontrar na obra tudo que você disse positivamente. Como já tenho uma certa bagagem com leituras, creio que não será uma leitura tão dificil assim hehe
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha Gabriel. Tem um tempinho que estava interessada em ler O Circo da Noite e a sua opinião a respeito da obra me deixou ainda mais aguçada pelo livro. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. AAAAMOOO esse livro já li e sou super apegada u.ú, ~nova seguidora, retribui?? beeijos~

    Blog: http://smile-andlove.blogspot.com.br/
    Facebook: http://www.facebook.com/luanagabrielyroza
    Twitter: https://twitter.com/LuanaftGabriely

    ResponderExcluir
  14. Estou com esse livro aqui em casa, para ler.
    Sempre adiando a leitura. Amei sua resenha,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  15. É Fantástico *-*
    Uma das melhores leituras do ano até agora...
    Eu me via dentro do circo, assistindo as apresentações da Celia, nas diversas tendas que desafiam as leis da física *-*.

    Atualmente vi muitas pessoas que não curtiram o livro... infelizmente =/
    A narrativa em si é um pouco cansativa, mas pra mim a leitura fluiu muito bem ^^

    Adorei sua resenha.

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabriel, assim que este livro saiu, confesso que não fiquei tão interessada nele, mas depois que fui lendo as resenhas me bateu certa curiosidade.
    Sua resenha me fez repensar, mas não tirou a vontade de lê-lo, só aumentou e me preparou para o que vou encontrar na obra.
    Ótimo texto querido. Bjokas

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Gabriel!
    Ótima resenha! Já vi muitas resenhas sobre esse livro, mas até agora ninguém havia comentado sobre como ele é complexo. Me interessei bastante por causa disso, e com certeza vou ler na primeira oportunidade!

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  18. Comprei esse livro logo quando lançaram, adorei a sinopse e a capa então nem comento. Só que desde então ele está guardadinho na estante e vou passando muitos outros na frente.

    Depois da sua resenha vou dar uma chance logo a ele e passá-lo na frente, agora rsrs.

    Beijosss,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, Gabriel! Sua resenha ficou ótima, você tem uma escrita excelente! Quanto ao livro, fiquei só meio interessado, achei a história dele um pouco meio repetitiva, sei lá... Mas parabéns, de verdade!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii
    Eu gostei da sua resenha. Nossa opiniões foram um pouco parecidas haha
    Obrigada por comentar!
    Beijos

    http://bookloversfeelings.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Anei sua resenha, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pretendo em breve :)
    Parabéns pelo blog ♥

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/ (segue lá) *-*

    ResponderExcluir
  22. Eu já tinha ouvido vários comentários sobre o livro, mas nunca senti vontade de ler, algo nele não me chama a atenção, e quando dizem que ele é cansativo, eu não sei, algo me diz para não ler. Mas adorei a sua resenha.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  23. Eu comprei esse livro no começo desse ano, comecei a ler mais tive que parar... na verdade, não consegui continuar a leitura, mas pretendo ler ele até o final de 2013 :)
    Ótima resenha!

    Beijos!
    Fernanda (http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabriel! Acho excelente quando acontece uma conexão com os personagens, isso é essencial para uma boa leitura. Faz tempo que quero ler este livro, sua premissa é encatadora.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  25. Tenho o livro mas ainda não li, quero fazer isso, mas a leitura pra mim não flui no começo, já tentei demais e sempre paro. :(

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  26. Olá, Rapaz.
    Que bela resenha. Desde a primeira vez que vi este livro fiquei curioso para saber da hiatoria e lê-lo, no entanto, eu sempre ouvi comentários negativos, o que me desmotivou, mas acho que é como você disse, o leitor precisa de um amadurecimento para lê-lo.

    Abraço.

    http://absortoemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Gabriel, eu tenho uma mania doida, se a capa me agrada meio que me apaixono pelo livro, e esse faz tempo que estou querendo ler. E pelo visto é bom hein rs. Mais um pra lista.

    Blog Prefacio

    ResponderExcluir
  28. Eu não curti muito, não! Rs. Achei a leitura chata, arrastada... Enfim! Só o circo em si me agradou, e por isso dei 3/5. Se não fosse o circo, acho que o livro mal mereceria uma estrelinha!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  29. Acho que até pelo o que você falou que vi algumas resenhas negativas desse livro, falando que o livro não era bom. Mas já li outras resenhas que disseram justamente o contrário. Está na minha lista de leitura.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro, já li várias resenhas positivas. Acho a capa dele muito linda e tenho vontade de saber qual a relação das imagens na capa com a trama.

    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  31. Oie,

    Eu nem conhecia esse livro, parece ser bom, livros que nos fazem entrar na história de modo surreal é sempre bom!

    Beijos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  32. Oi! ^^
    Eu realmente viajei nesse livro. Além das belas imagens podemos sentir os cheiros de tão perfeito que a Erin os descreve.
    Também achei monótono em algumas partes, mas adorei o livro e depois de ter lido o final, fiquei com vontade de lê-lo novamente. Um dia farei isso.

    Muito boa sua resenha! Fez uma análise muito boa do livro!
    Parabéns!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Gabriel!
    Eu não conhecia este livro, parece muito bom.
    Gostei da sua resenha!

    Beijos,
    Carol - http://www.hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. To louco pra ler essa obra, já separei o ebook é questão de tempo apenas!

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Ei, já fazia tinha ouvido falar desse livro, e comentários tanto bons quanto ruins. Ainda não li, apesar de achar a temática de circo interessante (depois de Água para elefantes...) e com muitas possibilidades. Ah, a resenha ficou ótima, e esclareceu muita coisa. Eu não sei se vou gostar do jeito desse livro mas com certeza vou tentar!

    as1001paginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Resenhei este livro do meu blog dêem uma olhadinha ;) http://paradoxorefletido.blogspot.com.br/2014/09/resenha-3-o-circo-da-noite-de-erin.html

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN