Leia clássicos é uma ordem !!!

14 de maio de 2013

Olá pessoal, desculpe a demora para postar o problema é que estamos trabalhando no novo layout do blog, por isso estamos ficando sem tempo, só que hoje já tem post como podem ver que será sobre um assunto que me deixa enfurecido que é a leitura de clássicos .





Um dia recebi um email de um leitor aqui do blog falando que eu tinha que ler clássicos e parar de só ler livros voltados ao gênero Jovem Adulto, o que eu achei disso ? olha primeiramente gostaria de dizer que eu reconheço que a leitura de clássicos é importante e agradeço quem me dá esse conselho de ler mais clássicos ( quem dá o conselho de forma educada ), só que eu vou ler clássicos apenas quando eu estiver com vontade e se tiver vontade, como as pessoas mesmo dizem temos que ler o que sentimos vontade .

Quando a escola coloca no plano de leituras alguns clássicos que eu não tenho a mínima vontade de ler, simplesmente compro leio é pronto, porque para mim existe uma grande diferença de ler e de apreciar a leitura, quando você lê apenas para absorver aquilo e quando você lê para se divertir, levar algo de aprendizado é etc,. que é o que nós leitores queremos não é verdade ?

Acho também que a leitura de clássicos fora da sala de aula é uma coisa totalmente opcional você lê se quiser e se não quiser não leia, não se sinta obrigado a ler uma coisa que não quer, afinal existe coisa pior do que ler algo que não está com vontade ou que não gosta ? reflitam....

Foi isso pessoal apenas um pequeno desabafo, só digo a vocês leiam o que quiserem é se não quiserem não leiam :D, mas você o que acha disto ? beijos !!!


40 comentários:

  1. Acredito que cada um deva ler o que gosta, é isso que anima em ler, você ir para o universo que deseja!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel!

    Estou de acordo contigo. Acho que cada um tem que ler aqui que está com vontade, não dá para se sentir obrigado. Eu nunca tive problemas com os clássicos e gosto de alguns, mas leio quando estou no clima. Acho rídiculo algumas pessoas que julgam a leitura alheia.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já tentei ler alguns e sinceramente desisti de lê-los (não sei o porquê). Mais um dia quero muito ler alguns, que eu tenho aqui em casa.

    Beijos, Blog Admirando os Livros.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que todo tipo de leitura é válido, eu adoro clássico, no entanto não consigo ler distopias que é um gênero que muita gente gosta, acho que vai de cada um, a leitura tem de ser prazerosa e não maçante!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabriel!
    Eu acho importante ler clássicos, mas nada forçado. E indicar é algo, forçar é outro.
    Há um para cada gosto de leitor, de Jorge Amado a Machado de Assis.
    Eu li Capitães da Areia e amei, se você não leu, de uma chance, é ótimo.
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabriel! Concordo com você e gostei do seu desabafo, pois não é nada legal ler algo por "obrigação". É totalmente diferente de quando lemos aquilo que realmente gostamos.
    Gosto de muitos clássicos, mas acredito que qualquer tipo de leitura é válida, desde que seja o que gostamos.

    Te indiquei em uma tag lá no blog (http://www.marianaesuaestante.com/2013/05/tagselinho-4-one-lovely-blog-award.html#more).

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Orgulho e Preconceito e O Morro dos Ventos Uivantes são dois dos meus clássicos favoritos. Eu adoro clássicos, mas é questão de gosto pessoal. Eu não leio clássicos o tempo todo porque eles realmente exigem um pouco mais e as vezes, eu preciso de uma leitura leve para relaxar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você, ler um clássico leva um tempo, por isso só o faço nas férias...
      Mas é uma viagem fantástica, meu preferido é Orgulho e Preconceito, amo de paixão Jane Austen

      Excluir
  8. Oi Gabriel !!

    Nossa, clássicos são vida :) Sou apaixonada por Jane Austen, não curti muito O Morro dos Ventos Uivantes, mas confesso que tenho uma vontade de relê-lo nessa nova fase da minha vida. Também adoro os clássicos brasileiros, Machado de Assis e Jorge Amado me encantam :)
    Adorei a postagem !!

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu jamais compro um livro para ler pensando: "Ah, é porque tá na moda" ou "Ah, é porque é um clássico".

    Eu compro livros para ler porque a sinopse me interessou, ou porque me falaram bem, ou porque vi uma resenha legal em um blog que respeito. Claro, eu tenho vontade de ler certos clássico, mas não por serem clássicos, mas porque são bem falados. Daqui a vinte, trinta, cem anos, os livros atuais podem virar clássicos, não? Isso vai fazer que daqui a 20/30/100 anos ele seja melhor do que hoje? Não. Então porque faria com os "clássicos atuais"?

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/ (tem post novo e uma enquete, vai lá ^^)

    ResponderExcluir
  10. É bom ler o que chama atenção, esses clássicos parecem são aqueles livros chatos que somos obrigados a ler na escola, isso nos faz ter medo de ler outro livro, achando que vai ser tão chato quanto os outro.

    http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabriel! Eu gosto bastante de clássicos, como também de vários outros gêneros... Mas a leitura, em minha opinião, deve ser um hobby, um prazer... e de que adianta ler o que não nos agrada?
    Concordo totalmente com você!

    Beijos,
    Carol
    http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabriel, eu gosto de ler clássicos mas não leio tanto quanto gostaria "orgulho e preconceito" é um dos meus livros preferidos. obs: o blog está lindooooo...

    beijos, me visita?
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gabriel!
    Primeiramente, parabéns pelo novo layout do blog... Ficou muito legal mesmo!
    E eu sou suspeita de falar sobre os clássicos, eu acho que sou a única pessoa que adorava ser "obrigada" a lê-los no colégio. Gosto muito mesmo. Brasileiros e estrangeiros.
    Mas cada um é diferente, e eu acho que devemos ler o que realmente gostamos de ler, porque senão tem o efeito contrário. Eu leio de tudo, quando tenho vontade de ler.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Algumas pessoas não gostam de clássicos, mas eu adorooo! Tenho Orgulho e preconceito e estou louca para ler, só ter um tempinho de sobra!
    Beijos!
    P.s.: Tem várias promoções boas rolando no meu blog. Dá uma olhadinha, se interessar...Participa!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  16. Oi,Gabriel!
    Que coisa hein! A coisa agora funciona assim? Leia um clássico e pronto!
    Não é assim que a coisa funciona gente. É preciso cautela. E cá pra nós as coisas não fluem naturalmente quando encaradas como uma obrigação. Dos livros citados acima já li O morro dos ventos uivantes, Os Lusíadas e Auto da Barca do Inferno. Gosto de ler clássicos assim como livros juvenis. E sempre procuro encontrar prazer nisso. É importante que possamos conhecer leituras do tipo, mas tudo a seu tempo sem que seja por mera obrigação. Prazer acima de tudo!

    Bjs! Zilda
    Tem resenha nova no blog.
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  17. Amo clássicos <3 Mas acho que se forçar muito as pessoas não vão pegar gosto pela coisa. Sou super fã de Charlotte Brontë e Jane Auten, além de nosso queridissímo Nelson Rodrigues.

    Tem Tag lá no blog para você =))
    http://slothreaders.blogspot.com.br/2013/05/tag-preguica-2.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas!
    Gosto mais de Literatura Inglesa
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabriel, primeiramente, o blog tá lindo! Adorei mesmo!
    Eu também acho que ler clássicos faz bem, mas tem que ser por vontade própria, para, como você mesmo disse "apreciar a leitura"!
    Um grande beijo

    duasamigas-variosmundos.blogspot.com

    PS.: vou tentar retribuir suas visitas lá do blog, adoro te ver lá!

    ResponderExcluir
  20. Olá Gabriel,
    Alguns clássicos possuem enredos perfeitos, mas eu acredito que a leitura dele deve ser opcional, assim como para qualquer gênero literário, pois você tem gostar do que vai ler, para que não seja uma leitura forçada.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Gabriel!
    Concordo com você sobre a leitura ser opcional; afinal, o livro arbítrio é algo essencial. Eu, particularmente, sou super fã de clássicos, tanto que os meus livro preferidos são clássicos. Porém, já tentei ler alguns que simplesmente não consegui terminar a leitura - tudo depende da história, do autor, do clima em que você está e etc.
    Tudo vale, o importante é apreciar o que está lendo!

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  22. Prometo ler mais clàssicos!
    beijos
    Aninha

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que temos ler por prazer, independente de ser clássico ou não. Eu tenho um pé atras com toda leitura obrigatória. Sempre que eu era obrigada a ler um livro na escola eu não gostava do livro. Graças a Deus que eu não passo mais por isso hehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Não gosto de clássicos.. sinceramente acho que é trauma daqueles livros da escola mais vou tentar ler algum :)

    Beijos,
    http://www.sonhandocomlivros.com/

    ResponderExcluir
  25. Desses já li "Orgulho e Preconceito" e gostei MUITO. s2
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Confeço que tenho um pouco de preguiça de ler esse itens obrigatórios da literatura hehehe
    Vou tentar!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Ler clássicos é indispensável, claro... Mas você ter que achar o SEU estilo de leitura, seja lá qual for! Impor clássicos a alguém não é legal nem na escola, imagina incluí-los no seu ritmo de leitura se você não gosta, só lê porque os outros querem que você leia? é bem chato.... :((

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Acho super importante ler clássicos, mas não sei... não tenho muita vontade de lê-los. Mas esse ano ainda quero ler Dom Casmurro.
    Ah, te indiquei para um meme: http://www.odomdaescrita.com.br/2013/05/desculpasmeme-eu-e-os-livros.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Eu não acho que necessariamente teremos que substituir os clássicos pelos livros New Adult, Young Adult, etc. Para lermos, precisamos se sentir a vontade com a leiturae nada forçado. Então, ler clássico pode até ser bom, mas nada forçado. (:
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Eu nunca consegui pegar um clássigo e lê-lo por completo. acho que depois que virou uma coisa imposta pela escola, meio que trava as pessoas. mas é opcional e eu sei que é bom para o conhecimento, quando eu estiver mais maduro quero desfrutar deles.

    abraços
    Rian Bicalho - euelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi,
    Eu também tenho a mesma dificuldade para lê clássicos rsrsrs E Concordo com vc temos que lê o que dá vontade :D
    Quem sabe um dia crio coragem de lê algum desses clássicos hahaha
    bjs!
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Gente , eu preciso pegar classicos pra ler.. faz muitoo muito tempo que nao leio nada do tipo..

    Não to com a vontade tao assim.. entao vou continuar por enquanto sem eles.. oakdosad

    Guilherme Kunz
    www.tematoa.com
    FanPage

    ResponderExcluir
  33. Eu amo O morro dos ventos uivantes, acho mesmo que todos deveriam ler. Este Grandes Esperanças está nos meus desejados, espero ler em breve.Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  34. Concordo com você!
    Tenho vontade de ler alguns clássicos, mas ainda não senti que tenha chegado a hora.
    Prefiro continuar me divertindo e aprendendo com as literaturas ditas não clássicas, que na verdade, algumas, acabarão por se tornarem clássicos no futuro!!

    Estou postando um conto no meu blog!
    Acompanhe: http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    Beijussss;

    ResponderExcluir
  35. Olha, eu concordo com você. Tem que ler clássicos sim, mas só se tiver vontade de ler. O problema não está nos livros e sim na obrigação. Tudo que somos obrigados a fazer se torna chato, como a leitura de um clássico. Mas se você ler de vontade própria, pode realmente amar esses alguns desses livros!

    Beijo!
    http://livroscontosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Eu já li Os Lusíadas, quer dizer, li umas partes e pulei outras, mas ô livro chato! Ou eu sou mt burra ou realmente ele é pra quem é intelectualmente privilegiado, viu! kkkkkkkk

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  37. Gabriel com certeza ler clássicos é importante mas como vc falou só se a pessoa tiver interesse pq caso contrario não conseguirá perceber o que o mesmo tem de melhor. Parabéns pela opinião e desejo ótimas leituras. Sucesso ao blog!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  38. Acho muito importante que se leiam os clássicos, mas se você não tiver interesse não vale a pena se obrigar a ler algo que não quer...
    Com o baixo número de leitores que o Brasil tem (ta crescendo Graças a Deus) uma pessoa que leia o que seja é importante.
    Os blogs literários hoje tem sido tão importantes no incentivo a leitura, mas o tipo de livro, isso depende de pessoa para pessoa, obviamente!
    Seu blog ta fantástico, dei uma sumida e quando voltei, BUM, seu blog ta lindãao kkkkkkkkkk
    Beijos
    http://www.mybookshelf.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oi Gabriel!
    Concordo totalmente com você, porque quando se lê algo obrigado, qualquer livro que seja, você não vai gostar e pronto. Porque não era o que você queria ler. Pode ser o melhor livro do mundo, mas se você não está interessado, não vai ser uma leitura boa.
    E pior é que isso acaba causando traumas nas pessoas, tipo, as pessoas que dizem não gostar de ler, provavelmente foi por isso, foram obrigadas a ler algo e acabaram decidindo não gostar de ler por isso.
    Sobre os clássicos, eu acho muito importante ler, porque é história, sei lá rs. Mas cada um tem seu tempo, cada um vai ter vontade de ler alguma hora (ou não). Não adianta obrigar, isso só vai trazer aquele ódio que muitos têm pelos clássicos.
    Adorei o post.

    beijos,
    @adri_brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN