Resenha - O Teorema Katherine - John Green

29 de abril de 2013

Título : O Teorema Katherine
Referencial de Páginas : 304
Autor : John Green
ISBN : 9788580573152
Editora : Intrínseca
Preço Médio : 22,90
Acabamento : Brochura










Sinopse : Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam . Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Complexo, Lindo, Criativo

Bem pessoal, posso dizer que teorema Katherine foi uma leitura totalmente gostosa, que conseguiu me prender durante uma bela tarde ( sim li em 1 dia ), uma leitura que fará com que você repense seu conceito do que é o amor e como ele pode ser construído e destruído, um livro que remete os fatos da vida sem qualquer máscara, que joga uma opinião seja ela apelativa ou construtiva para o leitor quando ele menos espera, enfim... um livro muito belo mas como todo livro apresenta alguns defeitos .


Posso considerar a leitura de o teorema Katherine um tanto quanto complexa, ao longo do livro Colin um garoto totalmente nerd, que não me agradou nem um pouco e se revelou um protagonista muito fraco e sem personalidade, transforma tudo em matemática, qualquer assunto seja ele amoroso, profissional, ou uma caçada a um javali, isso pode confundir o leitor e embaralhar totalmente sua cabeça, fazendo com que ele perca os sentidos e fique naquela de não saber onde está ou como a estória está se desenvolvendo . 


Outra coisa que não me agradou foi o exagero de notas de rodapé, tudo bem algumas oferecem informações muito interessantes, mas outras são totalmente desnecessárias que podem fazer com que o leitor perca a vontade de continuar com a estória, em uma dessas notas John disse que nada relacionado a matemática iria aparecer dali em diante, mas ele não cumpriu com seu trato, e quase todo capítulo encontrávamos mais cálculos e gráficos sem noções, tudo bem que podemos considerar isso uma leitura opcional, mais claro que isso prejudicará durante a leitura, o problema de o teorema Katherine foi justamente este, se revelar uma leitura massante durante algum tempo.

A narrativa do autor é encantadora, não possui limites vamos se dizer assim, John soube como ninguém conduzir essa estória como eu disse complexa, alguns momentos eu queria me teletransportar para dentro das páginas, viver com Lindsey e Hassan, caçar javalis e viver grandes aventuras, o enredo que o autor criou não deixa a desejar, é muito  simples e divertido, faz com que o livro fique mais descontraído e não tenso a todo momento, até porque a estória não possui nada de incrível .



Uma coisa que achei irritante durante toda a estória, foram as aventuras de Colin e suas 19 Katherines, ele leva essa relação a um ponto muito chato, a elaboração do teorema que tem como objetivo " adivinhar " quando um relacionamento dará certo ou não, me confundiu em muitos momentos, e até agora não sei se entendi direito o que o autor quis passar com isso .

A capa do livro e a diagramação está perfeita, encontrei pouquíssimos erros de gramática, e mesmo já achando a capa bonita antes da leitura, depois dela eu me encantei ainda mais pela capa e vi que tem tudo a ver com alguns elementos da estória .



Ok . Agora mesmo tendo várias coisas mais para falar sobre o livro não vou continuar ou essa resenha que já está enorme vai ficar maior ainda, só digo que o teorema Katherine apesar de possuir partes chatas, é uma bela estória que vai te proporcionar vários momentos engraçados, e fará você refletir sobre como lidamos com o amor nos dias atuais, mas atenção, não é uma leitura para qualquer um, recomendo para quem tem uma experiência maior de leitura, pois assim você entenderá mais as diversas entrelinhas. Beijos :)

Avaliação :

Capa : 5/5
Diagramação : 4,5/5
Personagens : 4/5
Livro em Geral : 4/5

"Porque, por melhor que seja a sensação do beijo, nada é melhor que a expectativa do beijo"




41 comentários:

  1. Eu quero tanto ler esse livro! Não só por causa da sinopse e da sua resenha, que me agradaram muito, mas também por ser um livro de John Green, né? Acho que vou gostar...
    Também acho a capa linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro semana passada, estou muito curiosa pra conferir, até porque é John Green, e eu sou fã!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Nossa quero muito ler esse livro, ele parece ser muito lindo.
    Adorei a resenha, está cada vez melhor.
    Abraços.

    http://www.pensamentoliterario5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo o livro agora e adorei sua resenha, sem spoilers. Também estou achando alguns dos rodapés desnecessários e tem pontos da estória que me sinto confusa... Mas o John Green é um ótimo escritor e o livro não deixa de ser legal por causa disso.

    Bjs
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ameeeeeei a resenha. E depois que li "A Culpa é das Estrelas" decidi que PRECISO ler os outros livrinhos do tio Green. USAHASUSAHUSAH'

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha, esse livro parece ser bem interessante.
    Também costumo me irritar com as notas de roda pé nos livros. Algumas vezes as editoras exageram, e até parece que acham o leitor brasileiro burro, incapaz de saber as informações mais básicas.

    Bjs.
    Nel
    http://www.maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriel! Sabe que você não é o primeiro que vejo falando que o personagem principal é fraco, todos parecem gostar mais do seu melhor amigo. A história parece bem interessante, mas tenho outros livros do autor e vou passar na frente. Ótima resenha!

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Finalmente encontrei alguém que concorde comigo na questão de notas de rodapé! Acho sim, que elas são necessárias, às vezes até penso "como assim, não vai ter uma nota de rodapé para isso?", mas quando se torna frequente é extremamente chato. Até porque, confunde nota do autor, com nota do tradutor, e você perde totalmente o foco. Inclusive, uma vez comentei sobre isso lá no blog no final do ano passado (novembro ou dezembro, acho).
    Enfim, quanto aos personagens principais e o enredo em si... A minha opinião é que o livro é bom, mas depois de todas as expectativas criadas com ACEDE, o tornou ainda mais fraco. Mesmo lendo antes, ele ainda não seria fantástico, mas depois então... Quero ler "Quem é você, Alasca?", para saber se toda a genialidade que John Green demonstrou em ACEDE foi apenas uma jogada de sorte, ou se O Teorema Katherine que realmente foi mais fraco.

    Beijos,
    Anna – Querida Prateleira

    ResponderExcluir
  9. Estou totalmente doida por esse livro, mais pelo autor mesmo, ele já tem uma reputação boa e já conquista de cara.

    ResponderExcluir
  10. A galera fala muito bem desse autor, mas ainda não li nenhuma obra dele.Achei interessante esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. To doida p ler esse *-* mais primeiro preciso ler a culpa é das estrelas ^^
    te indiquei numa tag
    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi...
    Ainda não li nada do John Green...
    Acho que ou choraria horrores com os livros ou os acharia horríveis...
    Fico feliz que você tenha gostado do livro, mas não sei, não faz muito o meu gênero não sabe?
    Acho que esse seria o livro que não iria gostar...
    Não acharia graça!
    Mas adorei sua resenha! =)

    Beijos,
    Carol e seus livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gabriel!
    To muito curiosa em relação a esse livro. To mundo diz que é bom.
    Adorei a resenha.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Eu quero há algum tempo ler um livro do John Green (pois é, ainda não li nenhum dele), e não tinha definido ainda por qual começar, mas gostei bastante da sua resenha e então vou começar por esse! :D

    Beijos,
    Carol
    http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa quero tanto ler esse livro,
    e a cada resenha essa vontade só aumenta..
    No momento está complicado pra mim, mas vou ver se consigo adquirir o mais rápido possível.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu curti bastante este livro, foi o primeiro que li deste autor a virei fã. Dei boas risadas com as trapalhadas destes jovens.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Curti sua resenha.
    Gostei de você ter apontado alguns pontos negativos, ainda não tinha visto nenhum comentário assim.
    Depois de A Culpa é das Estrelas tenho que confessar que estou bem curiosa quanto a esse livro, apesar da temática fugir um pouco a do livro já citado.
    Breve farei a leitura. Vamos ver no que dá.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  18. Gostei de você ter abordado os pontos negativos, ainda não tinha visto nada sobre isso... Acho que tbm irei me atrapalhar! Hahaha...

    Já estou seguindo o blog e obrigada por seguir o meu!
    Estão fazendo parcerias?!

    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adoro a escrita do John Green e estou ansiosa para ler este livro. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adoro os livros do John Green, porém fiquei um pouco decepcionado com OTK. Achei bem cansativo as notas de rodapé, ainda mais porque estava lendo o E-Book

    ResponderExcluir
  21. Eu sou louca para ler esse livro, mas por detestar qualquer assunto ligado à matemática fico sempre com um pé atrás. Independente disso quero dar uma chance ao livro. Depois de tantas resenhas positivas preciso me render ao mestre Green.
    Excelente resenha!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  22. Achei o livro super interessante, a começar pelo título. Eu sou exatóide por isso fiquei logo curiosa quando soube do lançamento. Acho legal essas fórmulas e tal desde que façam sentido para a história. Quero muito ler =)

    Bjs
    http://bookingpromos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Gabriel! Tudo bom?
    Estou doida para comprar esse livro desde a Semana John Green
    Também li ACEDE e fiquei apaixonada pelo jeito do John escrever
    Acho que as coisas técnicas, como os detalhes que te irritaram é que me encantam nela rsrs

    Tem promoção lá no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Gabriel, estou muito afim de ler esse livro.
    E pelo o que vc falou eu vou sim adorar a história.
    Sempre quis ler um livro do John Green.

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu até tenho interesse em ler esse livro, mas não tão já. Me decepcionei com o outro livro do autor, por isso vou esperar um pouco para ler esse. A resenha ficou grande mesmo hehehee. Linda a ultima frase da resenha.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre achei a concepção desse livro meio confusa, e apesar de ter ele aqui me esperando, ando protelando essa leitura.
    As vezes os autores tem essa coisa de falar um monte e não dizer coisa alguma, isso me estressa ao extremo! Ou talvez eu que realmente não entenda o que ele está dizendo. rsrsrs
    Como sempre, ótima resenha!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Veesh! Eu odeio matemática.
    Mesmo depois de ler o que você escreveu - que é uma leitura opcional - eu acho também que atrapalharia muito, pulando ou lendo essas partes de graficos, teoremas, sen e cos, aff!
    Enfim, ótima resenha, me deixou sabendo bem sobre do que se trata o livro. Isso, já estou informado! RsRs
    Abçs

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com
    Gabryel Fellipe

    ResponderExcluir
  28. Apesar de tudo, é um livro bom, né? Ainda bem, porque não li esse livro e estou morrendo de medo de não gostar, já que li ACEDE e amei demais, aí fico com medo de ler esse e o meu encanto pelo John Green acabar ): Mas vou criar coragem e ler!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olha, ainda não tinha ouvido falar deste livro do John Green. Eu li a culpa é das estrelas, achei bacaninha mas nada de mais. fiquei interessada neste livro, mas eu não gosto de matemática rsrsrsrssr. ainda não sei se vou me dar bem vendo equações e tals no livro :) obrigada pela resenha. bjo

    http://chadelivroecupcakedechocolateecereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu já tinha visto esse livro na livraria, no skoob, e apesar de achar a capa legal, nunca me interessei em ler!
    Parece ser legal e uma leitura leve não é? Afinal você conseguiu ler em um dia!
    Como sempre mandou bem na sua resenha!!! Parabéns!!!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu to querendo muito ler esse livro. Adorei a capa, a sinopse e os livros do Jhon Green são muitos bons né?
    Gostei da sua sinceridade n aresenha, muita gente não tem "coragem" (se posso dizer assim) de fazer isso. Parbéns :)

    Beijos

    http://espacinhodoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi, já tinha ouvido falar desse livro e só agora eu parei para ler a sinopse e respectivamente ler alguma resenha dele,ou seja, a sua resenha! haha
    Sua resenha está impecável mas não me interessei pela leitura do livro (principalmente por haver cálculos) o que de fato eu não aprecio nem um pouco. Se bem que o fato de você ter lido o livro em um dia já despertou um pouco da minha curiosidade. Quem sabe se um dia o livro vir parar em minhas mãos eu não o leio?

    "Porque, por melhor que seja a sensação do beijo, nada é melhor que a expectativa do beijo" (Amei essa frase!!!)

    Beijos,
    http://absortoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Ultimamente eu tô meia que viciada nos livros do John Green... São Demais *o*
    Esse eu ainda não li, sua resenha foi bem interessante... ^^

    Vem participar do sorteio que está acontecendo no blog?
    Sorteio
    Diamante Negro
    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Estou super curiosa por esse livro. Nunca li nada do Green, mas só ouço criticas positivas sobre ele. A sua resenha me animou bastante, mesmo concordando com os pontos que te irritaram também hehehe.

    Beijos,
    Jéssica
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Não tenho muita vontade de ler esse livro... Acho que eu também me irritaria com excesso de notas de rodapé e fórmulas matemáticas!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  36. Também adorei esse livro. Li rapidinho.
    O John Green é demais.
    Nunca li um livro com tantas notas e rodapés na minha vida e teve algumas partes ( a do gráfico e do apêndice) que eu não entendia nada! Hhah
    Beijoos

    duasamigas-variosmundso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Estou louca para ler esse livro! Mas li muita gente falando mal dele 0_o to com medo kkkkk

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Seguindo e retribuindo a visitinha no meu blog.

    A sua resenha está muito boa, mas é maldade colocar fotos das páginas. Deixa as pessoas que ainda não leram - eu - curiosas. :p

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. E tenho que dizer que o exagero em notas de rodapés também me incomodam.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Eu estou louca pra ler esse livro! O John Green é lindo demais!
    http://oacucareiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  41. Muito legal... Quero ler a um tempo já... Parece bem legal.
    Mas é sempre assim, vou comprando livros e quando vou ver fico louco diante de tantas opções.

    Bem legal o blog... acompanharei!

    Theo/Mania de Leitor

    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN