Resenha - Água Para Elefantes - Sara Gruen

8 de outubro de 2012

Oii pra todo mundo. Beleza? A resenha de hoje é especial, pois irei contar para vocês o que achei de um dos livros mais bonitos que já li. Água Para Elefantes!

Título: Água Para Elefantes
Referencial de Páginas: 272
Autor: Sara Gruen
ISBN: 9788599296158
Editora: Sextante

Preço Médio: 10,90 a 29,90

Avaliação:

Capa: 4/5
Diagramação: 4/5
Obra Completa: 4/5





Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

 RESUMO


Jacob é um estudante de veterinária que sempre gostou daquilo que faz, porém um acidente trágico acaba destruindo a vida e os sonhos do jovem rapaz. Devido a tramites governamentais, ele acaba ficando sem nenhum dinheiro e acaba tendo que sair de casa e da faculdade. Sozinho e sem ter para onde ir, o jovem não sabe mais o que fará da vida. Até que sua sorte muda!

Após ver um trem em movimento Jacob pula para dentro e acaba parando no famoso: esquadrão voador do circo irmãos Benzine e lá permanece, devido ao seu útil e, quem sabe, vasto conhecimento de veterinária. Sim... O circo cria animais, inclusive a LINDA elefanta Rose – adoro aquela elefanta – que tomara de vez o coração do rapaz.

Mas nem tudo são flores, ao se apaixonar por Marlena, uma jovem e encantadora garota que trabalha no circo, cujo marido é o temido e bipolar Al, o jovem acaba metendo-se em problemas e descobrirá até onde pode chegar a fúria humana.
OPINIÃO

Bom, o que tenho a dizer sobre este livro é, primeiramente, que o filme é bastante diferente do livro e como a maioria das adaptações para o cinema eles meio que "comeram" as melhores partes do livro. Mas, ok, tá valendo. EU ADOREI!

Sara fez algo comigo que nenhum autor até hoje conseguiu fazer. Gostei de TODOS os personagens – sem exceção -. Apaixonei-me perdidamente por cada um, e me apeguei a eles de um jeito incrível. Desde o anti-herói, até a mocinha inocente e corajosa. Como você pode perceber, o livro toca em alguns estereótipos da figura circense, mas nada desenvolvido exageradamente.

Gostei muito da abordagem da autora a algo tão triste, que infelizmente ainda é realidade em alguns territórios, que é a agressão contra animais de pequeno e grande porte. Neste livro, tudo isso é retratado esplendidamente bem. Ainda mais se tratando do circo Irmãos Benzini, o maior espetáculo da terra. Na obra, muitos personagens mal tratam a elefanta Rosie, pela qual fiquei perdidamente apaixonado. Sara engloba também assuntos variados, como: alcoolismo,  problemas mentais, violência e até o preconceito contra idosos.

A narrativa é contagiante, fácil, leve e gostosa de ler. Demorei apenas 3 dias para ler o livro, que na minha opinião, é um dos melhores de 2012. Sara sabe ser detalhista no ponto certo e também sabe a hora certa de colocar os acontecimentos em seus devidos lugares, fazendo assim com que o livro não fique confuso ou monótono. O livro se divide entre passado x presente, e é narrada em 3° pessoa. Hora Jacob - que e o narrador personagem - está narrando no asilo em que habita e despreza quase sempre e hora está narrando do circo Irmãos Benzini. Porém, como eu disse, a narrativa não fica confusa em momento algum.

O defeito deste livro é quase imperceptível, que é o modo como Sara contruiu alguns personagens secundários. Achei que ela poderia ter explorado muito mais alguns personagens, ás vezes pensei que Sara estava com certa "preguiça" de acrescentar mais conteúdo ao livro, mas achei o final muito bem elaborado.

Recomendo Água para Elefantes para aqueles que adoram um bom drama e personagens verossímeis e, principalmente, para aqueles que sempre querem saber mais sobre o mundo mágico e fascinante do circo.

14 comentários:

  1. Parabéns Gabriel! Estou cada vez mais orgulhosa de você. Você tem um dom maravilhoso, aproveite isso. A leitura e o cinema andam juntos. Sem história não tem cinema e o cinema é a capacidade que temos de enxergar o que se passa na cabeça do cineasta que é o contador de histórias.
    Parabéns e continue assim.
    Beijos, Andrea.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Gabriel! Já li Água para Elefantes e curti bastante. Achei o livro emocionante, e me apeguei bastante com a Rosie também. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Vanessa a Rosie e encantadora sem dúvidas abraços !

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel!

    Parabéns pela resenha!
    Quando li este livro, ri muito em algumas partes e fiquei bastante tocada com o mesmo!

    Beijos :*
    Natalia | http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

    Já estou seguindo o seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse livro !!
    Sao poucos filmes que respeitam o maximo o livro , adoro :)

    Seguindo seu blog beijos

    Amantes de livros

    Promocoes http://amantesdelivros-2012.blogspot.com.br/p/co.html

    Conheca meu blog pessoal em breve meu romance Amor és real http://danielenhasser.blogspot.com.br/

    Otimas leituras

    ResponderExcluir
  6. Lembro que comprei este livro por 7,50 no submarino um dia... ta lá parado na minha prateleira... tenho que tirar a poeira dele e ler.. vlew pela resenha... abraços

    Coments Respondido em http://tematoa.blogspot.com.br/2012/10/na-minha-estante-1-harlan-coben.html
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acredita que tenho esse livro e ainda não li? Eu já vi o filme e gostei, mas é muito triste. Depois da sua resenha me deu vontade de ler ele logo!

    Cah.
    some-fantastic-books.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Gabriel, esta linda de mais, já ouvi falar desse livro e muito bem, quero muito ler esse livro e com ctz será uma das minhas metas de leitura nas férias

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha. Parabéns! E esse realmente parece ser um bom livro.
    http://refugiodarealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!! Eu li esse livro e também gostei muito! A estória é muito boa, e concordo, a narração partindo entra o Jacob idoso e o Jacob jovem, foi uma sacada muito boa!
    Parabéns pelo blog e resenha!
    Beijos!
    overdose-de-ideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho curiosidade em ler esse livro, mas ao mesmo tempo tenho medo de não curtir a leitura. Mas depois de ler sua resenha vou dar uma chance para ele. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá Gabriel, ótima resenha!
    Eu adorei esse livro, é uma história extremamente comovente. E é impossível não se apaixonar pela Rosie.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir
  14. Acabei de comprar o livro ja estava com vontade de ler depois que li sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler não vejo a hora de acabar o livre que estou lendo para começar esse
    Maniadelivros1234.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Heey!

Agradecemos pela visita. O que achou do post? Compartilha sua opinião conosco. Obrigado :)
















EU VIVO LENDO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIDO POR SOFISTICADO DESIGN